Qual a importância das luzes de aviso no painel de instrumentos do carro

tablier do automóvel

Para uma viagem de carro com a máxima segurança, o funcionamento das luzes é crucial. Conheça a importância que as luzes de aviso assumem na condução de um automóvel e saiba interpretar o seu significado de forma a não ter surpresas desagradáveis na sua viagem.


A importância das luzes de aviso

No painel de instrumentos de um carro existe uma infinidade de luzes que indicam se o automóvel está em boas ou más condições para circular na estrada. As luzes de aviso são um conjunto de indicadores que auxiliam o homem na condução e na tomada das decisões mais corretas ao volante.

Quando no painel de instrumentos do carro surge uma luz de aviso, isso significa que foi detetada alguma avaria ou mau funcionamento e os perigos poderão estar mais adiante se não agir imediatamente.

Se estiver a conduzir, a melhor solução será parar o automóvel para não agravar a possível anomalia e levar o seu veículo à oficina de mecânica ou concessionário mais próximo para ser feita uma vistoria completa, só assim é possível determinar a natureza da falha. Para ter uma noção rápida do possível problema, dê uma olhadela no livro das instruções do automóvel - o qual deve andar sempre no seu carro -, e tente perceber o que é que a luz sinalizadora significa. Se achar que a anomalia pode ser grave ligue para o concessionário automóvel para a esclarecer. Se a luz é intermitente o problema pode ser mínimo e de fácil correção.

Contudo, ao deixar-se andar, pode transformar uma pequena dificuldade num problema gigantesco. O condutor deve estar em alerta máximo na estrada, mas também no que diz respeito à manutenção do seu carro, caso contrário pode ter muitos prejuízos.

Todavia, para ajudar a determinar o problema que possa estar a afetar o seu automóvel, é fundamental que o condutor observe todos os episódios que ocorreram quando a luz acendeu: a velocidade a que o veículo transitava, a mudança engatada, se estava a acelerar, se ouviu algum barulho estranho, entre outros. Toda a informação suplementar que possa ser reunida, pode fazer toda a diferença para apurar a origem e, consequentemente, a reparação da irregularidade.


O significado das luzes de aviso

As luzes de aviso têm como missão principal diagnosticar o estado de um automóvel e informar o estado deste ao condutor. Só assim se consegue viajar com a máxima segurança e conforto. Como tal, é indispensável conhecer o que as luzes de aviso querem dizer para, na eventualidade de surgirem, tomar as decisões mais acertadas. São várias as luzes de aviso no painel de instrumentos de um carro, destacando-se as mais importantes:


A luz da temperatura

Quando surge a luz da temperatura é desejável que pare o carro imediatamente, pois o motor do automóvel poderá estar em sobreaquecimento. A sua origem pode dever-se a qualquer tipo de deficiência do sistema de arrefecimento e ao continuar a marcha do seu veículo, os resultados poderão ser catastróficos.

A primeira coisa a fazer é parar prontamente o carro, encostá-lo na estrada, desligar o motor e aguardar que este arrefeça. Nestas situações nunca deve tentar abrir o radiador, pois nele contém água e, nestas circunstâncias, a água e os vapores poderão causar queimaduras muito graves.

Se continuar a conduzir, o motor e as suas peças poderão não resistir à temperatura e o carro pode até incendiar. A melhor solução será chamar e aguardar pela chegada do reboque.

A luz do alternador

Quando surge a luz de aviso do alternador no painel de instrumentos de um carro, o condutor pode conduzir, mas não deve fazê-lo por muito tempo. Ao surgir a luz do alternador, isso significa que o sistema de carga não está a produzir a corrente suficiente para satisfazer as necessidades eléctricas do seu veículo e não está a conseguir manter a bateria carregada. Enquanto a bateria tiver líquido do lado esquerdo, o sistema de ignição, os injectores de combustível, a bomba de combustível, ainda mantêm o seu funcionamento. Contudo, mais tarde ou mais cedo, a bateria sucumbirá, assim como o motor.

A luz da pressão do óleo

A luz de aviso da pressão do óleo significa uma de duas coisas: o motor tem a pressão do óleo perigosamente baixa, o que conduz ao aumento dos consumos de combustível; ou a unidade que mede a pressão do óleo falhou e o condutor fica “desarmado”, pois fica sem saber quando o carro é afetado por outra anomalia.

O condutor não deve conduzir quando dispara a luz de aviso do óleo. Deve parar o carro, dar tempo ao motor para arrefecer e depois deve verificar o nível do óleo. A melhor maneira de verificar o nível do óleo é logo pela manhã quando ainda não arrancou com o automóvel e o motor está frio. Contudo, em situações excepcionais, faça-o para apurar as causas que estão por detrás do aparecimento da luz de aviso.

Se o nível do óleo estiver abaixo dos níveis recomendados, a dificuldade pode ser ultrapassada ao acrescentar o óleo em falta, pois, dessa forma, os níveis de óleo serão repostos. No entanto, se essa falta de óleo tiver danificado algum mecanismo de execução, isso quer dizer que é tarde demais e, porventura, será necessário mudar os filtros e substituir o óleo existente.

Por outro lado, se os níveis do óleo estiverem correctos, a origem da irregularidade é mais difícil de ser verificada, pois os rolamentos e os filtros podem ter perdido a sua eficácia e a bomba de injecção poderá ter sido afetada, o que significa que a reparação será mais dispendiosa.

Ao manter o carro em andamento depois de ter disparado a luz do óleo, os efeitos poderão ser desastrosos, pois o motor pode vir a ser afectado e a substituição do filtro do óleo não é algo que se compare à substituição do motor do carro. Seja racional e pondere todas as suas ações, só assim garante a sua estabilidade financeira.

Estas são as luzes de aviso mais “problemáticas” que podem surgir no painel de instrumentos de um automóvel, dada a complexidade da sua origem e os gastos avultados que a sua reparação exige. Contudo, existem muitas outras que também desempenham um papel muito importante.

Outras luzes de aviso

Existem outras luzes de aviso que são tão importantes como as que já foram mencionadas. São elas: a luz que indica a falta de combustível, a de aviso da bateria, do ABS, a que indica que os pneus têm pressões baixas, a de aviso do cinto de segurança, a que informa que as portas estão abertas, a que indica que os faróis estão ligados, a dos piscas, a do travão de mão, a do piloto automático e muitas mais.

No painel de instrumentos de um carro todas as luzes de aviso têm um papel importante e contribuem de igual forma para o melhor desempenho do seu automóvel na estrada. Ao conhecer as luzes de aviso existentes no painel de instrumentos do seu veículo, o bom condutor estará a zelar pela sua segurança e pelo bem-estar dos demais. Assim garantirá o máximo conforto e comodidade das suas viagens.

Média: 4 (1 vote)
Pesquisa
Iniciar sessão
Votação
De que marca é o seu carro de sonho?
Ferrari
8%
Lamborghini
11%
Bugatti
3%
Aston-Martin
4%
Porsche
12%
Lexus
1%
Rolls-Royce
1%
Jaguar
1%
Maserati
3%
Bentley
3%
Mercedes-Benz
11%
BMW
13%
Audi
8%
Outro
21%
Votos totais: 160
Newsletter

Mantenha-se informado sobre as novidades do Amolgadelas!