Como reparar um arranhão num dos vidros do seu carro

Risco no parabrisas do carro

Title

Como reparar um arranhão num dos vidros do seu carro

A maioria dos condutores já encontrou um arranhão num dos vidros do carro. Trata-se de uma situação muito frequente e muito perigosa dado que a probabilidade do vidro partir é enorme. Saiba como pode reparar um arranhão num dos vidros do carro e chegará à conclusão que é mais fácil do que aquilo que parece.

Pior que a quebra de um vidro de um carro é a quebra de um vidro durante a marcha do veículo, pois a estabilidade do carro e a segurança dos seus passageiros estará comprometida.

Quando um vidro se encontra arranhado ou apresenta uma fenda menor que uma moeda, isso significa que ele pode “rachar” a qualquer momento e aí o condutor terá mesmo de o substituir.

Existem determinados seguros automóveis que cobrem a quebra de vidros, contudo, sempre que realizar uma revisão ao estado do seu automóvel e detetar um arranhão num dos vidros do carro, o condutor pode repará-lo. Pode fazê-lo através da seguinte forma:

  1. Recolha todos os materiais necessários. Para reparar um arranhão no vidro do seu carro e começar a deitar mãos à obra é preciso estar munido dos materiais apropriados. São eles:
    • Pasta dentífrica
    • Bicarbonato de sódio
    • Limpa vidros
    • Glicerina
    • Panos de limpeza macios
    • Recipientes com água
  2. Limpe o arranhão. Utilize um limpa vidros para pulverizar o local afetado e com a ajuda de um pano macio, limpe a zona onde está o arranhão. Deve certificar-se que limpa toda a sujidade e impurezas que lá se encontram. Uma boa limpeza permitir-lhe-á obter os melhores resultados.
  3. Misture a pasta dentífrica com o bicarbonato de sódio num recipiente. O objetivo de misturar a pasta dentífrica com o bicarbonato de sódio é obter um preparado específico para espalhar no local onde se encontra o arranhão. É fundamental que o preparado seja misturado de forma consistente, até que não existam vestígios do bicarbonato de sódio. Depois, o condutor tem de aplicar o concentrado que preparou e deve fazê-lo através de movimentos circulares, de forma a cobrir toda a zona afetada. Deixe o preparado repousar e atuar durante cerca de 5 minutos.
  4. Esfregue o arranhão. Utilize um pano de cozinha macio e retire o preparado que anteriormente tinha colocado. Ao retirar a pasta dentífrica com o bicarbonato de sódio, faça-o com movimentos circulares e passe lustro até que o risco vá desaparecendo. Se não resultar à primeira e se o risco se mantiver, deve repetir todo o processo durante um período de 15 minutos aproximadamente.
  5. Limpe a área do arranhão. Utilize um limpa vidros e um pano de cozinha macio para limpar a área atingida pelo arranhão. Se o risco já não for visível, isso significa que o carro estará como novo, como se o tivesse acabado de comprar. Por outro lado, se o arranhão ainda for visível, o condutor ficará frustrado uma vez que os seus esforços parecem ter sido insuficientes, mas isso não quer dizer que o processo termina aqui, antes pelo contrário.
  6. Faça o tratamento de óxido de ferro. Este é o momento em que se inicia a segunda fase da remoção de um arranhão do vidro do automóvel. É necessário juntar uma colher de sopa de água com óxido de ferro e glicerina. Utilize porções iguais de cada produto e combine todos os produtos num recipiente. Misture bem até adquirir um concentrado que apresente uma cor uniforme.
  7. Aplique o tratamento de óxido de ferro no arranhão. Nesta fase, deve colocar o concentrado que preparou sobre o arranhão do vidro do carro. Não faça muita força nem exerça muita pressão sobre o vidro e deixe o preparado atuar durante um período de 5 minutos.
  8. Limpe o vidro. Este é o último passo neste processo e deve utilizar o líquido do limpa vidros e com a ajuda de um pano deve retirar o tratamento de óxido de ferro que colocou sobre o vidro. Se não ficar contente com os resultados, repita novamente o tratamento de óxido de ferro e verá que o vidro do seu carro ficará como novo. O processo deve ser repetido de 6 em 6 meses para que o arranhão não apareça novamente.

Reparar um arranhão no vidro de um automóvel é uma tarefa de fácil realização e está ao alcance de qualquer um. Ao fazê-lo está a olhar pela boa aparência do seu carro e pela saúde da sua carteira.

artigos relacionados

Amolgadelas-Koenigsegg-Agera-R

Como a beleza é relativa, pedimos a opinião a alguns...

Mercedes SLS AMG GT

A Mercedes revelou as primeiras imagens oficiais do...

As 10 estradas mais perigosas da Europa

A Europa é um dos destinos mais atrativos do mundo e a...

O seu pai é um fã de motores, especialmente de...

Os filmes do James Bond são recordados pela sua ação,...

Todos os líquidos que determinam o funcionamento de um...

 Terminal negativo da bateria de um carro

Sempre que forem realizados trabalhos de manutenção no...

Motor com anticongelante

O anticongelante de um carro é usado para reduzir o...

Sistema de travagem de um carro

Se estiver com problemas nos discos dos...