4 Maneiras ecológicas para retirar a ferrugem do seu carro

Carros na sutaca com ferrugem

Um automóvel precisa de ser revisto periodicamente de forma a evitar sinais de desgaste como, por exemplo, o aparecimento da ferrugem. Saiba que a ferrugem é um mal que pode ser corrigido e não é preciso gastar muito dinheiro com isso. Conheça quais as maneiras naturais e ecológicas para retirar a ferrugem de um carro, estará assim a zelar pelos seus interesses, do ambiente e o seu automóvel ficar-lhe-á eternamente grato.

Existem muitos produtos químicos no mercado que, apesar de serem caros, ajudam o condutor a proteger e a retirar a ferrugem do seu veículo. Contudo, há também aqueles que são mais baratos, que podem ser feitos em casa e oferecem exatamente os mesmos resultados. Saiba quais são esses produtos naturais e amigos do ambiente e verá que a ferrugem deixará de ser uma preocupação na sua vida e na do seu automóvel. São eles:

1. O vinagre branco e destilado

Tudo depende do estado de degradação em que o veículo se encontra, mas o vinagre puro é um produto de limpeza ecológico, natural e potente para muitos problemas de ferrugem que possam estar a afetar a sua viatura. Se o automóvel está a começar a ter problemas com a ferrugem, o condutor ainda vai a tempo de intervir e recuperá-lo. Basta humedecer um pano com vinagre branco destilado e colocá-lo, por alguns minutos, no local onde se encontra a ferrugem. Com a ajuda de uma lixa e um pouco de mão-de-obra, a ferrugem sairá sem grandes esforços por parte do condutor. Pode repetir este procedimento as vezes que achar suficientes e, no final, verificará que o seu carro estará melhor que nunca.

2. O bicarbonato de sódio

O mesmo produto que é utilizado para manter o interior de um frigorífico a cheirar a fresco, também pode ser usado para retirar a ferrugem do carro – trata-se do bicarbonato de sódio. Este produto interage com as moléculas orgânicas da ferrugem e fazem com que esta se dissolva. Para que o bicarbonato de sódio tenha a máxima eficácia, é necessário misturá-lo com água de forma a obter um preparado grosso e consistente. Depois, é só aplicá-lo nos locais afetados pela ferrugem e aguardar alguns minutos para que o mesmo faça efeito. No final, basta passar um pano húmido para retirar o concentrado.

3. As bebidas gaseificadas

Muitos consideram este um mito, mas a verdade é que as bebidas gaseificadas ajudam a remover a oxidação de alguns metais, como o cromado e a ferrugem de um automóvel. Essa ação deve-se ao facto das bebidas gaseificadas serem muito ricas em ácidos cítricos e estes combatem e eliminam os avanços da ferrugem. O condutor tem apenas de humedecer um pano numa bebida com gás e depois deve limpar a ferrugem de forma vigorosa. Trata-se de uma alternativa excelente para a remoção da ferrugem em locais cromados. Neste aspeto, a Coca-Cola é a bebida gaseificada mais utilizada.

4. Os limões frescos

A razão pela qual as bebidas gaseificadas conseguem remover a ferrugem de um automóvel é a mesma que é apresentada pelos limões frescos: o ácido. O limão, assim como todas as frutas cítricas, contém ácido cítrico e esse é o ingrediente que permite combater os avanços da ferrugem, possibilitando a sua eliminação. O condutor pode cortar um limão fresco a meio e, em seguida, esfregá-lo de forma enérgica no local onde se encontra a oxidação, isso será suficiente para a cor começar a clarear e para a ferrugem desaparecer. Quantos mais limões frescos o condutor utilizar, maior será o ácido cítrico obtido e melhores serão os resultados apresentados.

Estes são alguns truques utilizados para retirar a ferrugem de um carro e são alternativas credíveis e ecológicas que fazem com que o condutor poupe muito dinheiro e volte a ter orgulho na aparência do seu automóvel. O próprio carro ficará mais jovem e apresentará um novo estilo na estrada.

Média: 4.5 (22 votos)
Pesquisa
Iniciar sessão
Votação
De que marca é o seu carro de sonho?
Ferrari
8%
Lamborghini
10%
Bugatti
3%
Aston-Martin
4%
Porsche
12%
Lexus
1%
Rolls-Royce
1%
Jaguar
1%
Maserati
3%
Bentley
3%
Mercedes-Benz
11%
BMW
12%
Audi
8%
Outro
21%
Votos totais: 154
Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Amolgadelas!