5 tipos de sistemas de exaustão para um carro

Sistemas de exaustão

Title

5 tipos de sistemas de exaustão para um carro

O sistema de exaustão de um carro é o principal responsável pela remoção dos gases provenientes do motor que foram obtidos no momento da combustão. Conheça os 5 tipos de sistemas de exaustão para um carro e escolha aquele que melhor se adequa ao seu veículo.

A importância de um sistema de exaustão

Um sistema de exaustão assume uma importância extraordinária no funcionamento de um motor automóvel, na medida em que expele os gases resultantes do queimar do combustível. A eliminação destes gases deve ser efetuada rapidamente para que o motor tenha espaço para admitir uma nova mistura de ar - combustível. Todos os sistemas de exaustão têm um conversor catalítico que ajuda a suprimir os gases e a limpar outras peças automóveis. Alguns são ideais para os veículos normais, enquanto que outros são mais adequados para os carros que possuem motores de alto desempenho.

Os sistemas de exaustão

Atualmente, existem 5 tipos de sistemas de exaustão que podem ser utilizados nos automóveis e todos eles diferem uns dos outros. Conheça-os em seguida:

1. Sistema de exaustão de saída única

O tipo de tubo de escape mais comum é o de saída única e pode ser encontrado na maioria dos carros e carrinhas que são comercializadas nos stands automóveis. Como o próprio nome indica, este tubo de escape tem apenas uma saída para os gases provenientes do motor e é o mais barato de construir e de instalar. No entanto, isso não quer dizer que ele seja necessariamente o mais eficiente, apesar de ser bastante económico. O tubo de escape de saída única fica invariavelmente na traseira do veículo e encontra-se, na maioria das vezes, do lado do condutor.

2. Sistema de exaustão de saída dupla traseira

Os tubos de escape de saída dupla traseira encontram-se, maioritariamente, no segmento dos carros desportivos e são muito apreciados pelos automobilistas que querem que os seus veículos tenham um aspeto e um roncar mais agressivo e radical. A sua utilização faz com que um automóvel emita um som mais robusto, soando como se tivesse um motor de enorme potência. Existem dois tubos de escape localizados no para-choques traseiro do carro e a remoção de gases que fazem é muito mais eficaz do que aquela que é feita por um tubo de escape de saída única. É de realçar que, ao contrário de outros sistemas, os tubos de escape não se dobram à volta das rodas.

3. Sistema de exaustão de saída dupla oposta

O tubo de escape de saída dupla traseira não curva, ao passo que o sistema de escape de saída dupla oposta funciona de uma forma diferente. Eles contornam a roda e utilizam a possibilidade de curvar para acrescentar um processo de filtragem. Este tipo de sistema é muito fácil de ser encontrado nos veículos que habitualmente rebocam cargas de grande porte. O tubo de escape de saída dupla oposta é uma variante do sistema de escape de saída dupla traseira e são mais eficazes em determinadas circunstâncias de condução.

4. Saída de escape dupla lateral

 

A saída de escape dupla lateral é composta por dois tubos de escape que se encontram ao lado um do outro na lateral de um automóvel. Ao estarem os dois tubos de escape juntos, a eliminação dos gases é mais eficiente e isso faz com que o motor tenha um melhor funcionamento. Normalmente, os tubos de escape são menores do que aqueles que são utilizados no escape simples, para que o som seja mais agressivo e profundo. Este tipo de sistema parece-se com os sistemas de alta performance e oferecem muitas melhorias na prestação de um carro na estrada.

5. Sistema de exaustão de alta performance

Os sistemas de escape de alta performance desempenham um trabalho mais eficiente na filtragem e eliminação de gases, no entanto, são mais dispendiosos que os demais. Na maior parte dos casos, este sistema oferece a todos os automóveis uma maior eficiência e uma performance exclusiva no asfalto. Um tubo de escape maior pode reduzir a pressão que, por sua vez, tem o efeito de aumentar o desempenho do motor . No entanto, poucas pessoas investem na colocação de sistemas de exaustão de alta performance, pois a instalação destes obriga à realização de mudanças no bloco. A maioria dos automobilistas prefere os sistemas que apresentam um bom aspeto e têm um som ainda melhor.

 

Créditos imagens: 1, 2, 3, 4, 5

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...