Como saber se o filtro do combustível do carro precisa de ser substituído

Title

Como saber se o filtro do combustível do carro precisa de ser substituído

A manutenção de um carro passa pelo acompanhamento da saúde de todas as suas peças. Saiba a importância que o filtro do combustível desempenha no funcionamento de um carro e na preservação do motor. Ao mudar o filtro do combustível está a ser amigo do ambiente e a retirar o máximo rendimento do seu carro. Aprenda tudo em seguida e tire muitos dividendos com isso.

O que é o filtro do combustível do carro

O filtro do combustível é uma das peças indispensáveis para o bom funcionamento de um carro e para a longevidade do motor.

Tem como função principal filtrar o combustível, eliminando o maior número de resíduos sólidos, excluindo também toda a água que neles possa estar contida. Estas partículas ou impurezas podem estar presentes no depósito de combustível, ou até no próprio combustível e a sua passagem provoca danos elevados na bomba de injecção de um automóvel. A malha do filtro da gasolina ou do gasóleo vai-se estreitando à medida que as impurezas se acumulam e isso conduz à diminuição da passagem do combustível e ao aumento da emissão do dióxido de carbono para a atmosfera. É imperial que o filtro do combustível esteja em boas condições para que o seu automóvel seja amigo do ambiente.

O filtro do combustível fica instalado junto ao depósito de gasolina/gasóleo ou próximo da entrada do motor (principalmente nos carros que têm injeção eletrónica) e deve ser revisto consoante a data indicada pelo fabricante ou em média aos 10,000 quilómetros.

Tipos de Filtros

Quando leva o seu carro ao mecânico e ouve várias vezes a mesma resposta “que o filtro é que estava a provocar esse problema” não fique a pensar mal do seu mecânico, imaginando que este lhe está a ir ao bolso. Isto acontece porque os automóveis possuem quatro filtros diferentes, são eles: o filtro do óleo, o filtro do ar, o filtro do habitáculo e o filtro do combustível.

Cada um deles tem uma função específica, isto é, a retenção de impurezas. Todos os resíduos são filtrados para não prejudicarem as peças do motor (filtro do óleo), o motor (filtro do ar), o sistema de injeção (filtro do combustível) e na ventilação do automóvel (filtro do habitáculo).

Relativamente à composição dos filtros do combustível é de realçar que estes variam de acordo com o combustível que está a utilizar, diesel ou gasolina; e podem ser de lã, em cartucho de papel ou blindados.

Uma revisão regular do seu carro e uma verificação constante das peças automóveis, particularmente do filtro do combustível, permitir-lhe-á evitar um consumo excessivo de gasóleo/gasolina e poupar muito dinheiro na manutenção do seu carro.

Indícios que o carro apresenta que levam à mudança do filtro do combustível

Para não ter prejuízos avultados, deve estar atento aos sinais que o seu carro apresenta e que indiciam que o filtro do combustível deve ser substituído. Existem vários fatores que influenciam a mudança do filtro do combustível de um carro, tais como:

Dificuldades no arranque do carro: Quando ao ligar o carro denota dificuldades ao arrancar, sentindo falhas no motor, isso quer dizer que a gasolina/gasóleo não está a passar corretamente. É necessário verificar se o filtro do combustível está sujo e entupido, em caso afirmativo é necessário trocá-lo;

Marcha lenta ou irregular: Quando o veículo circula em marcha lenta ou com falhas na aceleração, isso indica que o combustível não está a alimentar corretamente o motor. Nestes casos é obrigatório ver em que estado se encontra o filtro do combustível para que mais tarde ou mais cedo não saia uma nuvem de fumo preto do escape do seu carro;

A ferrugem: Quando no depósito de um carro é detetada ferrugem, isso não augura nada de bom, na medida em que a ferrugem pode causar danos irreparáveis ao nível do sistema de injeção do carro, nomeadamente no carburador e nos bicos injetores. Antes que isso suceda, é necessário substituir o filtro do combustível.

É aconselhável encher sempre o depósito do seu carro. Quando opta por encher a conta-gotas, parte do depósito não chega a ser utilizado e, como tal, é suscetível de enferrujar mais facilmente;

O combustível: Nunca misture gasóleo com gasolina ou utilize gasolina suja, isso causará estragos gigantescos no sistema de injeção e no motor do seu carro. Se o seu carro se movimentar a gasolina, utilize gasolina de preferência sem chumbo ou com um índice de octanas baixo para minimizar as incrustações na câmara de combustão. Não se esqueça que a qualidade do combustível deixa muito a desejar e, como tal, deve antecipar a substituição do filtro da gasolina;

Se já detetou estes sintomas no seu carro, não espere mais! Leve já o seu carro a uma oficina automóvel para mudar o filtro do combustível, ou mude-o você mesmo, pois assim conseguirá poupar muito mais. Veja como já em seguida.

Como mudar o filtro do combustível

A troca do filtro do combustível, apesar de ser um procedimento aparentemente fácil, requer conhecimentos técnicos, principalmente em relação à aplicação concreta do filtro do combustível. Pode fazê-lo em cinco passos:

  1. Verifique a tampa do tubo de enchimento do motor e desenrosque-o firmemente;
  2. Retire a tampa do tubo de enchimento de combustível e drene-o para um recipiente, inclinando o motor no sentido do rebordo de enchimento;
  3. Em seguida, retire cuidadosamente o filtro do combustível da tubagem de enchimento de combustível, com a ajuda de uma vareta de mecânico;
  4. Verifique o nível de sujidade do filtro do combustível. Se este se apresentar sujo lave-o cuidadosamente com um solvente não inflamável ou de elevado ponto de inflamação. Se o filtro estiver excessivamente sujo, substitua-o;
  5. Por último, volte a colocar o filtro do combustível no depósito e enrosque firmemente a tampa do filtro do combustível.

O filtro do combustível permite a absorção pura da gasolina/gasóleo, isto é, sem qualquer tipo de impureza, o que protege o sistema de injeção e aumenta a longevidade do motor do seu carro. A vistoria das peças do seu carro, como no caso do filtro do combustível, permite-lhe poupar imenso tempo e dinheiro, ao mesmo tempo que está a ser amigo do meio ambiente.

artigos relacionados

Amolgadelas-Koenigsegg-Agera-R

Como a beleza é relativa, pedimos a opinião a alguns...

Mercedes SLS AMG GT

A Mercedes revelou as primeiras imagens oficiais do...

As 10 estradas mais perigosas da Europa

A Europa é um dos destinos mais atrativos do mundo e a...

O seu pai é um fã de motores, especialmente de...

Os filmes do James Bond são recordados pela sua ação,...

Todos os líquidos que determinam o funcionamento de um...

 Terminal negativo da bateria de um carro

Sempre que forem realizados trabalhos de manutenção no...

Motor com anticongelante

O anticongelante de um carro é usado para reduzir o...

Sistema de travagem de um carro

Se estiver com problemas nos discos dos...