Como ajustar as válvulas do motor de um carro

Válvulas do motor de um carro

Title

Como ajustar as válvulas do motor de um carro

As válvulas do motor de um carro são as principais responsáveis pelo controlo do fluxo dos gases de entrada e de saída de um motor automóvel. Trata-se de componentes que precisam de ser revistos com regularidade para estarem sempre em ótimas condições de utilização. Saiba como ajustar as válvulas do motor do carro e garanta a correta circulação de gases nos cilindros do motor de um automóvel.

Quais os materiais e as ferramentas necessárias

Para ajustar as válvulas do motor de um carro e para fazê-lo com sucesso, é necessário reunir os materiais seguintes:

  • Conjunto de chaves inglesas
  • Calibrador de folga
  • Conjunto de soquetes

7 passos para ajustar na prática as válvulas do motor de um carro

Num motor de combustão interna são necessárias duas válvulas do motor para que o carro funcione corretamente: a válvula de admissão e a válvula de escape do motor. Ambas precisam de ser ajustadas com regularidade para que o motor de um automóvel tenha uma ótima mistura ar-combustível. Para o fazer corretamente, é preciso seguir os 7 passos seguintes:

1. Remover as tampas das válvulas

Antes de realizar qualquer trabalho nas válvulas do motor de um automóvel, deve desligar o cabo da bateria e remover os parafusos de cobre que as apertam, com o auxílio de uma chave inglesa. Ao fazê-lo estará a zelar pela sua segurança e a proteger-se de uma eventual descarga elétrica.

2. Ajustar o tambor do virabrequim

O tambor do virabrequim é um acessório essencial na constituição de um carro, uma vez que regula o funcionamento de determinadas peças automóveis que compõem o motor, como a bomba de refrigeração e o alternador. Trata-se de um elemento de fácil localização, pois está situado na parte da frente do motor. No entanto, em caso de dificuldade, deve consultar o manual do fabricante para obter a localização exata. Assim que ele for detetado, deve utilizar uma chave inglesa e virar suavemente o tambor no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Ao fazê-lo, verifique se as válvulas do motor acompanham os movimentos do tambor do virabrequim e, caso exista necessidade, sincronize-as.

3. Alinhar a válvula de escape ou de admissão?

Para saber qual das válvulas do motor de um carro precisa de ser ajustada, é necessário observar qual das duas é que se movimenta face à pressão exercida no tambor do virabrequim. Se a válvula do lado do condutor se mover, é sinal de que é preciso ajustar a válvula de escape do motor. Por outro lado, se for a válvula do lado do passageiro a ser movimentada, é necessário ajustar da forma mais apropriada a válvula de admissão do motor.

4. Verificar as especificações de cada válvula

Deve identificar a válvula de escape ou de admissão ao verificar as especificações de cada uma delas. Assim, terá a certeza absoluta acerca das válvulas que precisam de ser ajustadas para melhorar a performance do motor do automóvel.

5. Utilizar um calibrador de folga

Para ajustar corretamente as válvulas do motor de um carro, é fundamental que utilize um calibrador de folga entre o topo da válvula que pretende alinhar e a respetiva junta do cabeçote. Por outro lado, deve ajustar o parafuso que se encontra localizado no topo da válvula do motor e, para o fazer, deve recorrer à ajuda de uma chave de soquete para o colocar ao mesmo nível da junta do cabeçote.

6. Coordenar o fecho da válvula de admissão com a abertura da válvula de admissão

O ajustamento do tambor do virabrequim deve ser realizado até que as válvulas do motor se movimentem em lados opostos. Ao fechar-se a válvula de admissão, a válvula de escape é aberta e isso permite que os gases entrem e saiam dos cilindros do motor. Assim sendo, deve coordenar as válvulas de escape até que o seu movimento esteja alinhado com as tampas da válvula do lado do passageiro e combinar as válvulas de admissão com as tampas da válvula do lado do condutor. Assim, as válvulas de admissão e de escape estarão corretamente sincronizadas e isso vai fazer com que um automóvel tenha uma maior potência e desempenho.

7. Reinstalar as tampas das válvulas

Depois de efetuar todas as tarefas de ajustamento das válvulas do motor de um carro, é essencial que reinstale as tampas das mesmas. Este é o último passo a ser realizado e deverá ter em atenção se todos os parafusos ficam nos devidos lugares e corretamente apertados.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...