Como reparar um arranhão num dos vidros do seu carro

Risco no parabrisas do carro

Title

Como reparar um arranhão num dos vidros do seu carro

A maioria dos condutores já encontrou um arranhão num dos vidros do carro. Trata-se de uma situação muito frequente e muito perigosa dado que a probabilidade do vidro partir é enorme. Saiba como pode reparar um arranhão num dos vidros do carro e chegará à conclusão que é mais fácil do que aquilo que parece.

Pior que a quebra de um vidro de um carro é a quebra de um vidro durante a marcha do veículo, pois a estabilidade do carro e a segurança dos seus passageiros estará comprometida.

Quando um vidro se encontra arranhado ou apresenta uma fenda menor que uma moeda, isso significa que ele pode “rachar” a qualquer momento e aí o condutor terá mesmo de o substituir.

Existem determinados seguros automóveis que cobrem a quebra de vidros, contudo, sempre que realizar uma revisão ao estado do seu automóvel e detetar um arranhão num dos vidros do carro, o condutor pode repará-lo. Pode fazê-lo através da seguinte forma:

  1. Recolha todos os materiais necessários. Para reparar um arranhão no vidro do seu carro e começar a deitar mãos à obra é preciso estar munido dos materiais apropriados. São eles:
    • Pasta dentífrica
    • Bicarbonato de sódio
    • Limpa vidros
    • Glicerina
    • Panos de limpeza macios
    • Recipientes com água
  2. Limpe o arranhão. Utilize um limpa vidros para pulverizar o local afetado e com a ajuda de um pano macio, limpe a zona onde está o arranhão. Deve certificar-se que limpa toda a sujidade e impurezas que lá se encontram. Uma boa limpeza permitir-lhe-á obter os melhores resultados.
  3. Misture a pasta dentífrica com o bicarbonato de sódio num recipiente. O objetivo de misturar a pasta dentífrica com o bicarbonato de sódio é obter um preparado específico para espalhar no local onde se encontra o arranhão. É fundamental que o preparado seja misturado de forma consistente, até que não existam vestígios do bicarbonato de sódio. Depois, o condutor tem de aplicar o concentrado que preparou e deve fazê-lo através de movimentos circulares, de forma a cobrir toda a zona afetada. Deixe o preparado repousar e atuar durante cerca de 5 minutos.
  4. Esfregue o arranhão. Utilize um pano de cozinha macio e retire o preparado que anteriormente tinha colocado. Ao retirar a pasta dentífrica com o bicarbonato de sódio, faça-o com movimentos circulares e passe lustro até que o risco vá desaparecendo. Se não resultar à primeira e se o risco se mantiver, deve repetir todo o processo durante um período de 15 minutos aproximadamente.
  5. Limpe a área do arranhão. Utilize um limpa vidros e um pano de cozinha macio para limpar a área atingida pelo arranhão. Se o risco já não for visível, isso significa que o carro estará como novo, como se o tivesse acabado de comprar. Por outro lado, se o arranhão ainda for visível, o condutor ficará frustrado uma vez que os seus esforços parecem ter sido insuficientes, mas isso não quer dizer que o processo termina aqui, antes pelo contrário.
  6. Faça o tratamento de óxido de ferro. Este é o momento em que se inicia a segunda fase da remoção de um arranhão do vidro do automóvel. É necessário juntar uma colher de sopa de água com óxido de ferro e glicerina. Utilize porções iguais de cada produto e combine todos os produtos num recipiente. Misture bem até adquirir um concentrado que apresente uma cor uniforme.
  7. Aplique o tratamento de óxido de ferro no arranhão. Nesta fase, deve colocar o concentrado que preparou sobre o arranhão do vidro do carro. Não faça muita força nem exerça muita pressão sobre o vidro e deixe o preparado atuar durante um período de 5 minutos.
  8. Limpe o vidro. Este é o último passo neste processo e deve utilizar o líquido do limpa vidros e com a ajuda de um pano deve retirar o tratamento de óxido de ferro que colocou sobre o vidro. Se não ficar contente com os resultados, repita novamente o tratamento de óxido de ferro e verá que o vidro do seu carro ficará como novo. O processo deve ser repetido de 6 em 6 meses para que o arranhão não apareça novamente.

Reparar um arranhão no vidro de um automóvel é uma tarefa de fácil realização e está ao alcance de qualquer um. Ao fazê-lo está a olhar pela boa aparência do seu carro e pela saúde da sua carteira.

artigos relacionados

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...

Amolgadelas

Se está na altura de mudar de carro ou então comprar o...

Amolgadelas

No momento em que decide adquirir um carro usado pode...

Amolgadelas

O Assistente de Faixa de Rodagem trata-se de um sistema...

Amolgadelas

A fatura do combustível começa a ser uma das maiores...