Como escolher pneus

Title
Como escolher pneus
Os pneus são peças fundamentais na caracterização de um automóvel e constituem o único ponto de contacto entre o veículo e o solo. Dessa forma, a escolha de pneus para a sua viatura é uma decisão muito importante.
O seu carro pode ser a máquina mais poderosa do mercado, ter a transmissão mais sofisticada que existe, a suspensão mais elaborada que se conhece e toda uma série de extras que caracterizam a viatura como a melhor, mas tudo isso vale zero se os seus pneus não forem os mais adequados e de qualidade. É preciso escolher os pneus certos para não correr riscos, nem que para isso tenha que gastar um pouco mais, uma vez que a sua segurança e o prazer de conduzir serão determinados pela sua escolha.
Como fazer?
Actualmente, no mercado automóvel existe uma variedade impressionante de marcas de pneus pelas quais pode optar, desde novos até aos recauchutados. Em primeiro lugar, deve conhecer as suas necessidades e a sua forma de condução. Este é um aspecto muito importante, na medida em que lhe permite direccionar a sua procura no mercado. Depois, é necessário encontrar uma loja que seja da sua confiança com conhecimentos de causa que vão ao encontro das suas carências. Deve prestar atenção aos aspectos seguintes:
O tamanho dos pneus
Quando estiver a fazer a sua escolha, certifique-se que o tamanho dos seus pneus novos é desenhado para aguentar com o peso do seu veículo; que varia de marca para marca e depende também do modelo da sua viatura. Deve seguir com atenção tudo o que lhe é indicado no livrete, todas as especificações técnicas, para que numa operação stop não tenha que pagar uma multa “generosa”, por ter modificado as configurações originais do carro.
O tamanho descompensado dos pneus pode forçar a mecânica do carro, estragar a suspensão e os rolamentos, e aumentar o consumo de combustível, o que faz com que a sua viatura seja muito mais insegura.
As características dos pneus e a sua aplicação
Cada tipo de pneu tem uma aplicação e características específicas. A escolha acertada implica dois conceitos: um óptimo desempenho na estrada e uma longevidade enorme. Como tal, pode optar pelos seguintes pneus:
Pneus de Alta Performance
Estes pneus são conhecidos por oferecerem grande aderência ao piso e por atingirem altas velocidades. São pneus de grande diâmetro e largura, que obedecem a um perfil baixo (50, 45, 40 ou 20) e rodas de 17, 18 19 ou 20 polegadas e a sua construção destaca-se por ser radial. No entanto, oferecem pouco conforto.
Pneus Convencionais
São os pneus recomendados pelos fabricantes de veículos. Possuem diâmetro normal, com um perfil de série 60, 65 ou 70 e rodas de 15 ou 16 polegadas e de construção radial. Estes pneus oferecem conforto aos seus percursos, são silenciosos e têm grande durabilidade.
Pneus On/Off The Road
A utilização destes pneus destina-se a veículos de maiores dimensões, como as carrinhas pick ups e as camionetas. Podem ser utilizados no asfalto e em estradas de terra e são de construção radial. Oferecem um conforto relativo e podem produzir ruído na rodagem.
Pneus Off Road
São pneus que, como o próprio nome indica, devem ser usados fora da estrada. São desenhados unicamente para serem utilizados em terra e são normalmente de construção diagonal. São pneus normalmente usados em competições Off Road ou utilizados em serviços específicos. O seu índice de velocidade é baixo, produzem altas vibrações, ruído e diminuem a durabilidade do pneu.
A aderência dos pneus ao solo
Existem muitas considerações de avaliação ao escolher uns pneus, como tal, nunca se deve esquecer que os pneus afectam a personalidade e performance da sua viatura.
Acima de tudo é aconselhável que os pneus sejam idênticos, caso contrário, é possível que uma parte do seu veículo não responda tão rapidamente e eficazmente como a outra, o que dificulta (e muito) o seu controle e condução. Na eventualidade de ter que mudar um pneu, deve-o instalar sempre no eixo traseiro por questões de segurança.
As condições meteorológicas do local onde vive é também um dado muito importante na escolha de uns pneus, porque existem no mercado pneus específicos para serem utilizados em locais chuvosos ou solarengos.
A durabilidade dos pneus
Os pneus, de um modo geral, têm uma durabilidade de 25 mil a 70 mil quilómetros, dependendo dos cuidados do utilizador e do seu uso (off-road, desportivo, urbano e longas viagens).
Alguns cuidados a serem tomados são o balanceamento e alinhamento a cada cinco mil quilómetros e a rotação ou cruzamento dos pneus, o qual deve ser feito a cada 10 mil quilómetros, até o pneu atingir a "meia-vida" ou profundidade dos sulcos de aproximadamente 3,5 mm (quanto menor for a profundidade dos sulcos, maior é a possibilidade de aquaplanagem – uma das causas maiores dos acidentes de viação).
A calibragem dos pneus deve ser feita periodicamente e sempre antes de viagens longas, com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo.
Por tudo isto, a escolha de pneus é de enorme responsabilidade, mas a sua escolha acertada permite-lhe ter uma alta performance com o seu automóvel e uma sensação única de prazer associada à sua condução.