Error message

  • Não foi possível criar o ficheiro.
  • Não foi possível criar o ficheiro.

7 problemas comuns que afetam os carros a diesel

Alfa romeu

Title

7 problemas comuns que afetam os carros a diesel

Se pretende um automóvel para uma utilização regular e não quer gastar muito combustível na sua condução, é aconselhável que adquira um carro a diesel. Ao fazê-lo estará a garantir uma economia de combustível e a máxima performance da sua viatura na estrada. No entanto, é fundamental conhecer os 7 problemas comuns que afetam os carros a diesel, de modo a garantir a máxima longevidade do seu veículo.

Um carro com um motor a diesel apresenta mais de 30% de eficácia de combustível em comparação com aqueles que trabalham a gasolina e isso é um dado muito importante que pode influenciar a decisão de compra de um automobilista. Contudo, além da sua eficiência, os automóveis que funcionam a diesel têm a vantagem de ser mais económicos, face ao preço da gasolina e de terem um ótimo desempenho no asfalto. Porém, antes de investir na compra de um carro a diesel, é aconselhável conhecer os problemas comuns que mais afetam este tipo de veículos. Dos problemas principais, destacam-se os 7 seguintes:

1. Detêm uma relação de compressão maior

Os carros que funcionam a diesel apresentam taxas de compressão muito mais elevadas que os carros convencionais que funcionam a gasolina. Por norma, a ração para um carro a gasóleo é de 20:1 e para um automóvel a gasolina é de 8:1. Esta situação faz com que os carros a diesel sejam mais pesados do que os automóveis com motores a gasolina.

2. Anunciam preços mais elevados

Os carros com motores a diesel têm tendência a ser mais caros que os demais. No entanto, este é um investimento que poderá ter retorno a longo prazo, graças à economia de combustível que as viaturas a diesel proporcionam. Por outro lado, é de realçar que a manutenção destes automóveis é também mais exigente, uma vez que os veículos que funcionam a gasóleo são mais pesados e obrigam a outro tipo de cuidados. É de realçar que os motores a diesel utilizam sistemas de injeção direta de combustível e estes materiais são menos duráveis e mais dispendiosos.

3. Apresentam baixas rotações máximas por minuto

Os carros que funcionam a diesel são mais pesados e, como tal, apresentam baixas rotações máximas por minuto em comparação com os automóveis a gasolina. É também de destacar que os veículos a diesel são de alto torque, em vez de alta potência, e isso faz com que a aceleração seja mais lenta e progressiva.

4. Exigem mudanças de óleo regulares

Nos carros a diesel, é necessário mudar o óleo do carro com regularidade para que todas as peças automóveis funcionem na perfeição. Caso não o faça, o óleo fica contaminado com pequenas partículas de pó ou fuligem e isso coloca em perigo a saúde do motor e de todas as suas peças constituintes. Por outro lado, também deve verificar o estado em que o filtro do óleo se encontra e substituí-lo caso exista necessidade. Ambos devem ser mudados segundo as recomendações do fabricante e sempre que o fizer estará a salvaguardar a saúde do seu automóvel e das suas peças principais.

5. Exibem mais fumo e ruído durante a sua marcha

Os carros que funcionam a diesel podem gerar mais fumos e ruídos que os automóveis a gasolina. No entanto, isso não significa que exista algum problema com o catalisador ou outra peça automóvel. Esta situação deve-se à forma como o gasóleo é queimado e como o ar é expelido através do tubo de escape e também pelo facto do motor a diesel ser mais barulhento que os restantes.

6. Demoram mais tempo a arrancar

Nos meses mais frios, os automóveis com motores a diesel têm uma maior dificuldade em arrancar e iniciar a sua marcha. Além disso, se o veículo tiver velas de ignição, o tempo de espera para arrancar será ainda maior, pois as velas precisam de aquecer bem.

7. Ostentam uma maior viscosidade

O diesel é muito mais viscoso, grosso e oleoso do que a gasolina e é muito difícil de ser removido quando entra em contacto com as mãos e com a roupa. No caso de ser derramado sobre qualquer peça automóvel, deve proceder imediatamente à sua limpeza, caso contrário, podem instalar-se todo o tipo de pós e sujidades e isso é muito prejudicial para o funcionamento do motor.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...