Como determinar uma fuga de óleo no tubo de escape de um carro

Title

Como determinar uma fuga de óleo no tubo de escape de um carro

Uma fuga de óleo no tubo de escape é um problema comum nos carros mais antigos e desgastados. No entanto, a maioria das pessoas não sabe que a fuga nem sempre está relacionada com o óleo. Aprenda a determinar a causa de uma fuga de óleo no tubo de escape de um carro e encontre a solução mais adequada para a resolver.

Quais as ferramentas e materiais necessários

Para determinar uma fuga de óleo no tubo de escape de um carro e para resolvê-la da forma mais apropriada, é necessário reunir os materiais seguintes:

  • Luvas de trabalho
  • Óculos de proteção
  • Conjunto de chaves de soquete

Como detetar na prática uma fuga de óleo no tubo de escape de um carro

A fuga de óleo no tubo de escape de um carro ainda confunde muita gente e, como tal, é importante entender dois processos distintos: como é que o óleo do motor pode atingir o tubo de escape e como verificar se o líquido vertido é proveniente do motor ou de qualquer outro local. Para obter esta resposta, é necessário observar minuciosamente a composição do tubo de escape e do motor automóvel e seguir os passos seguintes:

Verificar a extremidade do tubo de escape

A primeira coisa que deve fazer para determinar a causa de uma fuga é verificar detalhadamente o estado do tubo de escape de um automóvel. Deve usar luvas e passar o dedo no interior do tubo de escape para verificar a fuligem acumulada. Tenha em atenção que se existir um depósito grande de fuligem, o gotejamento de óleo como um líquido escuro, poderá não ser mais que uma mistura da condensação do escape do automóvel com a fuligem que lá se encontra armazenada e isso não representa qualquer fuga de óleo.

Analisar a cor do fumo proveniente do tubo de escape

Coloque o carro a trabalhar e observe com atenção a cor do fumo que sai do tubo de escape da viatura. Se o fumo for negro, isso significa que o catalisador de combustão não está a queimar completamente o óleo do motor e envia-o pelo tubo de escape. Por outro lado, se o fumo for azul ou acinzentado, isso quer dizer que o óleo do motor está com uma fuga na câmara de combustão. Tenha em consideração que se a fuga for muito grande, o óleo é capaz de gotejar diretamente pelo tubo de escape. Nesse caso, o líquido escuro que observou inicialmente será mesmo óleo e não uma mistura de água com fuligem.

Observar os anéis de óleo do pistão em caso de fumo branco

Nos casos em que existe fumo branco a sair do tubo de escape de um veículo, é necessário verificar determinadas partes do motor com o intuito de descobrir onde se encontra a falha. Observe a câmara de combustão que está situada no motor e procure se existe alguma fuga de óleo. Se existir, isso é sinal de que os anéis de óleo do pistão estão desgastados e isso dá origem à fuga de óleo no tubo de escape. É necessário levar o automóvel a um mecânico especializado para substituir imediatamente os anéis de óleo do pistão e corrigir a respetiva fuga.

Examinar o comando de válvulas

O comando de válvulas desempenha uma função de extrema importância na constituição de um motor de um automóvel, uma vez que impede que o óleo do motor entre na área de combustão. Deve examinar se existe alguma fuga no comando de válvulas de um motor de um carro, pois a sua existência pode determinar a fuga de óleo ou fumo no tubo de escape do veículo.

Averiguar o estado da junta do cabeçote

A junta do cabeçote de um carro, também conhecida como junta da cabeça ou da culassa, situa-se entre o bloco dos cilindros do motor e a respetiva cabeça. Se estiver queimada, o líquido de refrigeração da cabeça do motor pode fluir para dentro da câmara de combustão e isso pode conduzir à fuga de óleo ou fumo no tubo de escape. A sua reparação e substituição são muito dispendiosas e é por isso que a revisão das peças automóveis nunca deve ser negligenciada. Ao realizar uma manutenção preventiva estará a olhar pela saúde do seu automóvel e pelo bem-estar das suas finanças.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...