5 Dicas de segurança na utilização do airbag

Airbags num carro

Title

5 Dicas de segurança na utilização do airbag

O airbag é um dos acessórios de segurança mais importantes num automóvel, uma vez que, em caso de acidente, pode salvar a vida a um condutor ou passageiro. Conheça as 5 dicas de segurança acerca da utilização do airbag e saiba como elas podem ser importantes para a proteção de todos os ocupantes.

O airbag é como um amortecedor e atua quando um veículo sofre um impacto forte. Desse embate podem resultar lesões graves para o condutor e restantes passageiros se as devidas precauções não forem tomadas. Para que isso não aconteça, siga os passos seguintes:

  1. Utilize sempre o cinto de segurança. Na condução, a colocação do cinto de segurança é obrigatória por lei e reflete um dever moral de cada automobilista. Na ausência do cinto de segurança, o airbag perde toda a sua eficácia e isso pode ser muito perigoso, pois o corpo do condutor não se encontra num local fixo e o embate pode acontecer em qualquer lado. Independentemente da velocidade a que o veículo circula, sem o cinto de segurança não existe uma força de tração que controla o corpo do condutor e as consequencias que daí advêm poderão ser fatais. O cinto de segurança é sempre sinónimo de proteção adicional para todos os condutores e passageiros.
  2. Não viaje com menores de 12 anos no banco da frente do veículo. Numa viagem de automóvel é obrigatório que uma criança com menos de 12 anos viaje no banco traseiro do veículo. Esta é uma regra muito importante porque se as crianças viajarem nos bancos da frente e na eventualidade de acontecer um acidente, o airbag será acionado e a criança poderá sofrer ferimentos graves. Verifique sempre se as crianças estão bem amarradas, pois é a segurança delas e a sua responsabilidade que estão em causa.
  3. Não coloque a cadeirinha da criança no banco da frente e virada para o para-brisas. Numa viagem de automóvel, as crianças menores de 12 anos devem ficar sempre no banco traseiro e se tiver menos de 7 anos e meio é obrigatório o uso de cadeirinhas ou assentos infantis de forma a aumentar os índices de segurança e de proteção. Dessa forma, o condutor nunca deve transportar as crianças no banco da frente, pois o acionamento do airbag em caso de acidente poderá ser fatal. Por outro, se o seu automóvel é de dois lugares, o condutor nunca deve virar a criança de frente para o para-brisas, pois a criança pode ser ferida pelo airbag mas também, por exemplo, pelo estilhaçamento de vidros.
  4. Não se sente a curta distância do painel de instrumentos. Todos os condutores devem manter uma distância de segurança em relação ao painel de instrumentos do automóvel, pois assim conseguem proteger-se atempadamente do acionamento do airbag. O ideal será que o condutor se sente o mais afastado possível do painel de instrumentos, desde que essa posição não afete a sua condução e conforto.
  5. Nunca coloque objetos entre si e o airbag. Numa viagem de automóvel, o condutor deve ter especial atenção se algum objeto está entre ele e o seu airbag. A existir algum objeto, o mesmo poderá ser mortal numa eventual colisão. Dessa forma, e por questões de segurança, é impreterível que o espaço entre o condutor e o tablier esteja vazio, pois, em caso de acidente, o airbag apresentará a sua máxima eficácia de proteção.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...