Como vender um carro mais rápido

Title

Como vender um carro mais rápido

Se está interessado em vender o seu carro, conheça todos os mecanismos para que a venda se processe de uma forma rápida, lucrativa e eficaz. Fique a conhecer as técnicas utilizadas para a venda de carros, independentemente de serem carros usados, semi-novos ou novos. Comprar e vender um carro não é uma tarefa exclusiva dos concessionários ou dos stands automóveis. Você mesmo pode vender o seu carro: aprenda, em seguida, alguns pormenores que garantem o sucesso na venda de um carro.

Análise do mercado

Para vender rapidamente o seu carro é necessário ter um conhecimento aprofundado acerca das leis da procura e da oferta pelas quais os mercados actuais se regem. A venda de um carro não é uma tarefa de fácil realização, pois depende do poder de compra das pessoas, da idade e quilometragem do carro.

Analise o mercado e transforme-o a seu favor. Se pretender vender o seu carro usado, nada melhor que um período de recessão económica. Os tempos de crise significam novas oportunidades na venda de carros, pois o poder de compra das pessoas diminui e isso faz com que o mercado de carros usados aumente.

Se estiver a pensar em vender um carro descapotável, a melhor altura de o fazer será próxima dos meses de Verão, pois é nessa altura que as pessoas andam sem a capota do carro.

Seja uma pessoa perspicaz na venda do seu carro, pode conseguir excelentes negócios!

A venda do carro

Para ter uma noção da melhor altura para comprar ou vender um carro, pesquise na comunicação social ou na Internet os anúncios que publicitem a venda ou a compra de um carro similar ao seu. É uma maneira de ficar a conhecer todas as características que deve destacar, o público-alvo que pretende atingir e os preços que pode praticar na venda do seu carro.

A venda de um carro com sucesso depende muito das características que ele possui e na sua boa aparência. Deve evidenciar todos os extras e aspectos positivos que o seu carro apresenta para conquistar a atenção das pessoas e, dessa forma, criar nelas o desejo de posse. Este é o ponto de partida para que a venda de um carro possa ser realizada com êxito. A primeira impressão é a mais importante; se o seu carro não é atraente para si não o será para ninguém. Prepare o seu carro da melhor maneira para que a venda seja instantânea.

A preparação do carro para a venda

Para colocar o seu carro à venda, independentemente do motivo apresentado, deve considerar algumas dicas e sugestões que transformam o seu carro e a respectiva venda mais apelativa.

  1. Lave, encere e limpe cuidadosamente o exterior do carro;
  2. Limpe todas as janelas e superfícies espelhadas;
  3. Arranje todos os arranhões e as pequenas lascas que possam existir na pintura;
  4. Saiba escolher pneus ou verifique se a pressão dos seus está correcta;
  5. Utilize um spray específico para enaltecer o brilho das jantes e/ou tampões;
  6. Mude o óleo do seu carro;
  7. Prepare todos os registos que envolveram a manutenção do seu carro e tenha todos os resultados dos testes de emissão de gases (se forem bons claro), isso permite demonstrar aos possíveis compradores que o carro foi cuidadosamente tratado. Um historial limpo ajuda muito na venda do seu carro usado;
  8. Verifique os itens básicos, tais como: piscas, faróis, luzes internas, luzes de stop/nevoeiro, pára-brisas, escovas, barulhos incomodativos. Estas características representam uma mais-valia do seu carro;
  9. Não esconda problemas graves que o seu carro possa apresentar, mais cedo ou mais tarde serão descobertos e aí poderá ter problemas judiciais;
  10. Aspire todo o interior e mantenha-o limpo;
  11. Retire todos os objectos pessoais do carro;
  12. Limpe o cinzeiro e não fume no carro, pois, o cheiro a tabaco é muito incomodativo e demora muito tempo a sair.

Outras sugestões

Se se tratar do primeiro dono do carro e se tem todos os registos de manutenção e serviços, é razoável estabelecer o custo do seu carro um pouco acima do valor real de mercado que possui. Depois, consoante as respostas ou interesse demonstrado pelos possíveis compradores, pode ir baixando o preço para que o valor seja mais chamativo.

Quando um comprador vem experimentar o carro, dê-lhe tempo e espaço para fazer a inspecção do carro, não o interrompa nem o apresse. Por outro lado, pode mencionar que outras pessoas vêm experimentar o carro, isso vai criar a ilusão que o seu carro é muito requisitado. Ficará a ser como que uma oportunidade única a não desperdiçar, pois, a qualquer momento poder-se-á efectivar a venda do carro. Contudo, tenha em atenção as tentativas de fraude das quais possa vir a ser alvo.

Se vai colocar fotos no anúncio de venda para ilustrar a forma e o estado do seu carro, certifique-se que a fotografia é um exemplo perfeito daquilo que o carro é e que chama a atenção dos potenciais compradores. Este é um dos pontos mais importantes na venda do seu carro, seja ele semi-novo, usado ou antigo; se a foto não tiver qualidade as propostas serão nulas.

Comprar e vender carros usados ou semi-novos tem como base a impessoalidade. Quanto mais impessoal o seu carro aparentar ser, melhores resultados terá, pois ficará no ar a ideia que o carro que está a vender foi pouco utilizado e está como que a sair do concessionário.

Onde publicitar a venda do carro

Um contacto e a possibilidade de venda de um carro pode surgir do nada. Como tal, para divulgar a venda do seu carro utilize todas as ferramentas que estão ao seu alcance.

Anuncie nos jornais: Escolha um jornal que vá ao encontro do seu público-alvo. A venda de um carro desportivo tem mais resultados se o anúncio de venda for colocado num jornal desportivo;

Anuncie na Internet: A Internet é uma ferramenta eficaz, no que à venda de produtos diz respeito. Existe a possibilidade de comprar e vender no eBay, coloque o seu carro à venda no mundo virtual;

Quadros de avisos: Utilize todos os quadros de avisos para vender o seu carro, os que estão disponíveis nos supermercados, bibliotecas, escolas, quiosques, entre outros.

Anuncie na janela do seu carro: Utilize a janela do seu carro, como montra para a venda do mesmo. Uma folha legível com a indicação de venda e o número de contacto tem um efeito preponderante na venda do carro.

Assim que anunciar que está a vender o seu carro, as pessoas começarão a ligar para saber todos os detalhes, esteja disponível e atencioso, depois, o seu carro falará por si.

Em resumo, para que a venda de um carro seja feita de uma forma rápida e com sucesso, é necessário o conhecimento do carro que está na sua posse, assim como o mercado onde o vai vender. Existem técnicas apropriadas que o ajudam na arte da venda e lhe garantem a poupança de tempo e dinheiro. Potencialize o seu carro ao máximo e rentabilize os seus negócios com isso.

artigos relacionados

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...

Amolgadelas

Se está na altura de mudar de carro ou então comprar o...

Amolgadelas

No momento em que decide adquirir um carro usado pode...

Amolgadelas

O Assistente de Faixa de Rodagem trata-se de um sistema...

Amolgadelas

A fatura do combustível começa a ser uma das maiores...