Cuidados a ter com um crédito automóvel

Amolgadelas

Title

Cuidados a ter com um crédito automóvel

Se está na altura de mudar de carro ou então comprar o seu primeiro, seja ele novo ou usado, e está a ponderar pedir um financiamento automóvel para o adquirir, deve ter muito cuidado para o fazer nas melhores condições.

Primeiros cuidados

A primeira coisa que deve fazer é definir quanto tenciona gastar na compra do carro, de seguida pode já começar a pensar em quanto irá pedir emprestado e durante quanto tempo o tenciona pagar. Deve-se lembrar que quanto mais dinheiro você pedir emprestado mais terá que pagar em juros no final, pelo que se tiver possibilidade dê algum valor de entrada, reduzindo assim a sua despesa no futuro.

No que diz respeito ao prazo de pagamento tenha cuidado para não pedir um prazo de pagamento muito alto, porque isso também irá influenciar os juros a pagar. Outro cuidado que deve ter é de não pedir um prazo de pagamento superior ao tempo em que prevê manter a viatura. Vamos imaginar que faz um empréstimo a 72 meses para baixar o valor da prestação mensal, mas na verdade tenciona mudar de carro ao fim de 60 meses (5 anos) … isto leva a que no último ano esteja a pagar algo que já não se encontra em sua posse o que acabará por levar a um sentimento de mau estar.

O que fazer agora

Após ter definido o valor e prazo de pagamento deve procurar agora o banco ou instituição financeira que lhe proporciona as melhores condições para o seu empréstimo. Antes de se deslocar aos balcões pode começar por fazer algumas simulações online de uma forma rápida, conseguindo assim ter várias alternativas para analisar sem ter que sair de casa. Quando fizer as simulações terá como opção a escolha entre uma taxa fixa ou uma taxa variável. Se optar pela taxa fixa saberá exatamente quanto irá pagar ao longo do seu empréstimo e desta forma poderá preparar o seu orçamento mensal para essa despesa. No entanto, se optar pela taxa variável deverá ter em atenção que apesar de a taxa possivelmente estar baixa nesse momento, ela poderá sofrer uma grande variação e no futuro ter que pagar uma prestação muito superior àquela que estava à espera.

Apresenta-se aqui o exemplo de um empréstimo de 10000€ a 5 anos com uma TAN (Taxa Anual Nominal) de 7%. Ao fim de 5 anos irá pagar em juros, imposto de selo, seguro e comissões mais de 2000€ o que significa que irá pagar a mais, 20% do valor total que pediu. De forma a tentar baixar a despesa, evite pagar a taxa de abertura de crédito que ainda representa algum valor, apesar de muitos dizerem que tal não é possível não acredito e procure na concorrência essa opção… como em tudo na vida, não há nada como negociar.

Depois de ter tudo bem definido e já ter escolhido onde pedirá o empréstimo, apenas deve ter o cuidado de ler o contrato com muita atenção, especialmente as letras pequeninas, para que não seja lá colocada informação diferente daquela que lhe foi apresentada. Tenha também o cuidado para não se atrasar nos pagamentos, pois irá incorrer em multas.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...