Como vender um carro mais rápido

Se está interessado em vender o seu carro, conheça todos os mecanismos para que a venda se processe de uma forma rápida, lucrativa e eficaz. Fique a conhecer as técnicas utilizadas para a venda de carros, independentemente de serem carros usados, semi-novos ou novos. Comprar e vender um carro não é uma tarefa exclusiva dos concessionários ou dos stands automóveis. Você mesmo pode vender o seu carro: aprenda, em seguida, alguns pormenores que garantem o sucesso na venda de um carro.

Análise do mercado

Para vender rapidamente o seu carro é necessário ter um conhecimento aprofundado acerca das leis da procura e da oferta pelas quais os mercados actuais se regem. A venda de um carro não é uma tarefa de fácil realização, pois depende do poder de compra das pessoas, da idade e quilometragem do carro.

Analise o mercado e transforme-o a seu favor. Se pretender vender o seu carro usado, nada melhor que um período de recessão económica. Os tempos de crise significam novas oportunidades na venda de carros, pois o poder de compra das pessoas diminui e isso faz com que o mercado de carros usados aumente.

Se estiver a pensar em vender um carro descapotável, a melhor altura de o fazer será próxima dos meses de Verão, pois é nessa altura que as pessoas andam sem a capota do carro.

Seja uma pessoa perspicaz na venda do seu carro, pode conseguir excelentes negócios!

A venda do carro

Para ter uma noção da melhor altura para comprar ou vender um carro, pesquise na comunicação social ou na Internet os anúncios que publicitem a venda ou a compra de um carro similar ao seu. É uma maneira de ficar a conhecer todas as características que deve destacar, o público-alvo que pretende atingir e os preços que pode praticar na venda do seu carro.

A venda de um carro com sucesso depende muito das características que ele possui e na sua boa aparência. Deve evidenciar todos os extras e aspectos positivos que o seu carro apresenta para conquistar a atenção das pessoas e, dessa forma, criar nelas o desejo de posse. Este é o ponto de partida para que a venda de um carro possa ser realizada com êxito. A primeira impressão é a mais importante; se o seu carro não é atraente para si não o será para ninguém. Prepare o seu carro da melhor maneira para que a venda seja instantânea.

A preparação do carro para a venda

Para colocar o seu carro à venda, independentemente do motivo apresentado, deve considerar algumas dicas e sugestões que transformam o seu carro e a respectiva venda mais apelativa.

  1. Lave, encere e limpe cuidadosamente o exterior do carro;
  2. Limpe todas as janelas e superfícies espelhadas;
  3. Arranje todos os arranhões e as pequenas lascas que possam existir na pintura;
  4. Saiba escolher pneus ou verifique se a pressão dos seus está correcta;
  5. Utilize um spray específico para enaltecer o brilho das jantes e/ou tampões;
  6. Mude o óleo do seu carro;
  7. Prepare todos os registos que envolveram a manutenção do seu carro e tenha todos os resultados dos testes de emissão de gases (se forem bons claro), isso permite demonstrar aos possíveis compradores que o carro foi cuidadosamente tratado. Um historial limpo ajuda muito na venda do seu carro usado;
  8. Verifique os itens básicos, tais como: piscas, faróis, luzes internas, luzes de stop/nevoeiro, pára-brisas, escovas, barulhos incomodativos. Estas características representam uma mais-valia do seu carro;
  9. Não esconda problemas graves que o seu carro possa apresentar, mais cedo ou mais tarde serão descobertos e aí poderá ter problemas judiciais;
  10. Aspire todo o interior e mantenha-o limpo;
  11. Retire todos os objectos pessoais do carro;
  12. Limpe o cinzeiro e não fume no carro, pois, o cheiro a tabaco é muito incomodativo e demora muito tempo a sair.

Outras sugestões

Se se tratar do primeiro dono do carro e se tem todos os registos de manutenção e serviços, é razoável estabelecer o custo do seu carro um pouco acima do valor real de mercado que possui. Depois, consoante as respostas ou interesse demonstrado pelos possíveis compradores, pode ir baixando o preço para que o valor seja mais chamativo.

Quando um comprador vem experimentar o carro, dê-lhe tempo e espaço para fazer a inspecção do carro, não o interrompa nem o apresse. Por outro lado, pode mencionar que outras pessoas vêm experimentar o carro, isso vai criar a ilusão que o seu carro é muito requisitado. Ficará a ser como que uma oportunidade única a não desperdiçar, pois, a qualquer momento poder-se-á efectivar a venda do carro. Contudo, tenha em atenção as tentativas de fraude das quais possa vir a ser alvo.

Se vai colocar fotos no anúncio de venda para ilustrar a forma e o estado do seu carro, certifique-se que a fotografia é um exemplo perfeito daquilo que o carro é e que chama a atenção dos potenciais compradores. Este é um dos pontos mais importantes na venda do seu carro, seja ele semi-novo, usado ou antigo; se a foto não tiver qualidade as propostas serão nulas.

Comprar e vender carros usados ou semi-novos tem como base a impessoalidade. Quanto mais impessoal o seu carro aparentar ser, melhores resultados terá, pois ficará no ar a ideia que o carro que está a vender foi pouco utilizado e está como que a sair do concessionário.

Onde publicitar a venda do carro

Um contacto e a possibilidade de venda de um carro pode surgir do nada. Como tal, para divulgar a venda do seu carro utilize todas as ferramentas que estão ao seu alcance.

Anuncie nos jornais: Escolha um jornal que vá ao encontro do seu público-alvo. A venda de um carro desportivo tem mais resultados se o anúncio de venda for colocado num jornal desportivo;

Anuncie na Internet: A Internet é uma ferramenta eficaz, no que à venda de produtos diz respeito. Existe a possibilidade de comprar e vender no eBay, coloque o seu carro à venda no mundo virtual;

Quadros de avisos: Utilize todos os quadros de avisos para vender o seu carro, os que estão disponíveis nos supermercados, bibliotecas, escolas, quiosques, entre outros.

Anuncie na janela do seu carro: Utilize a janela do seu carro, como montra para a venda do mesmo. Uma folha legível com a indicação de venda e o número de contacto tem um efeito preponderante na venda do carro.

Assim que anunciar que está a vender o seu carro, as pessoas começarão a ligar para saber todos os detalhes, esteja disponível e atencioso, depois, o seu carro falará por si.

Em resumo, para que a venda de um carro seja feita de uma forma rápida e com sucesso, é necessário o conhecimento do carro que está na sua posse, assim como o mercado onde o vai vender. Existem técnicas apropriadas que o ajudam na arte da venda e lhe garantem a poupança de tempo e dinheiro. Potencialize o seu carro ao máximo e rentabilize os seus negócios com isso.

Média: 4.4 (25 votos)

Anúncio em classificados


Muito bom post. Realmente é uma opção interessante, anunciar em classificados de veículos, tanto na internet como em jornais. Uma opção que eu conheci e gostei muito de anunciar meu imóvel foi o classificado É Muito Carro: http://www.emuitocarro.com.br

Carro com matricula alema


Bom dia
Agradeço se me puderem informar se a legalizaçao do meu Ford Mondeo de 1997 compensa cá em portugal em termos financeiros ou se é mais facil vende-lo assim mesmo. Como nao sei onde me informar e certas pessoas dizem que fica mais caro do que o proprio valor do carro, queria que me ajudassem se puderem
Muito agradecida
Sandra

Pesquisa
Iniciar sessão
Votação
De que marca é o seu carro de sonho?
Ferrari
8%
Lamborghini
12%
Bugatti
2%
Aston-Martin
4%
Porsche
12%
Lexus
1%
Rolls-Royce
1%
Jaguar
3%
Maserati
5%
Bentley
2%
Mercedes-Benz
8%
BMW
12%
Audi
7%
Outro
23%
Votos totais: 237
Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Amolgadelas!