6 Dicas para a substituição dos travões

Acidente de carro contra arvore

Title

6 Dicas para a substituição dos travões

Os travões são uma das características mais importantes na prestação de um automóvel na estrada e na segurança dos seus passageiros. Conheça as 6 dicas que pode colocar em prática na substituição dos travões e obtenha a máxima eficácia da travagem do seu automóvel.

Para que não exista qualquer tipo de acidente, a substituição dos travões é uma obrigatoriedade quando estes se encontram desgastados ou danificados. Como tal, ao mudar os travões de um automóvel, um condutor deve ter em atenção os aspetos seguintes:

  1. A segurança em primeiro lugar. Sempre que se efetua qualquer tipo de revisão a um determinado automóvel, a segurança do mecânico, ou da pessoa encarregue desse trabalho, nunca deve ficar comprometida. Para verificar o estado dos travões é necessário colocar-se por baixo do automóvel e é imperial que confirme que o mesmo está seguro.Se optar por reparar os travões na sua própria casa, deve certificar-se que o veículo está estável nas respetivas rampas de acesso e deve bloquear as rodas no chão, para que o automóvel não fique desgovernado.

    Dado que o líquido dos travões é muito gorduroso, é aconselhável que tenha ao pé de si muitos panos para estancar alguma fuga e limpar algum derrame.
  2. A substituição de toda a linha de travões. Ao verificar que existe algum problema com os travões de um automóvel, o mecânico/condutor não deve substituir apenas uma determinada secção dos travões, pois isso não quer dizer necessariamente que o problema fique resolvido. Ele deve colocar uma linha de travões nova porque, mais tarde, poderão surgir problemas ainda mais graves como, por exemplo, uma eventual fuga do líquido dos travões. Ao substituir apenas uma secção, deve encarar essa medida apenas como uma solução temporária e de recurso e não deve considerá-la como definitiva.
  3. A substituição dos travões deve ser feita aos pares. É essencial que todos os componentes dos travões sejam mantidos nas melhores condições possíveis: os travões de disco nas rodas dianteiras, os travões de tambor ou de disco nas rodas traseiras e, eventualmente, o sistema de travagem antibloqueio (ABS). No entanto, nem todos apresentam o mesmo desgaste. Por exemplo, os travões da frente são mais desgastados que os de trás, assim como os pneus, pois na dianteira a força e a carga de travagem é maior, o que equivale a um desgaste mais elevado. Dessa forma, ao reparar os travões, deve substituí-los aos pares para obter o melhor desempenho do seu carro na estrada.
  4. Opte pela escolha de travões em aço inoxidável. De acordo com a preferência da maioria dos condutores, os travões em aço inoxidável são os que melhores resultados apresentam e, aparentemente, são os melhores. Independentemente do tipo de condução que pratique, mais defensiva ou agressiva, as linhas de travão de borracha têm tendência a ficarem suaves com o tempo, o que conduz à perda de eficácia. Por outro lado, os tubos de aço inoxidável permitem uma pressão constante sobre o líquido dos travões, o que impede um eventual derrame.
  5. Mantenha a área dos travões o mais limpa possível. Deve manter bem limpa a área circundante dos travões antes de remover os travões velhos. Assim, estará a impedir que os materiais corrosivos ou qualquer tipo de grãos existentes na sujidade afetem e bloqueiem a linha de travagem dos novos travões.
  6. Retire o ar do fluido dos travões. Este é o último passo a ser realizado na substituição da linha de travões. Em primeiro lugar, deve encher o reservatório de fluido dos travões no compartimento do motor e, em seguida, com o auxílio de uma bomba de vácuo na válvula da drenagem, deve retirar o ar do fluido dos travões. Assim que o ar for retirado, o condutor terá a máxima eficácia sempre que levar o pé ao travão.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...