Opel Corsa A 1.5D

Opel Corsa A 1.5D
Smoky

Boas!
Desde já quero avisar que sou novo neste fórum e como achei interessantes os artigos aqui publicados decidi registar-me para poder discutir e receber/dar opiniões naquilo que souber. Felicito desde já os administradores deste fórum e todos os participantes pelo excelente trabalho. A dúvida que me colocou neste forum foi que à uns dois dias atrás o meu Opel Corsa 1.5D de 92 começou aos soluços em andamento e quando travava a fundo ou simplesmente à entrado de uma rotunda, por exemplo, ele ia abaixo e custava a pegar. Não acontecia sempre, mas quando acontecia, prolongava-se durante algum tempo. Começou à cerca de uma semana e tem vindo a agravar e cada vez mais frequente. Decidi então mudar o filtro do gasóleo e resolver o problema por tentativas. Mudei o filtro e continuou na mesma, então decidi ir meter mais gasóleo, tinha pouco e na minha opinião, certa ou errada, com pouco combustivel os carros começam a "chupar" impurezas do depósito e pode entupir o filtro. Contudo, continuou na mesma, foi aí que decidi levar o carro a um especialista em bombas. Calculei que o problema fosse na bomba injectora. Lá, ferraram o motor e observei ínumeras e grandes bolhas de ar a passar no tubo que estava a ser usado para ferrar. Estava a entrar ar pelo vedante do filtro de gasóleo que encaixa no corpo do filtro. Mudei o vedante e até ficou bom. Pode ter-se queixado uma ou duas vezes mas nada de mais, nem foi abaixo. Até que hoje quando travei a fundo ele foi abaixo. Será que pode haver algum ar na tubagem? Se há, ele desaparece até estabilizar? Quais os melhores procedimentos para eu tomar? Peço desde já desculpa pelo tópico longo. Agradeço resposta.

Cumprimentos a todos :)


Xsi
31/07/2014 - 17:09

Boas Smoky,

Não sou mecânico, apenas gosto de mecânica, mas que referiste dá mesmo a entender que o problema é no sistema de injecção.

Tanto pode ser ar no circuito como a própria bomba que esteja a começar a falhar... podes começar por fazer um pequeno teste!

Desapertas o tubo que traz o gasóleo para o motor e depois dás à chave e ficas a ver se o combustível está a chegar sem problemas... claro que convém pores o tubo a deitar para uma garrafa ou parecido para não perderes gasóleo. :)

Se estiver tudo bem, depois podes experimentar soprar pelo tubo de retorno de combustível e ver se ouves a borbulhar no depósito. Se isso não acontecer é porque o tubo pode estar entupido ou com fugas. Como o carro já é de 92 vão sempre aparecendo algumas mazelas nos tubos.

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