Dicas para limpar a cabeça do cilindro do motor de um carro

Cabeça do motor

Title

Dicas para limpar a cabeça do cilindro do motor de um carro

A cabeça do cilindro do motor de um carro apresenta várias passagens de fluxo de óleo e de combustível e estas precisam de ser revistas com regularidade para que o motor automóvel funcione na máxima perfeição. Conheça algumas dicas para limpar a cabeça do cilindro do motor de um carro.

O cilindro do motor de um carro é uma peça automóvel com uma estrutura bastante complexa e, com o passar do tempo e com a utilização do veículo, tem tendência a ficar obstruído, devido ao congelamento de resíduos provenientes do óleo do motor ou do combustível. Para que tal não se suceda, deve seguir os passos seguintes:

Realizar uma limpeza regular

A limpeza da cabeça de um cilindro do motor de um carro é uma tarefa de manutenção de difícil execução, mas necessária. Ao fazê-lo com frequência, as passagens de fluxo de óleo ou combustível não ficam entupidas e isso faz com que o motor do seu veículo tenha a máxima performance. Porém, se um condutor permitir que a cabeça do cilindro de um veículo fique revestida com anos de resíduos, as válvulas do motor , os pistões e outras peças automóveis vão perdendo a eficácia. Se esta situação se verificar, é natural que, mais cedo ou mais tarde, a cabeça do cilindro do motor seja substituída por uma nova e essa operação tem custos muito elevados.

Utilizar métodos de limpeza automatizados e manuais

Para limpar corretamente a cabeça do cilindro do motor de um carro, é necessário utilizar métodos de limpeza automatizados e manuais com o intuito de remover todas as impurezas e resíduos que possam estar a afetar o seu funcionamento. Assim sendo, o método de limpeza mais utilizado é aquele que usa solventes aquosos ou uma solução de mistura.

Empregar uma solução de biorremediação

Um dos melhores métodos para a remoção de impurezas passa pela aplicação de uma solução de biorremediação na cabeça do cilindro do motor de um carro, uma vez que este é um solvente específico criado à base de micróbios. Trata-se de um processo que emprega microrganismos ou enzimas próprias que têm a missão de degradar os compostos poluentes. Este método é também muito utilizado na recuperação de águas impróprias e solos contaminados. A sua função passa por ingerir todos os resíduos do óleo do motor ou do combustível e depois divide-os em água e dióxido de carbono. Tenha em atenção que a temperatura da água deve estar entre os 110 a 120 graus centígrados para que o solvente possa começar a fazer efeito.

Limpar com os tanques quentes

Quando os tanques dos cilindros do motor de um carro estão quentes, a limpeza é mais fácil de ser realizada. Tenha em consideração que deve utilizar uma solução de limpeza de qualidade com uma baixa quantidade de saída de gases. Para o fazer corretamente, deve utilizar uma máscara e uns óculos de proteção e fixar a cabeça do cilindro do motor a uma plataforma elevatória mecânica que é capaz de agitar a solução em conformidade. Desta forma, a cabeça do cilindro do motor fica bem limpa e sem qualquer tipo de sujidade associada.

Permitir a circulação do fluido de limpeza

Após ter aplicado o método dos tanques quentes, é aconselhável que utilize os respetivos tanques para fazer circular o fluido de limpeza. Ao permitir a sua circulação a grande velocidade, pode facilmente remover todos os resíduos e impurezas provenientes do óleo do motor ou combustível que se encontram nos cantos das cabeças dos cilindros que ficam submersos no tanque.

Aplicar pulverizadores a jato

Os pulverizadores a jato conseguem limpar de uma forma mais eficiente todos os resíduos que se encontram alojados sobre as cabeças dos cilindros do motor de um automóvel. A pressão do jato permite que a limpeza seja corretamente efetuada e isso vai fazer com que todas as peças automóveis do carro, principalmente o motor, estejam em perfeitas condições de utilização.

artigos relacionados

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...

Amolgadelas

Se está na altura de mudar de carro ou então comprar o...

Amolgadelas

No momento em que decide adquirir um carro usado pode...

Amolgadelas

O Assistente de Faixa de Rodagem trata-se de um sistema...

Amolgadelas

A fatura do combustível começa a ser uma das maiores...