Como drenar o líquido de refrigeração do radiador

Title

Como drenar o líquido de refrigeração do radiador

Um dos aspetos mais importantes a ser realizado na manutenção de um automóvel passa por drenar o líquido de arrefecimento do radiador. Este líquido de refrigeração deve ser mudado com regularidade, para que o motor não sobreaqueça de forma excessiva. Saiba como drenar o líquido de refrigeração do radiador e mantenha sempre o motor do seu carro à temperatura ideal.

Quais as ferramentas e os materiais necessários

Para drenar o líquido de refrigeração do radiador de um carro e para fazê-lo com sucesso, é necessário reunir os utensílios seguintes:

  • Uma panela vazia
  • Luvas de proteção
  • Panos velhos
  • Conjunto de chaves de fendas
  • Pequeno funil

Como drenar na prática o líquido de refrigeração do radiador

O líquido de refrigeração assume um papel de extrema importância num automóvel, uma vez que garante a temperatura mais adequada para o funcionamento do motor de um carro, impedindo-o de sobreaquecer e de ter várias anomalias. Para que ele seja drenado corretamente, é necessário seguir os passos seguintes:

Arrefecer o motor e soltar a tampa do radiador

Antes de tirar a tampa do radiador, a primeira ação que deve tomar é certificar-se que o motor do automóvel está frio. Ao fazê-lo estará a proteger-se de eventuais queimaduras que o anticongelante quente possa provocar. A tampa do radiador está localizada na parte frontal do veículo, à frente do motor. Para soltar a tampa do radiador, é necessário empurrá-la para baixo e rodá-la para um dos lados. Certifique-se que guarda a tampa num local seguro para, no final do processo de drenagem, a colocar de novo.

Remover o líquido refrigerante para uma panela vazia

Para realizar este passo, é fundamental que utilize luvas de proteção, pois será necessário colocar as mãos pela frente do para-choques e localizar o parafuso do radiador. Este parafuso tem a particularidade de ter a forma de cruz e encontra-se por baixo do lado esquerdo do motor. Utilize uma chave de fendas para tirar o parafuso e verter o líquido de arrefecimento. Deve colocar uma panela vazia debaixo do local onde vai fazer a drenagem e aguardar alguns minutos até que o respetivo líquido tenha sido todo drenado.

Verificar se existe alguma impureza no líquido de refrigeração

Ao verter o líquido de refrigeração do radiador, deve observar se nele se encontra qualquer tipo de sedimentos ou impurezas, como por exemplo, pedaços de metal. A existirem, é sinal que o sistema de refrigeração pode ter algum tipo de problema e este deve ser imediatamente corrigido. Se não o fizer, o radiador pode ficar danificado, o que conduz à falha do termóstato e da bomba de água. Deve certificar-se que o líquido do refrigerador é corretamente selado antes de o deitar fora, uma vez que ele pode ser prejudicial ao meio ambiente.

Diluir o líquido de refrigeração e apertar a tampa do radiador

Depois de verificar se existe alguma partícula ou impureza no líquido de refrigeração do radiador, deve apertar o parafuso de cruz que inicialmente havia sido removido. Em seguida, coloque os refrigerantes no radiador. Tenha em atenção que o sistema de refrigeração de um automóvel necessita de anticongelante e de água destilada, no entanto, não deve colocar sobre eles o líquido de arrefecimento. Primeiro, dilua-o com água e depois, com a ajuda de um pequeno funil, aplique-o no radiador. Em seguida, deve colocar a tampa no radiador e fechar o capô da viatura.

Colocar o automóvel em funcionamento

Coloque o carro em funcionamento para que o motor comece a trabalhar a uma temperatura normal. Mantenha-o ligado por alguns minutos ou, se pretender, dê um pequeno passeio com ele. Esteja particularmente atento às luzes de aviso do painel de instrumentos, para ver se surge alguma anomalia, pois pode surgir uma fuga. Em seguida, desligue o automóvel e deixe-o descansar cerca de uma hora para que o motor possa arrefecer de novo e para que o líquido refrigerante possa atuar da maneira mais apropriada.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...