IPO, IUC e Seguro – Mantenha tudo sob controlo

Amolgadelas

Title

IPO, IUC e Seguro – Mantenha tudo sob controlo

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos manter sob controlo para não virmos a incorrer em multas desnecessárias. No que diz respeito a processos burocráticos, em Portugal apenas temos que ir controlando as datas em que devemos renovar e pagar a IPO (Inspeção Periódica Obrigatória), o IUC (Imposto Único de Circulação) e o seguro.

IPO – Inspeção Periódica Obrigatória

A inspeção periódica obrigatória, também conhecida por alguns como vesturia, trata-se de um ponto de controlo onde é verificado se a sua viatura se encontra em condições para circular na via pública. Por isso, antes de levar o carro à inspeção para não ter surpresas de última hora pode você mesmo realizar uma série de verificações sem qualquer custo que lhe permitirão ir com outra confiança à inspeção. Comece por verificar se todas as luzes exteriores estão a funcionar correctamente, se os pneus têm pelo menos 1,6 mm de piso, se os cintos de segurança funcionam bem, se não tem vidros partidos e se os limpa para-brisas funcionam corretamente… não se esqueça também de verificar se tem o triângulo de sinalização e colete refletor consigo.

Muitas das vezes a inspeção periódica obrigatória não é realizada a tempo e horas o que leva a que o condutor possa incorrer numa multa mínima de 250€. No entanto, a multa apenas será aplicada se o condutor for mandado parar pelas autoridades, pois para os centros de inspeção é indiferente se o condutor se atrasa a levar o carro à inspeção. A IPO deverá ser realizada até ao dia da matrícula do carro e pode ser realizada durante os 3 meses anteriores à data limite da inspeção. Para que nunca lhe escape a data em que deve realizar a inspeção ao seu carro aproveite aqui uma compilação das opções existentes:

  • Viaturas Ligeiras de Passageiros (VLP) – estes automóveis devem fazer a primeira inspeção 4 anos após a data da matrícula e de seguida de 2 em 2 anos até perfazerem 8 anos. A partir do 8º ano a inspeção deverá ser feita anualmente;
  • Viaturas Ligeiras de Mercadorias (VLM) – os ligeiros de mercadorias são conhecidos para a generalidade das pessoas como carros comerciais. Estes devem realizar a primeira inspeção 2 anos após a data da matrícula e de seguida anualmente;
  • Viaturas Pesadas de Passageiros (VPP) – conhecidos como autocarros ou camionetas, estas viaturas devem fazer a primeira inspeção após 1 ano e de seguida anualmente até perfazerem 7 anos. De seguida as inspeções devem ser feitas semestralmente;
  • Viaturas Pesadas de Mercadorias (VPM) – conhecidos como camiões, estas viaturas devem fazer a primeira inspeção logo após 1 ano e de seguida anualmente.

IUC – Imposto Único de Circulação

O imposto único de circulação veio substituir o antigo imposto municipal sobre veículos (conhecido como selo) a partir de Julho de 2007, passando a estar sob a responsabilidade do ministério das finanças. Ou seja o IUC passou a tributar a propriedade de um veículo e não a sua circulação, desta forma já não é obrigatório circular com o comprovativo de pagamento no seu carro. De referir também que se tiver um veículo parado em casa terá obrigatoriamente que pagar o IUC.

O IUC deve ser pago anualmente durante o mês da data da matrícula, em caso de atraso no pagamento mais tarde terá que vir a pagar uma multa às finanças, geralmente de 15€. O IUC de um automóvel encontra-se associado ao seu proprietário, pelo que será sempre da responsabilidade do mesmo efetuar o seu pagamento. Apenas deixará de pagar o IUC em caso de venda ou abate da viatura.

Uma situação em que deverá ter atenção trata-se da venda de um carro. Em muitas situações quando compra um carro numa stand dá o seu antigo automóvel à troca, nestas situações deverá sempre ter em atenção que enquanto o registo da viatura não for alterado no IRN (Instituto dos Registos e Notariado) o IUC continuará a ser da sua responsabilidade.

Seguro

Para poder circular com um veículo na via pública é obrigatório que o seu veículo esteja segurado, sendo que por lei apenas é obrigatório ter um seguro de responsabilidade civil. O seguro automóvel, por norma é realizado anualmente, sendo que pode solicitar pagamentos semestrais, trimestrais ou mesmo mensais. Importante é que pague a respetiva renovação do mesmo com alguma antecedência para não correr o risco de a carta verde não lhe chegar a tempo. O não pagamento de uma prestação do seguro levará ao termo do mesmo, assim se desejar mudar de seguro ou apenas terminar o mesmo, apenas terá que deixar de pagar sem ser necessário fazer qualquer comunicação à sua companhia.

Para que não tenha qualquer problema com as autoridades apenas deverá ter o seguro em dia (data que poderá consultar na sua carta verde) ter a vinheta (ou selo) afixada no para-brisas e manter a carta verde assinada pelo tomador de seguro consigo.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...