5 Maiores problemas que afetam o funcionamento do ar condicionado

Interior do carro

Title

5 Maiores problemas que afetam o funcionamento do ar condicionado

O ar condicionado é um dos acessórios essenciais na constituição de um automóvel moderno, dado que permite ao condutor retirar a máxima comodidade e conforto de uma viagem. Conheça os 5 maiores problemas que afetam o funcionamento do ar condicionado no seu carro e saiba como corrigi-los.

Apesar do ar condicionado ser ainda considerado um luxo para muitos condutores, a verdade é que ele é um dos acessórios mais importantes nos veículos de quatro rodas. Trata-se de um extra automóvel único e indispensável, uma vez que proporciona uma viagem confortável e agradável para todos os passageiros. No entanto, o que a maioria dos automobilistas não sabe, uma vez que não consta nas revisões periódicas do carro, é que existem determinados problemas com o ar condicionado que podem ser detetados atempadamente. São eles:

  1. O aparecimento de humidade. O ar condicionado atua sobre as temperaturas interiores, pois ele é o principal responsável pelo arrefecimento, secagem e limpeza do ar que se encontra dentro do automóvel. Um dos primeiros sinais que indicam que o ar condicionado não está a funcionar corretamente é o aparecimento de humidade. As partículas de humidade impedem a refrigeração eficaz do ambiente e isso faz com que o ar condicionado seja obrigado a ficar ligado durante mais tempo, o que conduz ao enfraquecimento da bateria do carro e a um maior consumo de combustível.
  2. O baixo nível de refrigeração. Com o passar do tempo e com a falta de utilização do ar condicionado, o fluido refrigerante tende a diminuir, o que conduz à perda da sua eficácia e, consequentemente, da refrigeração do ar. O fluido refrigerante não tem prazo de validade mas é aconselhável verificar os seus níveis uma vez por ano, uma vez que o líquido refrigerante que é utilizado no ar condicionado diminui, por si só, em média 15% por ano.
  3. O surgimento de maus cheiros. Muitas das vezes, ao ligar o ar condicionado sai mau cheiro pelas aletas de ventilação. Esse odor, semelhante a algo podre, invade o habitáculo e não pode ser confundido com outros cheiros que o carro apresente, pois ele deve-se ao desenvolvimento de bactérias, fungos e micro-organismos dentro do próprio ar condicionado. Estes germes crescem rapidamente por detrás do painel e se não forem removidos contribuem significativamente para o mau estar do condutor e dos respetivos ocupantes da viatura, é a denominada “síndrome do carro doente”. Esta síndrome está relacionada com a má qualidade do ar existente no interior do automóvel, que faz com que o ar fique irrespirável.
  4. A sujidade que se encontra no condensador. O condensador é o responsável principal pelo arrefecimento dos vapores do fluido refrigerante que saem do compressor. Quando o condensador está muito sujo, devido à presença de poeiras, folhas ou impurezas, isso vai fazer com que o fluxo de ar não circule livremente, o que impede, por exemplo, o arrefecimento do interior de um veículo.
  5. As avarias mecânicas. As avarias mecânicas que podem surgir num veículo impedem o bom funcionamento do seu ar condicionado. A avaria do compressor e ou condensador, um defeito que a ou embraiagem magnética do compressor possa apresentar ou o não funcionamento das válvulas, fazem parte de um rol de dificuldades mecânicas que conduzem ao funcionamento deficiente do ar condicionado ou à ausência de arrefecimento no interior do seu veículo. Nesta situação, deve evitar o uso do ar condicionado e deve consultar o apoio de um técnico especializado para corrigir esta anomalia o quanto antes.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...