Como drenar o líquido de transmissão de um carro

Title
Como drenar o líquido de transmissão de um carro
A drenagem do líquido de transmissão de um carro é uma tarefa que, na maioria das vezes, é negligenciada pelos automobilistas e não devia, pois o líquido de transmissão desempenha um papel muito importante no aumento da potência do motor. Aprenda a drenar o líquido de transmissão de um carro e mantenha sempre as peças do automóvel corretamente lubrificadas.
Quais as ferramentas e os materiais necessários
Para drenar o líquido de transmissão de um carro e para fazê-lo corretamente, é necessário reunir os instrumentos seguintes:
- Chave ajustável
- Conjunto de chaves sextavadas
- Cepo para carros ou rampa de unidade de serviço
- Panela de drenagem com capacidade de 15 litros
- Tapete ou trepadeira (opcional)
- Proteção de mãos (opcional)
- 4 recipientes de 1 litro com tampa de rosca
- Fluido de transmissão
- Funil de transmissão
Como drenar na prática o líquido de transmissão de um carro
O líquido de transmissão de um carro contém determinados ingredientes e aditivos que combatem a ferrugem e a corrosão de um automóvel, melhorando a sua estabilidade na estrada. No entanto, com o passar do tempo e com a utilização do veículo, estes aditivos e ingredientes vão-se deteriorando, o que provoca a perda da eficácia do óleo de transmissão. Para que isto não se suceda, é preciso drenar o líquido de transmissão da viatura. Para o fazer corretamente, é necessário seguir os passos seguintes:
Localizar a vareta do óleo de transmissão
Deve começar por abrir o capô e encontrar duas varetas específicas: a do óleo do motor e a do fluido de transmissão. Por norma, a vareta do líquido de transmissão tem a inscrição a dizer “TRANS” ou “ATF”. Se não tiver nenhum rótulo, ela poderá apresentar a cor vermelha, ao contrário da vareta do óleo do motor que tem a cor amarela. Se ainda assim não for suficiente, então deve observar a cor do líquido. O óleo do motor apresenta uma cor castanha e amarelada, ao passo que a coloração do fluido de transmissão tem a cor dourada ou avermelhada. Tenha em consideração que a panela de transmissão está situada na parte inferior do carro, do mesmo lado que a vareta do óleo de transmissão.
Levantar o automóvel
Para drenar corretamente o líquido de transmissão de um carro, é necessário levantar o respetivo veículo. Deve utilizar um cepo para carros ou uma rampa de unidade de serviço para aceder mais facilmente à parte inferior do veículo. Tenha em atenção que este passo é de extrema importância e, como tal, deve seguir todos os procedimentos de segurança para não danificar a viatura e para salvaguardar a sua integridade física.
Encontrar a panela do óleo de transmissão e o bujão de drenagem
Coloque um tapete no chão por debaixo do carro e deite-se sobre ele para encontrar a panela do óleo de transmissão, tendo como base o local onde a vareta se encontra. Assim que a descobrir, procure o bujão de drenagem e utilize a chave ajustável para o retirar. Dependendo da marca e do modelo do veículo, alguns bujões de engrenagem só saem com o auxílio de uma chave sextavada e, como tal, deve estar o mais bem preparado possível.
Drenar o líquido de transmissão do carro
À semelhança da drenagem do líquido de refrigeração do radiador, antes de esvaziar o fluido da panela de transmissão do carro, deve colocar uma panela vazia por debaixo do local onde vai fazer a drenagem. Tire a tampa da panela e certifique-se que a coloca num local seguro para, no final do processo de drenagem, a colocar de novo. Esteja preparado para que o fluido saia com grande pressão e, como tal, posicione-se num local estratégico de modo a evitar que o líquido drenado entre em contacto com a sua pele. Depois de ter drenado todo o fluido, coloque a tampa na panela do líquido de transmissão e baixe o automóvel.
Substituir o líquido de transmissão
Depois de ter esvaziado a panela do óleo de transmissão, é necessário abastecê-la de novo com um novo fluído. Deve retirar a vareta do líquido de transmissão e colocar um pequeno funil de transmissão que tem a particularidade de ter um bico muito comprido. Em média, é preciso adicionar 3 ou 4 litros do líquido de transmissão e verificar o nível do fluido com a respetiva vareta. Tenha em consideração que alguns modelos podem levar até cerca de 12 litros, portanto, não entre em pânico a pensar que existe alguma fuga na transmissão do seu automóvel. Depois, ligue o automóvel e, com o pé na embraiagem, deve colocar todas as mudanças, inclusive a marcha a ré, para que o líquido de transmissão se espalhe corretamente por todas as marchas.
Reciclar o fluido de transmissão utilizado
Não deite o fluido de transmissão utilizado para o chão ou para o sistema de esgotos, uma vez que este é prejudicial para o meio ambiente. Utilize recipientes de 1 litro com tampa de rosca para reciclar o fluido utilizado e certifique-se que estes ficam bem selados. Ao fazê-lo, estará a zelar pela saúde do seu automóvel e estará a ser amigo do meio ambiente.