7 Passos para se livrar dos maus cheiros que afetam o seu carro

Interior de um carro

Title

7 Passos para se livrar dos maus cheiros que afetam o seu carro

É importante para qualquer condutor e proprietário de um carro saber o que tem de fazer para se livrar dos cheiros incomodativos que estão a infestar o seu veículo. Conheça quais são os 7 passos que o ajudam a livrar-se dos maus cheiros que afetam o seu automóvel e erradique-os de vez.

Na maioria dos casos, os maus cheiros existentes no interior de um automóvel são provocados pelo desleixe dos próprios condutores, que sem darem conta, ou por falta de tempo, acumulam todo o tipo de papéis e embalagens no seu carro. Para que esta situação não aconteça, saiba o que tem de fazer de forma a ver-se livre dos maus cheiros que afetam o seu veículo:

  1. Retire todo o lixo que se encontra no carro. A maioria dos odores provém do lixo que se encontra esquecido no carro. Pegue num saco de lixo grande e remova todas as folhas de papéis velhos e soltos que encontre e deite fora todo o tipo de embalagens que não têm utilidade prática, como as garrafas de água vazias ou pacotes de leite achocolatado, entre outros. A limpeza do interior de um carro é tão importante como a revisão periódica das peças automóveis, pois é uma forma do condutor se concentrar mais na condução e em todas as condicionantes do trânsito.
  2. Esvazie o cinzeiro do seu carro. Na maioria das vezes os piores odores no interior de um automóvel devem-se ao facto do cinzeiro estar cheio. Por exemplo, no caso dos fumadores é comum que estes deixem as pontas dos cigarros apagados no cinzeiro durante vários dias. O que acontece é que esse cheiro depois fica entranhado no carro e é muito difícil desaparecer. Por outro lado, o condutor não deve confundir a proveniência do mau cheiro, pois existem determinados odores que provêm do ventilador e isso deve-se à presença de partículas que entopem o ar condicionado.
  3. Limpe os tapetes do seu carro. Os tapetes do carro são o acessório automóvel mais sujo e impuro a que um condutor tem acesso. A sua limpeza é obrigatória, pois nos tapetes encontram-se as partículas mais ínfimas e imundas que se pode imaginar. Por conseguinte, o limpar dos tapetes do automóvel permite verificar se existe alguma fuga da água do radiador; a existir os tapetes estarão humedecidos.
  4. Aspire o interior do seu veículo. Um automóvel deve ser aspirado em média uma vez por semana, de modo a não acumular qualquer tipo de sujidade e resíduos no seu interior. No momento de aspirar, deve ter em conta o tipo de aspirador que utiliza, uma vez que pode optar entre os aspiradores domésticos ou industriais. Os aspiradores industriais são os ideais, pois têm um poder de sucção maior, no entanto, também pode utilizar um aspirador doméstico, mas demorará o dobro do tempo e os resultados não serão exatamente iguais.
  5. Lave as janelas do seu carro. Ao lavar as janelas do seu automóvel está a limpar alguma impureza que se encontre fixa nos encaixes dos vidros. É também uma forma suplementar de dar um brilho extra ao veículo e refrescar o interior do automóvel.
  6. Opte por ambientadores e sprays refrescantes. Tenha em atenção que existem alguns ambientadores cujo cheiro é tão forte que chega a provocar dores de cabeça ao condutor e aos restantes passageiros, podendo a longo prazo tornar-se num cheiro desagradável. Evite a compra destes ambientadores e sprays e prefira uns refrescantes que oferecem um cheiro mais suave e limpo para o seu automóvel. Assim, sempre que entrar no seu carro é como se voltasse atrás no tempo até ao momento da compra e o estivesse a conduzir pela primeira vez.
  7. Utilize o vinagre, borras de café ou pedaços de carvão sobre qualquer nódoa. Uma nódoa que se encontre nos estofos ou até mesmo nos tapetes de um automóvel empresta um cheiro desagradável no interior de qualquer veículo. Nestes casos, a melhor solução, enquanto a nódoa for recente, é a colocação de umas gotas de vinagre, borras de café ou pedaços de carvão sobre a nódoa em questão de modo a retirar o seu mau odor. Estes são produtos naturais que absorvem e neutralizam os odores originais.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...