Como evitar que o automóvel seja assaltado no trânsito – carjacking

Title

Como evitar que o automóvel seja assaltado no trânsito – carjacking

Na condução, o seu veículo pode estar impecável para circular na estrada; pode ter o seguro automóvel em dia, uma revisão completa a todas as peças automóveis e mesmo assim não está 100 % seguro. Além dos perigos que advêm da prática da condução, outros perigos emergem no asfalto, como os assaltos em plena via pública. Adote uma condução defensiva e tenha em especial atenção determinados aspetos que impedem que o seu automóvel seja assaltado no trânsito. São eles:

  1. Deve conduzir com as portas trancadas. Carjacking, já ouvir falar? É o ato de roubar um automóvel recorrendo ao uso da força e/ou ameaças. Conduzir com as portas destrancadas é a causa principal para a elevada percentagem de vítimas de carjacking. O condutor de um carro é alvo dos maiores esquemas para o tentar parar e depois assaltar, seja muito cauteloso!
  2. Os vidros do carro devem estar fechados. Para a sua segurança habitue-se a conduzir com os vidros fechados, caso contrário poderá ser surpreendido por alguém que lhe aponta uma faca ao pescoço ou uma pistola à cabeça com o intuito de o roubar. Conduza com os vidros fechados ou beneficie das vantagens do ar condicionado, caso contrário as consequências poderão ser terríveis. Os idosos ou as mulheres que se encontram desacompanhadas são as vítimas preferenciais dos assaltantes.
  3. Abrande a marcha nos semáforos. Quando nos semáforos o sinal está vermelho deve ter muita atenção a tudo o que se passa em seu redor. Em primeiro lugar deve evitar chegar rapidamente à grelha onde o sinal vermelho se encontra, porque assim fica muito tempo parado e pode ser intercetado por alguém. Uma boa técnica é andar em marcha lenta até ao semáforo, calcule o tempo e a velocidade para evitar parar no sinal vermelho. Nesta altura, principalmente à noite mas não necessariamente, não abra o vidro a ninguém, seja um vendedor ou um pedinte, porque os ladrões podem estar disfarçados.

Ainda nos semáforos, evite parar o mais à direita possível, pois nos passeios ou de entre os arbustos pode sair alguém com más intenções.

Por outro lado, sempre que está parado nos semáforos, duvide sempre quando o seu caro leva uma pancada por detrás, pode ser apenas uma maneira de o atrair para fora do carro. Pare num local iluminado e chame a polícia, pois se não o fizer os resultados serão catastróficos.

  1. Evite dar boleias. Pode parecer paranoico não querer ajudar o próximo, mas no fundo está a ajudar-se a si próprio. O risco de ser assaltado por algum desconhecido ou viajante é enorme. Os assaltantes engendram todo o tipo de planos maquiavélicos para lograr atingir os seus propósitos e atacam sem misericórdia. A boa ação de outros é vista como um momento de fraqueza, seja desconfiado!
  2. Nunca permaneça dentro do automóvel numa via pública. Ao fazê-lo está a atrair atenções sobre si e sobre o seu automóvel e pode ser alvo de qualquer investida de algum larápio.
  3. Se detetar que está a ser seguido quando vai na estrada, reaja naturalmente, assim terá uma vantagem. Não vá para casa, pois o objetivo dos ladrões é mesmo esse, isto é, conhecer a sua morada. Dirija-se para os centros urbanos com muito movimento ou então conduza para os shoppings, é a melhor forma de os despistar.

Estes são alguns factos que comprometem a segurança de todos os condutores e colocam em causa a integridade do seu automóvel. A maior segurança que um condutor pode ter é estar informado, só assim se previnem grandes males!

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...