Como recuperar a bateria descarregada de um carro

Baterias dos carros ligadas por cabos

A bateria de um carro é um dos acessórios mecânicos mais importantes para o arranque de um automóvel e para o funcionamento de todos os seus componentes elétricos. No entanto, por vezes, a viatura não arranca e isso não significa que a bateria tenha de ser substituída, pois, simplesmente, pode estar descarregada. Saiba como recuperar a bateria descarregada de um carro e mantenha sempre o seu veículo em alta rotação.

O que provoca a descarga da bateria do carro

O facto de um carro não arrancar, não quer dizer necessariamente que a sua bateria esteja acabada ou tenha algum defeito. Existem vários motivos que determinam a descarga da bateria de um carro, sendo os principais:

  • Uma fuga elevada de corrente;
  • A utilização de acessórios elétricos com o veículo desligado. Esta é uma das causas principais que provoca a descarga da bateria do carro e acontece porque o condutor ao desligar o automóvel esquece-se, por exemplo, de desligar os respetivos faróis de iluminação;
  • O alternador não consegue gerar energia suficiente;
  • O excesso de acessórios ligados ao automóvel.

Para que esta situação não se suceda, e para evitar o consumo da bateria do carro, é aconselhável que faça uma revisão geral ao automóvel antes de o deixar imobilizado durante um determinado período de tempo. Assim, estará a evitar surpresas desagradáveis quando pegar nele novamente. No entanto, se a bateria ficar descarregada, ela poderá ser recarregada facilmente se tiver em sua posse os instrumentos mais adequados.

Quais os materiais e as ferramentas necessárias

Para recarregar a bateria descarregada de um carro e para fazê-lo com sucesso, é necessário reunir os utensílios seguintes:

  • Um automóvel com uma bateria funcional
  • Escova de arame
  • Cabos de ligação
  • Água
  • Bicarbonato de sódio
  • Escova de dentes velha

Nota: existem alguns carros cuja bateria não deve tentar recuperar desta forma, pois pode danificar componentes elétricos: certifique-se previamente junto do concessionário da marca sobre este tipo de procedimento.

Como recuperar na prática a bateria descarregada de um carro

A recuperação de uma bateria descarregada de um automóvel é um processo de fácil execução. Porém, para o fazer corretamente, é fundamental seguir os passos seguintes:

Limpar os terminais da bateria

Em primeiro lugar, deve abrir o capô do automóvel e, com o auxílio de uma escova de aço, deve limpar os terminais da bateria. Tenha em consideração que a limpeza e a escovagem dos terminais deve ser realizada de uma forma muito suave, de modo a retirar toda a sujidade que lá possa estar. Este passo é de extrema importância e deve ser sempre realizado, pois, mais tarde, a carga fluirá de uma maneira mais eficiente no recarregamento da bateria descarregada. Mantenha o capô do automóvel aberto, para que depois sejam colocados os cabos de ligação.

Colocar o motor de outro carro em funcionamento

Para recuperar a bateria descarregada de um carro, é necessário recorrer ao auxílio de um outro automóvel que tenha a bateria em boas condições de utilização. Deve ligar o motor do outro veículo e colocá-lo bem próximo do local onde se encontra a viatura com a bateria descarregada. Quando os dois veículos estiverem lado a lado, pare o carro, mas não desligue o motor. Deve manter o motor a trabalhar e abrir o respetivo capô.

Ligar as duas baterias

Nesta altura, os dois carros devem estar próximos um do outro e devem ter os respetivos capôs abertos. Se assim for, deve pegar nos cabos de ligação e conectar as baterias dos dois veículos. Tenha muito cuidado no manuseamento dos cabos de ligação, uma vez que os grampos não se devem tocar, nem tocar nas baterias. Para ligar as duas baterias corretamente, deve cumprir com os 4 aspetos seguintes:

  1. Ligar o grampo de bateria vermelho ao terminal positivo da bateria que se encontra em funcionamento;
  2. Colocar o outro grampo de bateria vermelho no terminal positivo da bateria que se encontra descarregada;
  3. Conectar o grampo de bateria preto ao terminal negativo da bateria do carro que está a trabalhar;
  4. Pôr o outro grampo preto no terminal negativo da bateria inoperante.

Tenha em atenção que não deve misturar os cabos de ligação nos terminais das baterias, caso contrário os resultados poderão ser desastrosos, podendo, inclusive, ocorrer uma explosão.

Dar à chave o carro que tem a bateria descarregada

Depois de ter colocado os cabos de ligação, deve tentar ligar o carro que apresenta a bateria descarregada. Se o carro pegar, deve remover com segurança os cabos de ligação que estão ligados aos terminais das baterias e assegurar-se que eles não tocam em lado nenhum. Deixe o automóvel a trabalhar durante alguns minutos e, automaticamente, o carro vai recarregar a bateria descarregada. Ao manter as luzes ligadas, quando o carro está em funcionamento, o carregamento é feito de uma maneira muito mais rápida.

Lavar os grampos de ligação

Antes de arrumar os cabos de ligação, é necessário limpar corretamente os seus grampos. Prepare um recipiente com água e lá dentro coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Em seguida, mergulhe os cabos de ligação e escove-os com o auxílio de uma velha escova de dentes. Posteriormente, só terá de os deixar secar e guardá-los num local seco e seguro para que não ganhem ferrugem e para que estejam operacionais para uma eventualidade futura.

Média: 4 (32 votos)

Artigo Muito Bom!!


Meus para bens!! Artigo bastante explicativo!! Gostei muito das dicas. A bateria de carro é um dos itens indispensáveis do veículo. A bateria de carro é conhecida como bateria de chumbo-ácido. Na verdade, a bateria de carro é constituída por 6 células eletroquímicas iguais ligadas em série.

Dan Tabares

Pesquisa
Iniciar sessão
Votação
De que marca é o seu carro de sonho?
Ferrari
8%
Lamborghini
12%
Bugatti
2%
Aston-Martin
4%
Porsche
12%
Lexus
1%
Rolls-Royce
1%
Jaguar
3%
Maserati
5%
Bentley
2%
Mercedes-Benz
8%
BMW
12%
Audi
7%
Outro
23%
Votos totais: 238
Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Amolgadelas!