Como drenar o líquido de transmissão de um carro

Title

Como drenar o líquido de transmissão de um carro

A drenagem do líquido de transmissão de um carro é uma tarefa que, na maioria das vezes, é negligenciada pelos automobilistas e não devia, pois o líquido de transmissão desempenha um papel muito importante no aumento da potência do motor. Aprenda a drenar o líquido de transmissão de um carro e mantenha sempre as peças do automóvel corretamente lubrificadas.

Quais as ferramentas e os materiais necessários

Para drenar o líquido de transmissão de um carro e para fazê-lo corretamente, é necessário reunir os instrumentos seguintes:

  • Chave ajustável
  • Conjunto de chaves sextavadas
  • Cepo para carros ou rampa de unidade de serviço
  • Panela de drenagem com capacidade de 15 litros
  • Tapete ou trepadeira (opcional)
  • Proteção de mãos (opcional)
  • 4 recipientes de 1 litro com tampa de rosca
  • Fluido de transmissão
  • Funil de transmissão

Como drenar na prática o líquido de transmissão de um carro

O líquido de transmissão de um carro contém determinados ingredientes e aditivos que combatem a ferrugem e a corrosão de um automóvel, melhorando a sua estabilidade na estrada. No entanto, com o passar do tempo e com a utilização do veículo, estes aditivos e ingredientes vão-se deteriorando, o que provoca a perda da eficácia do óleo de transmissão. Para que isto não se suceda, é preciso drenar o líquido de transmissão da viatura. Para o fazer corretamente, é necessário seguir os passos seguintes:

Localizar a vareta do óleo de transmissão

Deve começar por abrir o capô e encontrar duas varetas específicas: a do óleo do motor e a do fluido de transmissão. Por norma, a vareta do líquido de transmissão tem a inscrição a dizer “TRANS” ou “ATF”. Se não tiver nenhum rótulo, ela poderá apresentar a cor vermelha, ao contrário da vareta do óleo do motor que tem a cor amarela. Se ainda assim não for suficiente, então deve observar a cor do líquido. O óleo do motor apresenta uma cor castanha e amarelada, ao passo que a coloração do fluido de transmissão tem a cor dourada ou avermelhada. Tenha em consideração que a panela de transmissão está situada na parte inferior do carro, do mesmo lado que a vareta do óleo de transmissão.

Levantar o automóvel

Para drenar corretamente o líquido de transmissão de um carro, é necessário levantar o respetivo veículo. Deve utilizar um cepo para carros ou uma rampa de unidade de serviço para aceder mais facilmente à parte inferior do veículo. Tenha em atenção que este passo é de extrema importância e, como tal, deve seguir todos os procedimentos de segurança para não danificar a viatura e para salvaguardar a sua integridade física.

Encontrar a panela do óleo de transmissão e o bujão de drenagem

Coloque um tapete no chão por debaixo do carro e deite-se sobre ele para encontrar a panela do óleo de transmissão, tendo como base o local onde a vareta se encontra. Assim que a descobrir, procure o bujão de drenagem e utilize a chave ajustável para o retirar. Dependendo da marca e do modelo do veículo, alguns bujões de engrenagem só saem com o auxílio de uma chave sextavada e, como tal, deve estar o mais bem preparado possível. 

Drenar o líquido de transmissão do carro

À semelhança da drenagem do líquido de refrigeração do radiador, antes de esvaziar o fluido da panela de transmissão do carro, deve colocar uma panela vazia por debaixo do local onde vai fazer a drenagem. Tire a tampa da panela e certifique-se que a coloca num local seguro para, no final do processo de drenagem, a colocar de novo. Esteja preparado para que o fluido saia com grande pressão e, como tal, posicione-se num local estratégico de modo a evitar que o líquido drenado entre em contacto com a sua pele. Depois de ter drenado todo o fluido, coloque a tampa na panela do líquido de transmissão e baixe o automóvel.

Substituir o líquido de transmissão

Depois de ter esvaziado a panela do óleo de transmissão, é necessário abastecê-la de novo com um novo fluído. Deve retirar a vareta do líquido de transmissão e colocar um pequeno funil de transmissão que tem a particularidade de ter um bico muito comprido. Em média, é preciso adicionar 3 ou 4 litros do líquido de transmissão e verificar o nível do fluido com a respetiva vareta. Tenha em consideração que alguns modelos podem levar até cerca de 12 litros, portanto, não entre em pânico a pensar que existe alguma fuga na transmissão do seu automóvel. Depois, ligue o automóvel e, com o pé na embraiagem, deve colocar todas as mudanças, inclusive a marcha a ré, para que o líquido de transmissão se espalhe corretamente por todas as marchas.

Reciclar o fluido de transmissão utilizado

Não deite o fluido de transmissão utilizado para o chão ou para o sistema de esgotos, uma vez que este é prejudicial para o meio ambiente. Utilize recipientes de 1 litro com tampa de rosca para reciclar o fluido utilizado e certifique-se que estes ficam bem selados. Ao fazê-lo, estará a zelar pela saúde do seu automóvel e estará a ser amigo do meio ambiente.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...