Os 10 melhores conceitos de carro de Genebra 2010

Título

Os 10 melhores conceitos de carro de Genebra 2010

É no salão de Genebra que, neste momento, estão concentrados todos os olhares do mundo automóvel. É o local onde todos os apaixonados dos veículos de quatro rodas encontram as mais recentes novidades e as tecnologias do futuro. A edição 80 do salão automóvel de Genebra visa a eficiência energética e assiste-se à afirmação dos híbridos nos principais construtores europeus.

Conheça os 10 melhores conceitos de carro apresentados no certame suíço.

Alfa Romeo Pandion

O Alfa Romeo Pandion é o reflexo perfeito das ideias futuristas e das novas tecnologias que estão presentes nesta edição do salão automóvel de Genebra. Com um estilo aerodinâmico e uma variedade de peças fora do comum, principalmente na traseira do carro, destaca-se dos demais pela sua excentricidade e requinte. É um protótipo 2+2 que tem como base o Alfa Romeo 8C Competizione. As suas portas tipo “tesoura” dão acesso a um interior luxuoso, projectado para quatro ocupantes, onde se destacam os bancos com estrutura em fibra de carbono. O Pandion é uma autêntica ave de rapina, pois o objectivo principal da marca continua a ser a velocidade e o desempenho do automóvel. Para isso contribui o motor V8 de 4,7 litros e 450 cavalos de potência. Uma verdadeira preciosidade com muitos pormenores deliciosos!

Porsche 918 Spyder

A Porsche foi a primeira marca de automóveis a apresentar o primeiro carro híbrido, o 918 Spyder. É um conceito de carro fenomenal pelas linhas elegantes e desportivas que apresenta. A propulsão está a cargo de um motor V8 que está colocado numa posição central e tem três motores eléctricos, em que cada um deles possui cerca de 217 cavalos de potência, ou seja mais de 500cv, o que revela toda a sua força e magnitude. A Porsche anuncia também valores recordistas para o Spyder 918, no que ao nível do consumo dizem respeito. O Spyder apresenta um consumo médio de 3,0l/100 km e uma taxa muito baixa de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera. É a revolução dos híbridos e o ambiente agradece!

Ferrari HY-KERS

É através deste conceito da Ferrari que se verifica que o mundo está mesmo a mudar. Actualmente a Ferrari tem a cor verde! É o primeiro modelo híbrido na história da marca, que agora é mais económica e amiga do ambiente. O HY-KERS da Ferrari propõe-se a reduzir as emissões totais de dióxido de carbono em 35%.

A marca do “cavalinho rampante” promete um carro veloz e desportivo à semelhança de todos os outros modelos da sua história. Porém, o segredo continua a ser a potência. O seu poder deve-se à existência de um motor de doze cilindros em V com 100 cv adicionais e a uma bateria de iões de lítio, alimentada pela energia recuperada nas travagens. O modelo conta ainda com o já famoso sistema Start&Stop que desliga o motor sempre que o veículo se imobiliza, conseguindo assim consumos muito baixos.

Mercedes-Benz F 800 Style

A Mercedes-Benz demonstrou no salão automóvel de Genebra o caminho que a marca vai adoptar num futuro próximo, nomeadamente nas linhas do CLS. O F 800 Style é um carro esteticamente deslumbrante e possui uma postura elegante e desportiva. Apresenta portas traseiras de abertura em paralelo e uma carroçaria em forma de coupé alongado.

O conceito foi projetado para receber a tecnologia Plug-in Hybrid, podendo combinar propulsores movidos a combustão e a eletricidade (garante 30 km em modo elétrico). A potência deste modelo baseia-se num motor V6 com consumos na ordem dos 2,9l/100 km e 78g/km de CO2 lançados para a atmosfera. A marca alemã começou já a preparar o seu futuro com o F 800 Style.

Volvo S 60

Um dos destaques do salão automóvel de Genebra vai para o modelo S 60 da Volvo. É um carro que conjuga um estilo irreverente aos tradicionais valores de funcionalidade e segurança da Volvo. O S 60 apresenta um sistema de detecção de peões que trava totalmente o automóvel se o condutor não der conta que um peão está a atravessar a estrada (até uma velocidade de 35 km). Esta versão tem, de série, tracção integral e apresenta um motor T6 de 304 cavalos de potência, extraídos de um motor de 3.0 litros de turbo. A marca sueca lançou assim o S 60 para concorrer com as principais marcas, nomeadamente a Audi, a BMW e a Mercedes.

Peugeot SR1

O SR1 representa o modelo vanguardista da Peugeot para os tempos vindouros. É um automóvel atlético, elegante e equilibrado, dotado de um interior exclusivo e tecnológico. O novo “leão” é visto como a re-encarnação do “Roadster Grande Turismo”.

A tecnologia HYbrid4 permite ao SR1 ter uma potência na ordem dos 313 cv e a motricidade é melhorada graças à tração às quatro rodas. A preocupação da Peugeot para com o ambiente está patente nos consumos do SR1, isto é, 119 g/km de CO2 e 4,9 l/100 km, podendo ser nulo se o veículo circular utilizando apenas o motor elétrico. Inspirado na tradição dos GT, este modelo apresenta um capô amplo, guarda-lamas musculados e um centro de gravidade muito baixo.

O Peugeot SR1 é um automóvel muito atraente e, futuramente, será certamente mais que um conceito, tal é o desejo de posse que provoca.

Aston Martin Cygnet

A Aston Martin mostrou em Genebra toda a sua polivalência com a apresentação do automóvel Cygnet. É um protótipo que dará lugar ao futuro modelo citadino da marca. Trata-se do Aston Martin mais pequeno de sempre, 2,99 metros, e a aposta no luxo e no requinte continuam a ser a imagem de marca da Aston Martin. A sua construção tem como base o Toyota IQ na versão 1.33 com 98 cv. A marca britânica redesenhou a parte frontal, incorporando a tradicional grelha da Aston Martin, além das conhecidas saídas de ar quente no capô e dos puxadores de portas encastrados.

O Cygnet é um modelo inovador e criativo no segmento dos modelos compactos e visa a satisfação de todos os que procuram um automóvel para conduzir na cidade.

Nissan Juke

Depois do Qashqai, a Nissan leva ainda mais longe o conceito de crossover ao lançar o Juke, um SUV (Sport Utility Vehicle) de pequena dimensão com linhas pouco convencionais. O destaque vai inteiramente para a secção frontal e para a forma da carroçaria que misturam conceitos de crossover com um coupé compacto. Apresenta uma caixa manual de seis velocidades e tem tração às quatro rodas. O Juke é um pequeno carro para todo-o-terreno graças ao motor de 1.5 Dci de 110 cv e dois motores adicionais de 1.6, ambos a gasolina, um atmosférico e outro turbocomprimido, com 117 e 190 cavalos, respetivamente.

A marca japonesa pretende assim transformar o conceito de automóvel crossover e o Juke é disso o exemplo máximo.

Citroën Survolt

O Survolt é o protótipo da Citroën que mais furor fez no salão automóvel de Genebra. É um modelo que nasce da união entre um GT e um Revolte e tem tiques de “vedeta”, tal é o luxo e a extravagância que transmite. Trata-se de um elétrico que o construtor francês aponta como um novo marco no desenvolvimento de motorizações alternativas. A frente de evocação “2CV”mantém-se, mas a traseira é cheia de asas e entradas de ar. O Survolt mede 3,85 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,20 m de altura.

Outro destaque é a pintura ousada em cinza e rosa, escolhida para evitar que o automóvel ficasse voltado exclusivamente para o universo masculino.

É o nascimento de um novo híbrido que visa colorir todas as estradas do mundo e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente.

Volkswagen Sharan

A Volkswagen estreou no salão automóvel de Genebra a segunda geração Sharan. Este é um automóvel que tem assinatura portuguesa, na medida em que o legado da Sharan passará pela fábrica da Autoeuropa em Palmela. Trata-se de um novo conceito automóvel, pois identifica-se com a nova geração de veículos de passageiros.

O Sharan é um monovolume com 4,85 metros de comprimento, 1,9 metros de largura e um espaço interior enorme (até 7 lugares). Apresenta uma maior capacidade de carga e é mais funcional, graças às duas portas laterais traseiras que deslizam ao longo da carroçaria.

É um automóvel com um design sofisticado e com ótimos consumos, nomeadamente 7,6 l/100Km. É, sem dúvida, um novo conceito automóvel que será uma mais-valia muito importante no quotidiano das pessoas.

notícias relacionados

A Audi apresentou a nova geração do luxuoso Audi A8,...

Amolgadelas

A última edição do Pebble Beach 2016 contou com uma...

Amolgadelas

A BMW voltou a dar um toque no BMW 2002 Hommage concept...

Amolgadelas

O McLaren 570GT by MSO Concept é a última novidade da...

Amolgadelas

A Nissan andou a preparar um protótipo 100% elétrico...

Amolgadelas

A Ford atualizou o Kuga com a versão ST-Line de forma a...

Amolgadelas

A Bristol renasceu das cinzas e volta-se a apresentar ao...

Amolgadelas

A BMW divulgou o BMW M5 Competition Edition, edição...

Amolgadelas

A Mercedes-Benz descobriu uma oportunidade de aumentar...

Amolgadelas

A Renault lançou o Megane Grand Coupe de forma a...