Como detetar os problemas da baixa pressão do óleo num carro

Title
Como detetar os problemas da baixa pressão do óleo num carro
A verificação da pressão do óleo é um dos aspetos mais importantes a ser realizado na manutenção de um carro e todos os automobilistas devem estar atentos quando a pressão do óleo é baixa, dado que esta pode causar diversos problemas no veículo. Saiba como detetar os problemas da baixa pressão do óleo num carro e cuide da saúde do seu motor automóvel.
A baixa pressão do óleo no carro
A baixa pressão do óleo no carro traz consigo muitas consequências negativas para o automóvel e para as suas peças principais. A existir, ela poderá causar várias anomalias no motor e pode, inclusive, forçá-lo a ter de parar e a encostar o seu veículo à berma da estrada. Esta situação acontece porque algumas peças automóveis não recebem a quantidade de óleo necessário para desempenharem as suas funções e isso afeta a performance da viatura na estrada. Se não for tratada atempadamente, o automóvel poderá ficar com a junta da cabeça partida e aí os gastos serão mais avultados. Para que isso não aconteça, deve conhecer quais são as causas que conduzem à baixa pressão do óleo num carro e saber como corrigi-las. São elas:
Um sensor defeituoso
O seu carro tem um sensor sob o capô que lhe dá a conhecer a quantidade de óleo que se encontra disponível para o funcionamento de todas as peças de um automóvel. Esse sensor está diretamente ligado a uma luz no painel de instrumentos, no entanto, à semelhança de qualquer dispositivo elétrico, poderá ter uma avaria. Ele pode deixar de funcionar por uma série de razões: o tempo de utilização, a ferrugem ou uma desconexão acidental. Para que isso não aconteça, pois os resultados podem ser desastrosos, é necessário determinar se o sensor está a funcionar corretamente. Pode fazê-lo ao analisar os aspetos seguintes:
- Verificar se o cárter do óleo está cheio;
- Observar se existe alguma fuga de óleo no cárter, linhas ou juntas que constituem o motor;
- Levar o carro a uma oficina de automóveis e solicitar os serviços de um mecânico qualificado para testar o sensor.
Ao realizar estes testes consegue determinar se o sensor do óleo do seu automóvel está ou não a funcionar corretamente.
Uma fuga de óleo
Para verificar se existe uma fuga de óleo num carro, é necessário observar com a máxima atenção a estrutura mecânica que se encontra debaixo do automóvel. Se verificar que existe uma enorme quantidade de óleo no chão onde o veículo está estacionado, é muito provável que exista uma fuga de óleo. Contudo, nem todas as fugas de óleo são fáceis de serem identificadas. A melhor maneira de a descobrir, passa por deitar-se debaixo do automóvel e limpar corretamente o cárter, mangueiras e todo o tipo de conexões e aguardar alguns minutos. Posteriormente, o óleo começará a verter de novo e, dessa forma, já conseguirá verificar o local exato onde a fuga está a ocorrer. Deve corrigir essa fuga o quanto antes, de forma a proteger as peças automóveis restantes.
A falta de óleo
Uma das maneiras mais fáceis de confirmar se existe uma baixa pressão do óleo, passa por determinar a quantidade de óleo que se encontra realmente no veículo. Deve verificar o nível do óleo do carro e para o fazer corretamente, deve seguir os 5 passos seguintes:
- Abrir o capô do carro e localizar onde o óleo é colocado
- Retirar a tampa e a vareta do óleo
- Utilizar uma toalha de papel para limpar a vareta do óleo
- Colocar a vareta do óleo de novo no motor
- Examinar a marca do óleo que aparece na respetiva vareta
Tenha em atenção que a medição do nível do óleo deve ser realizada quando o motor estiver frio, preferencialmente na parte da manhã. O facto de existir pouco ou nenhum óleo poderá ser a causa da baixa pressão.
O filtro do óleo
O filtro do óleo tem a finalidade de remover todas as partículas e resíduos indesejáveis que podem estar contidos no óleo do motor. Este tipo de sujidade pode causar muitos problemas no motor de um carro e, como tal, o filtro deve ser substituído com regularidade. Se o filtro estiver sujo, ele perde toda a sua eficácia, o que vai conduzir ao entupimento do motor e ao estabelecimento das baixas pressões. Para que isso não se suceda, deve mudar o filtro do óleo segundo as recomendações do fabricante ou sempre que mudar o óleo do motor do seu veículo. Ao fazê-lo estará a zelar pela saúde do seu automóvel e das suas peças constituintes.