Como saber se o ar condicionado do carro está a funcionar corretamente

Para fazer uma viagem de carro tranquila, é necessário que o seu carro esteja equipado com todo o tipo de acessórios que lhe garantem o máximo conforto e bem-estar na estrada. É o caso do ar condicionado! Trata-se de um acessório essencial na constituição de um automóvel moderno e permite ao condutor encarar as filas de trânsito gigantescas com a maior descontração possível. O ar condicionado é também um aliado contra as altas ou baixas temperaturas, na medida em que refrigera o ar, tornando-o muito mais agradável.

Conheça todas as vantagens do ar condicionado e garanta a refrigeração correta para o seu carro. Só assim beneficiará de uma viagem cómoda e relaxada. Descubra se o ar condicionado do seu carro está a funcionar na perfeição.

O ar condicionado do carro, o que é?

O ar condicionado é o processo de tratamento de ar destinado a controlar simultaneamente a temperatura, a humidade, a limpeza e a distribuição de ar de um determinado meio envolvente. Muitas pessoas confundem erradamente o conceito de ar condicionado com o de sistema de ventilação. Nos sistemas de ventilação não existe nenhum controlo sobre as variáveis da temperatura, humidade e limpeza, ao passo que no ar condicionado existe um processo mecânico de refrigeração e/ou aquecimento.

O ar condicionado é um dos extras mais valiosos e eficientes de um automóvel. Além de manter o seu ritmo cardíaco constante, permite retirar o máximo proveito do seu carro e das suas viagens!

Como funciona o ar condicionado num automóvel

O ar condicionado de um carro tem um funcionamento muito simples e prático. Dentro do painel do automóvel, nomeadamente na caixa-de-ar, existe um ventilador que aspira o ar externo e que depois o encaminha para o interior do veículo. Esse ar encontra-se sob uma determinada temperatura e, como tal, é necessário arrefecer/aquecer esse calor/frio de modo a climatizar o habitáculo do automóvel.

O ar que sai das aletas de ventilação do painel do seu carro passa sempre por este processo. É graças à comunhão de todos os seus elementos que a temperatura ambiente do automóvel fica agradável, o que lhe permite poupar muito dinheiro nas viagens de carro.

O sistema de ar condicionado do carro

Para conhecer o funcionamento do ar condicionado e saber se o mesmo está a refrigerar nas devidas proporções, é obrigatório conhecer a sua composição. Os elementos constituintes do ar condicionado são:

O Compressor

É o componente do ar condicionado que prensa o gás refrigerante, fazendo-o circular por todo o sistema, o que pode conduzir a um aumento do consumo de combustível. Provoca o desenvolvimento da temperatura do gás refrigerante (0º a 70º C);

O Condensador

O condensador converte o refrigerante gasoso em líquido (aproximadamente 55ºC). É muito eficiente e apresenta um peso muito baixo, proporcionando uma alta performance no sistema de ar condicionado. É frequente existir uma anomalia no condensador quando não é detetado nenhum ar frio e, dessa forma, é necessário substituir as palhetas. Só assim consegue poupar combustível e verificar se se trata de uma fuga;

O Filtro de secagem

O filtro de secagem tem a faculdade de reter as impurezas sólidas (as partículas ou poeiras), de absorver a humidade e manter a reserva de gás refrigerante no estado líquido. Deve ser substituído cada vez que o sistema de ar condicionado é aberto;

A Válvula de expansão

A válvula de expansão converte o líquido refrigerante em gás e gere a passagem do gás do lado das pressões altas para as pressões baixas, o que faz com que a temperatura fica sempre próxima do zero. É necessário substituir a válvula de expansão quando existem muitas partículas que impedem a eficácia da válvula de expansão;

O Evaporador

O evaporador é leve, tem um tanque circular e apresenta um alto desempenho, pois absorve o calor do ar, condensa a humidade e drena a água condensada. Quando não se verifica a passagem de ar frio, isso pode querer dizer que as palhetas do evaporador estão entupidas e é necessária a sua substituição.

Ao conhecer as componentes e as funcionalidades do ar condicionado tem um conhecimento real das capacidades do seu automóvel e, dessa forma, conseguirá poupar muito dinheiro na sua manutenção.

Manutenção do ar condicionado de um carro: ao que deve dar atenção

Os sistemas de climatização desempenham um papel decisivo na segurança de condução de um automóvel e no conforto dos seus passageiros. Para o bom funcionamento do ar condicionado de um carro, é necessária uma vistoria de dois em dois anos ou quando o seu automóvel percorre 40.000 km. É fundamental fazer uma revisão ao automóvel, de modo a verificar se a pressão do gás está exata e se o filtro do habitáculo está a ventilar corretamente o interior do seu veículo.

Para que o ar condicionado esteja nas perfeitas condições, deve ter em atenção alguns aspetos:

Os odores: Se surgir algum mau cheiro proveniente do ventilador isso deve-se à presença de partículas que entopem o condensador. Insetos, sacos de plástico e folhas de árvores poderão impedir o ar de passar pelo condensador. Este deve ser limpo com um solvente para que o ar condicionado tenha um bom desempenho;

A temperatura do veículo: Antes de ligar o ar condicionado é necessário arejar o interior do seu veículo para que possa sair o calor acumulado no mesmo. No tejadilho do habitáculo de um carro a temperatura pode atingir 70ºC. Ligar o ar condicionado quando o seu carro apresenta estas temperaturas poderá constituir um risco para a sua saúde.

Um pormenor interessante e importante é quando a temperatura exterior de um automóvel atinge menos de 3º C negativos, o compressor pode ficar danificado. Para que tal não suceda, desligue-o imediatamente;

O gás refrigerante: Deve ligar o ar condicionado de um carro regularmente, pois assim evita a falta de lubrificação no compressor. Se o seu automóvel estiver parado há muito tempo, corre o risco de perder o gás refrigerante e, depois, é necessário recarregá-lo;

As saídas de ventilação: Não tape nem obstrua as saídas de ventilação. Um erro comum é colocar os suportes dos telemóveis em frente às saídas de ventilação, assim o ar condicionado não tem potência para produzir o efeito desejado;

A limpeza do automóvel: Na limpeza do seu veículo não aponte o jato de água para a zona que se encontra por baixo do para-brisas, isso pode danificar o filtro do habitáculo e terá que o substituir. Deve também retirar todas as folhas das árvores acumuladas nas entradas de ar do seu veículo para que consiga ter uma respiração saudável;

O para-brisas interior embaciado: Quando entra no seu automóvel e constata que o interior do mesmo está embaciado, sem qualquer razão aparente, isso pode significar alguma fuga na refrigeração do ar condicionado do carro, deve recorrer imediatamente a um especialista.

Estes são alguns sintomas que lhe indicam que o ar condicionado pode não estar a funcionar da forma como é suposto. Como tal, deve levar o seu automóvel a um especialista para que seja corrigida a respetiva anomalia.

O ar condicionado é uma inovação a que ninguém fica indiferente, pois é uma vantagem para o automóvel e um benefício enorme para todos os condutores. Com a comodidade que o ar condicionado oferece, as viagens de carro são verdadeiros passeios de recreação.

 

Média: 4.3 (39 votos)

Ambas as pressões muito próximas o que será?


Ambas as pressões muito próximas uma da outra o que será?

O diferencial entre a pressão alta e a baixa de apenas 5 bar (tipo 6 /11) o que será? O secador ou a válvula de expansão ou ambas?
Compressor?

Depois de ser recarregado com mais 240gramas tinha apenas 560gramas (12 anos sem ser feita manutenção) (total carga fabricante aconselha são 800gramas +-50 ) manteve o funcionamento exactamente igual, fazendo apenas uma ligeira brisa fresca , mas nada de gelado!

Mecânico disse que à partida é o secador entupido! Será?

Obrigado fico a aguardo respostas.

pressa de trabalho com gas 134


gostaria de saber qual a pressao de trabalho com e sem acerelaçao do ar condicionado de carro pressa de alta e baixa

obrigado meu email e alexbarbosa17@hotmail.com

Alta 17Bar Baixa 2


Alta 17Bar
Baixa 2 bar

vestel@aeiou.pt

Pesquisa
Iniciar sessão
Votação
De que marca é o seu carro de sonho?
Ferrari
8%
Lamborghini
11%
Bugatti
3%
Aston-Martin
4%
Porsche
12%
Lexus
1%
Rolls-Royce
1%
Jaguar
1%
Maserati
3%
Bentley
3%
Mercedes-Benz
11%
BMW
13%
Audi
8%
Outro
21%
Votos totais: 160
Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Amolgadelas!