12 Dicas para reduzir o consumo de combustível

Abastecer combustível

Title

12 Dicas para reduzir o consumo de combustível

Com a subida do preço do petróleo aumenta o preço do combustível – gasóleo ou gasolina. Com o intuito de poupar algum dinheiro, é natural que queira diminuir o consumo de combustível do seu automóvel. Conheça as 12 dicas principais para reduzir o consumo de combustível, salvaguardando o estado das peças automóveis do seu veículo.

  1. Desligue o carro nos semáforos. Sempre que se encontra parado nos semáforos, o condutor pode desligar o seu veículo para não estar a “queimar” combustível desnecessariamente. Ao estar ligado, o carro continua a consumir combustível, ao passo que se o desligar durante um período de 10 segundos, que é o tempo estimado para a luz verde do semáforo abrir, está a consumir menos combustível.
  2. Faça revisões regulares.
    Antes de fazer uma grande viagem, deve fazer uma revisão geral ao seu automóvel e verificar em que estado é que as peças se encontram. O condutor deve assim verificar a pressão dos pneus, o estado dos óleos, se o filtro do combustível está a funcionar corretamente, se a direção está alinhada, entre outros. Ao realizar estes passos, está a garantir o bom funcionamento de todas as peças do seu carro e, com isso, eventualmente diminuir o consumo de combustível do seu carro.
  3. Conduza a direito.
    Uma das melhores formas de poupar combustível era se as estradas fossem todas em linha reta. O ato de curvar exige um maior esforço por parte do veículo e isso faz com que existam maiores consumos de energia (combustível) para a realização de tarefas (curvar à direita ou à esquerda). Sempre que possível, faça um itinerário com estradas a direito.
  4. Verifique a pressão dos pneus do carro.
    O condutor deve verificar sempre se os pneus do carro estão a circular com as pressões apropriadas, caso contrário, poderão decorrer problemas graves provocados pela pressão insuficiente ou excessiva dos pneus, como o desgaste de todas as peças automóveis e o aumento dos consumos de combustível.
  5. Evite puxar em demasia pelo motor do carro.
    Um condutor deve evitar ter o “pé pesado” na condução, pois, para além de representar um tipo de condução perigosa, pode conduzir ao sobreaquecimento do motor e a um maior aumento do consumo de combustível.
  6. Faça uma boa gestão da caixa de velocidades do automóvel.
    Um bom condutor é aquele que sabe utilizar e manusear corretamente a sua caixa de velocidades e emprega a mudança correta, de acordo com a velocidade a que o automóvel transita. Não passe radicalmente de uma quarta velocidade para uma segunda, isso só vai fazer com que o consumo de combustível dispare consideravelmente. Uma gestão correta da caixa de velocidades revela uma preocupação suplementar com todas as peças automóveis e faz com que o carro não consuma gasóleo/gasolina em excesso.
  7. Não entre em competições despropositadas.
    Na estrada existem muitos condutores que pensam que estão numa pista de corridas e julgam-se reis do asfalto. Não entre em competições na estrada, nem faça do seu automóvel um carro de corridas para provar que é melhor piloto que aquele que o desafia – ao ignorá-lo já está a ser superior. Ao fazê-lo, os consumos de combustível aumentam exponencialmente, assim como o desgaste das peças automóveis e a sua segurança também estará em causa.
  8. Não conduza a altas rotações.
    A condução defensiva é o tipo de condução ideal para todos os condutores, pois revela a forma ponderada que conduz o automóvel e ao fazê-lo a baixas rotações está a olhar pelo seu bem-estar económico e pela sua segurança.
  9. Mantenha as janelas fechadas.
    Conduzir com as janelas do carro abertas obriga a um maior consumo de combustível, pois o automóvel perde a sua eficiência. É preferível conduzir com as janelas fechadas e com o ar condicionado ligado.
  10. Compre pneus de proteção específicos.
    Quando tiver de escolher uns pneus novos para o seu carro, uma das formas de reduzir o consumo de combustível do seu automóvel é optar por aqueles que apresentam um rótulo onde constam informações importantes, como a eficiência energética, a aderência ao pavimento molhado e emissões sonoras do respetivo pneu.
  11. Utilize o piloto automático.
    Se o seu automóvel tiver a opção do piloto automático, saiba que ao utilizar esta funcionalidade está a reduzir o consumo de combustível, pois está a estabilizar a velocidade do seu veículo.
  12. Evite o congestionamento do trânsito e estabeleça um itinerário alternativo.
    Quando o trânsito está engarrafado é sinal de que os automóveis estão a parar e a arrancar com muita frequência e isso faz com que se aumente consideravelmente o consumo de combustível. Se verificar que o trânsito é caótico a uma determinada hora, não vá para a estrada nesse momento; ou então estabeleça um plano secundário e faça um roteiro alternativo de forma a percorrer os caminhos menos congestionados.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...