Como saber se o filtro do combustível do carro precisa de ser substituído

A manutenção de um carro passa pelo acompanhamento da saúde de todas as suas peças. Saiba a importância que o filtro do combustível desempenha no funcionamento de um carro e na preservação do motor. Ao mudar o filtro do combustível está a ser amigo do ambiente e a retirar o máximo rendimento do seu carro. Aprenda tudo em seguida e tire muitos dividendos com isso.

O que é o filtro do combustível do carro

O filtro do combustível é uma das peças indispensáveis para o bom funcionamento de um carro e para a longevidade do motor.

Tem como função principal filtrar o combustível, eliminando o maior número de resíduos sólidos, excluindo também toda a água que neles possa estar contida. Estas partículas ou impurezas podem estar presentes no depósito de combustível, ou até no próprio combustível e a sua passagem provoca danos elevados na bomba de injecção de um automóvel. A malha do filtro da gasolina ou do gasóleo vai-se estreitando à medida que as impurezas se acumulam e isso conduz à diminuição da passagem do combustível e ao aumento da emissão do dióxido de carbono para a atmosfera. É imperial que o filtro do combustível esteja em boas condições para que o seu automóvel seja amigo do ambiente.

O filtro do combustível fica instalado junto ao depósito de gasolina/gasóleo ou próximo da entrada do motor (principalmente nos carros que têm injeção eletrónica) e deve ser revisto consoante a data indicada pelo fabricante ou em média aos 10,000 quilómetros.

Tipos de Filtros

Quando leva o seu carro ao mecânico e ouve várias vezes a mesma resposta “que o filtro é que estava a provocar esse problema” não fique a pensar mal do seu mecânico, imaginando que este lhe está a ir ao bolso. Isto acontece porque os automóveis possuem quatro filtros diferentes, são eles: o filtro do óleo, o filtro do ar, o filtro do habitáculo e o filtro do combustível.

Cada um deles tem uma função específica, isto é, a retenção de impurezas. Todos os resíduos são filtrados para não prejudicarem as peças do motor (filtro do óleo), o motor (filtro do ar), o sistema de injeção (filtro do combustível) e na ventilação do automóvel (filtro do habitáculo).

Relativamente à composição dos filtros do combustível é de realçar que estes variam de acordo com o combustível que está a utilizar, diesel ou gasolina; e podem ser de lã, em cartucho de papel ou blindados.

Uma revisão regular do seu carro e uma verificação constante das peças automóveis, particularmente do filtro do combustível, permitir-lhe-á evitar um consumo excessivo de gasóleo/gasolina e poupar muito dinheiro na manutenção do seu carro.

Indícios que o carro apresenta que levam à mudança do filtro do combustível

Para não ter prejuízos avultados, deve estar atento aos sinais que o seu carro apresenta e que indiciam que o filtro do combustível deve ser substituído. Existem vários fatores que influenciam a mudança do filtro do combustível de um carro, tais como:

Dificuldades no arranque do carro: Quando ao ligar o carro denota dificuldades ao arrancar, sentindo falhas no motor, isso quer dizer que a gasolina/gasóleo não está a passar corretamente. É necessário verificar se o filtro do combustível está sujo e entupido, em caso afirmativo é necessário trocá-lo;

Marcha lenta ou irregular: Quando o veículo circula em marcha lenta ou com falhas na aceleração, isso indica que o combustível não está a alimentar corretamente o motor. Nestes casos é obrigatório ver em que estado se encontra o filtro do combustível para que mais tarde ou mais cedo não saia uma nuvem de fumo preto do escape do seu carro;

A ferrugem: Quando no depósito de um carro é detetada ferrugem, isso não augura nada de bom, na medida em que a ferrugem pode causar danos irreparáveis ao nível do sistema de injeção do carro, nomeadamente no carburador e nos bicos injetores. Antes que isso suceda, é necessário substituir o filtro do combustível.

É aconselhável encher sempre o depósito do seu carro. Quando opta por encher a conta-gotas, parte do depósito não chega a ser utilizado e, como tal, é suscetível de enferrujar mais facilmente;

O combustível: Nunca misture gasóleo com gasolina ou utilize gasolina suja, isso causará estragos gigantescos no sistema de injeção e no motor do seu carro. Se o seu carro se movimentar a gasolina, utilize gasolina de preferência sem chumbo ou com um índice de octanas baixo para minimizar as incrustações na câmara de combustão. Não se esqueça que a qualidade do combustível deixa muito a desejar e, como tal, deve antecipar a substituição do filtro da gasolina;

Se já detetou estes sintomas no seu carro, não espere mais! Leve já o seu carro a uma oficina automóvel para mudar o filtro do combustível, ou mude-o você mesmo, pois assim conseguirá poupar muito mais. Veja como já em seguida.

Como mudar o filtro do combustível

A troca do filtro do combustível, apesar de ser um procedimento aparentemente fácil, requer conhecimentos técnicos, principalmente em relação à aplicação concreta do filtro do combustível. Pode fazê-lo em cinco passos:

  1. Verifique a tampa do tubo de enchimento do motor e desenrosque-o firmemente;
  2. Retire a tampa do tubo de enchimento de combustível e drene-o para um recipiente, inclinando o motor no sentido do rebordo de enchimento;
  3. Em seguida, retire cuidadosamente o filtro do combustível da tubagem de enchimento de combustível, com a ajuda de uma vareta de mecânico;
  4. Verifique o nível de sujidade do filtro do combustível. Se este se apresentar sujo lave-o cuidadosamente com um solvente não inflamável ou de elevado ponto de inflamação. Se o filtro estiver excessivamente sujo, substitua-o;
  5. Por último, volte a colocar o filtro do combustível no depósito e enrosque firmemente a tampa do filtro do combustível.

O filtro do combustível permite a absorção pura da gasolina/gasóleo, isto é, sem qualquer tipo de impureza, o que protege o sistema de injeção e aumenta a longevidade do motor do seu carro. A vistoria das peças do seu carro, como no caso do filtro do combustível, permite-lhe poupar imenso tempo e dinheiro, ao mesmo tempo que está a ser amigo do meio ambiente.

Média: 4.5 (68 votos)

o filtro de combustivel de meu chevette 86


ele não fica cheio de combustivel o que devo fazer para retirar o ar. obrigado

filtro gasolina


bom dia meu carro é palio 2000 ja troquei a bomba que parou de fuciona mais antes ficava ejetando gasolina o carro em movimento ate o carro ligando troquei por outra foi na oficina olhar os picos tinha vazando troquei por outro é tambem filtro de gasolina mais o carro ficou ejetando ainda ficando sem força só quando esta ejetando sem colocar filtro na posição errada poder causa isso

como se troca o filtro de combustivel do fiat punto 2003, 60 act


ja foi dito que nao tem filtro

Problema resolvido


Meu Palio fire 2003 estava falhando muito na arrancada e na lenta, além de consumir muito. Me falaram que eram os bicos, mas só foi trocar o filtro que o carro mudou da água para o vinho. Observei a última troca e vi que foi a 12000 km atrás.

PARABÉNS


Meu carro falhava na lenta, e na arrancada...
O problema era exatamente o filtro de combustivel
Parabéns pelo post !

Muito bom, obrigado pelo esclarecimento


Só vim procurar algo relacionado ao assunto, pq meu carro apresenta esses sintomas, apesar que ja haviam me falado do filtro, porém nunca tive uma explicação detalhada, por sinal muito bem detalhada.

Abraços,
Luiz Beraldi
luizpauloberaldi@hotmail.com

Parabens o artigo respondeu


Parabens o artigo respondeu todas minhas duvidas, segunda feira mesmo irei procurar uma oficina.

Elogio


Parabens exelente, tirei todas minhas duvidas, isso é exatamente isso que esta acontecendo com meu carro,então é o filtro sujo mesmo, como so fiz essa pesquisa hoje sabado a noite ,na segunda feira mesmo irei procurar uma oficina para fazer a troca do filtro do meu carro.

Excelente artigo


Fiquei elucidado com o artigo. Muito bom. Parabéns.

Boa!


Boa!

artigo ótimo


muito bom o artigo!! tirei todas minhas duvidas e já sei tenho que trocar o filtro rsrsrs

troca de filtro de combustivel


ja gastei muito dinheiro so agora descubri gue o poblema do meu carro era o filtro de combustivel muito obrigado

Pesquisa
Iniciar sessão
Votação
Quando comprou o seu atual carro, ele era::
Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Amolgadelas!