Os 10 concept car para 2011

Título

Os 10 concept car para 2011

Os concept cars ou carros conceito são geralmente apresentados nas grandes feiras automóveis mundiais e têm como objetivo principal mostrar as mais recentes novidades tecnológicas, as novas tendências e o posicionamento das marcas no mercado automobilístico global. Para o ano de 2011, dos concept cars que já foram lançados, destacam-se os 10 modelos seguintes.

1. Audi E-tron

O Audi E-tron é o primeiro carro elétrico desportivo a ser produzido pela Audi e deverá entrar em produção no final do ano de 2012. Trata-se de um modelo com quatro motores elétricos, um em cada roda, que são os principais responsáveis por uma potência de 204 cavalos. O modelo apresenta algumas semelhanças com o Audi R8 e diz-se que servirá de arquétipo para o R4. O chassis do Audi E-tron é feito em alumínio e fibra de carbono e é bastante leve. É um veículo com autonomia de 248 km e tem a necessidade de carregamento de 11 horas numa tomada normal de 230V. É um automóvel que acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos e alcança eletronicamente a velocidade máxima de 200 km/h.

2. Citroën Survolt

O Survolt é o protótipo da Citroën que foi apresentado no salão de Genebra, na Suíça. É um carro 100 % elétrico que apresenta um design exterior fantástico, interiores muito espaçosos e provém diretamente do centro de design e de alta tecnologia da Citroën.

O Citroën Survolt tem uma autonomia de 200 km, apresenta cerca de 300 cavalos de potência e acelera dos 0 aos 100km/h em menos de 5 segundos, conseguindo atingir a velocidade máxima de 260km/h.

“O Citroën Survolt representa a aliança perfeita entre o glamour e a extravagância da alta-costura com o dinamismo da competição automóvel”, afirmam os responsáveis da marca francesa.

3. DeltaWing Concept

Concentrado na segurança, eficiência, inovação e controlo de custos, o DeltaWing captou a atenção da comunidade mundial dos desportos motorizados. Trata-se de um veículo que pretende revolucionar a Fórmula Indy e será lançado a partir do ano de 2012.

O carro parece literalmente uma asa delta e foi criado especialmente para satisfazer os entusiastas das competições e das grandes velocidades. O automóvel foi criado por Ben Bowlby, pesa cerca de 450 kg e chega a atingir uma velocidade máxima de 380 km/h.

4. GMC Granite

O Granite é o protótipo que a marca norte-americana GMC criou com o objetivo claro de seguir os passos da Kia, nomeadamente dos modelos Soul e Scion xB. Trata-se do automóvel mais pequeno de sempre a ser produzido pela GMC e foi lançado com o propósito de substituir os jipes, berlinas e monovolumes, por modelos mais compactos e eficientes. Este modelo é o ideal para ser utilizado no trânsito citadino e apresenta as medidas seguintes: 4,09 metros de comprimento, 1,53 metros de altura e 1,78 metros de largura.         

5. Jaguar C-X75

O C-X75 é o protótipo da Jaguar que mostra o posicionamento da marca britânica no mercado automóvel e desvenda o que as próximas séries podem trazer. Trata-se de um automóvel desportivo que pretende mostrar que o alto desempenho na estrada não é incompatível com a defesa do ambiente. As linhas do C-X75 foram inspiradas no lendário XJ 220, conta com propulsores que atingem 780 cavalos de potência, tem uma autonomia para 900 km e é capaz de alcançar os 100 km/h em 3,4 segundos. Para isso, conta com quatro motores elétricos que estão colocados nas quatro rodas e cada um debita 195 cavalos de potência e um binário combinado de 1600 Nm.

O C-X75 não é necessariamente um veículo elétrico puro, mas sim um híbrido “plug-in” e a sua autonomia em modo totalmente elétrico não ultrapassa os 110 km.

6. Lancia Stratos

O Stratos é o concept car da Lancia para o ano de 2011 e é um dos carros de sonho da maioria dos automobilistas. Este novo modelo é uma reinterpretação moderna do antigo Stratos que dominou o mundial de ralis na década de 70. Ele herdou toda a mecânica da Scuderia do Ferrari 430, a começar pela própria plataforma, passando pelo motor V8 de 4,3 litros que debita uns magníficos 500 cavalos de potência. O Stratos é servido com uma caixa sequencial de seis velocidades, tem muitos elementos em fibra de carbono e é um dos exemplares mais aguardados pelos admiradores da marca italiana.

7. Peugeot SR1

O SR1 é o concept car da Peugeot que mostra as novas tendências dos futuros modelos da marca. Trata-se de um automóvel atlético, equilibrado, sensual, dotado de um espaço interior exclusivo e tecnológico e apresenta linhas exteriores muito elegantes.

O Peugeot SR1 integra a tecnologia Hybrid4, que será aplicada na série 3008 a partir de 2011. Por outro lado, oferece uma potência máxima de 230 kW (313 cv), beneficiando da motricidade das suas 4 rodas. O motor elétrico traseiro tem um modo ZEV (Zero Emission Vehicle) e, num ciclo misto, o consumo do veículo não excede 4,9 l/100 km, ou seja, 119 g/km de CO2.

Com este modelo, é possível aliar todo o prazer da condução ao respeito pelo meio ambiente.

8. Alfa Romeo 2Uettottanta

A Pininfarina deu a conhecer o seu concept car, o 2Uettottanta da Alfa Romeo. Este foi um automóvel desenvolvido para comemorar o centenário da marca italiana e o 80º aniversário do seu estúdio de design. O 2uettottanta é um modelo que recupera os traços do lendário Duetto da década de 60, a criação mais famosa da Pininfarina para a Alfa Romeo e destina-se a todos os que procuram a emoção de passear de automóvel a céu aberto, sem penalizar o estilo e o desempenho na estrada.

9. Porsche 918 Spyder

O 918 Spyder é o concept car da Porsche que marca a entrada da marca no universo dos supercarros com propulsão híbrida. Este roadster apresenta um motor V8 a gasolina e três motores elétricos que produzem mais de 500 cavalos de potência. O Spyder tem uma autonomia de 25 km para o modo exclusivamente elétrico e o consumo-médio é de 3 litros por cada 100 km percorridos, o que se traduz em emissões de 70 g/km. O 918 Spyder atinge os 100 km/h em 3,2 segundos e alcança uma velocidade máxima de 320 km/h, sendo muito mais rápido do que um Porsche Carrera GT.

10. Renault Dezir

O Dezir é o protótipo elétrico da Renault que revela as linhas dos modelos futuros da marca. Este é um modelo com um estilo arrojado e mostra ter todas as características necessárias para ser um dos maiores objetos de desejo (Dezir) de todos os apaixonados da marca francesa. Destacam-se as linhas fluidas, a grande envergadura da carroçaria e as dimensões do losango característico da marca.

O Dezir tem uma autonomia para 160 km, um motor elétrico em posição central traseira, alimentado por baterias de iões de lítio com capacidade para 24 kW. A sua potência cifra-se em 150 cavalos de potência e o binário máximo em 226 Nm.

O recarregamento das baterias pode ser feito por intermédio de uma tomada doméstica, nomeadamente uma tomada trifásica de 400 V e/ou pela troca das baterias.

O Dezir é um concept car que se assume como o primeiro projeto de Laurens Van Den Acker, o novo chefe de desenho da Renault.

notícias relacionados

A Honda vai passar a vender a partir de 2018 o seu...

Para quem um Audi R8 Spyder não é suficiente, a Audi...

A Audi apresentou a nova geração do luxuoso Audi A8,...

Amolgadelas

A última edição do Pebble Beach 2016 contou com uma...

Amolgadelas

A BMW voltou a dar um toque no BMW 2002 Hommage concept...

Amolgadelas

O McLaren 570GT by MSO Concept é a última novidade da...

Amolgadelas

A Nissan andou a preparar um protótipo 100% elétrico...

Amolgadelas

A Ford atualizou o Kuga com a versão ST-Line de forma a...

Amolgadelas

A Bristol renasceu das cinzas e volta-se a apresentar ao...

Amolgadelas

A BMW divulgou o BMW M5 Competition Edition, edição...