4 Maneiras ecológicas para retirar a ferrugem do seu carro

Carros na sutaca com ferrugem

Title

4 Maneiras ecológicas para retirar a ferrugem do seu carro

Um automóvel precisa de ser revisto periodicamente de forma a evitar sinais de desgaste como, por exemplo, o aparecimento da ferrugem. Saiba que a ferrugem é um mal que pode ser corrigido e não é preciso gastar muito dinheiro com isso. Conheça quais as maneiras naturais e ecológicas para retirar a ferrugem de um carro, estará assim a zelar pelos seus interesses, do ambiente e o seu automóvel ficar-lhe-á eternamente grato.

Existem muitos produtos químicos no mercado que, apesar de serem caros, ajudam o condutor a proteger e a retirar a ferrugem do seu veículo. Contudo, há também aqueles que são mais baratos, que podem ser feitos em casa e oferecem exatamente os mesmos resultados. Saiba quais são esses produtos naturais e amigos do ambiente e verá que a ferrugem deixará de ser uma preocupação na sua vida e na do seu automóvel. São eles:

1. O vinagre branco e destilado

Tudo depende do estado de degradação em que o veículo se encontra, mas o vinagre puro é um produto de limpeza ecológico, natural e potente para muitos problemas de ferrugem que possam estar a afetar a sua viatura. Se o automóvel está a começar a ter problemas com a ferrugem, o condutor ainda vai a tempo de intervir e recuperá-lo. Basta humedecer um pano com vinagre branco destilado e colocá-lo, por alguns minutos, no local onde se encontra a ferrugem. Com a ajuda de uma lixa e um pouco de mão-de-obra, a ferrugem sairá sem grandes esforços por parte do condutor. Pode repetir este procedimento as vezes que achar suficientes e, no final, verificará que o seu carro estará melhor que nunca.

2. O bicarbonato de sódio

O mesmo produto que é utilizado para manter o interior de um frigorífico a cheirar a fresco, também pode ser usado para retirar a ferrugem do carro – trata-se do bicarbonato de sódio. Este produto interage com as moléculas orgânicas da ferrugem e fazem com que esta se dissolva. Para que o bicarbonato de sódio tenha a máxima eficácia, é necessário misturá-lo com água de forma a obter um preparado grosso e consistente. Depois, é só aplicá-lo nos locais afetados pela ferrugem e aguardar alguns minutos para que o mesmo faça efeito. No final, basta passar um pano húmido para retirar o concentrado.

3. As bebidas gaseificadas

Muitos consideram este um mito, mas a verdade é que as bebidas gaseificadas ajudam a remover a oxidação de alguns metais, como o cromado e a ferrugem de um automóvel. Essa ação deve-se ao facto das bebidas gaseificadas serem muito ricas em ácidos cítricos e estes combatem e eliminam os avanços da ferrugem. O condutor tem apenas de humedecer um pano numa bebida com gás e depois deve limpar a ferrugem de forma vigorosa. Trata-se de uma alternativa excelente para a remoção da ferrugem em locais cromados. Neste aspeto, a Coca-Cola é a bebida gaseificada mais utilizada.

4. Os limões frescos

A razão pela qual as bebidas gaseificadas conseguem remover a ferrugem de um automóvel é a mesma que é apresentada pelos limões frescos: o ácido. O limão, assim como todas as frutas cítricas, contém ácido cítrico e esse é o ingrediente que permite combater os avanços da ferrugem, possibilitando a sua eliminação. O condutor pode cortar um limão fresco a meio e, em seguida, esfregá-lo de forma enérgica no local onde se encontra a oxidação, isso será suficiente para a cor começar a clarear e para a ferrugem desaparecer. Quantos mais limões frescos o condutor utilizar, maior será o ácido cítrico obtido e melhores serão os resultados apresentados.

Estes são alguns truques utilizados para retirar a ferrugem de um carro e são alternativas credíveis e ecológicas que fazem com que o condutor poupe muito dinheiro e volte a ter orgulho na aparência do seu automóvel. O próprio carro ficará mais jovem e apresentará um novo estilo na estrada.

artigos relacionados

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...

Amolgadelas

Se está na altura de mudar de carro ou então comprar o...

Amolgadelas

No momento em que decide adquirir um carro usado pode...

Amolgadelas

O Assistente de Faixa de Rodagem trata-se de um sistema...

Amolgadelas

A fatura do combustível começa a ser uma das maiores...