Error message

  • Não foi possível criar o ficheiro.
  • Não foi possível criar o ficheiro.

Como funciona o Assistente de Faixa de Rodagem

Amolgadelas

Title

Como funciona o Assistente de Faixa de Rodagem

O Assistente de Faixa de Rodagem trata-se de um sistema de segurança que previne a ocorrência de acidentes ao auxiliar o condutor quando este corre o risco de sair da faixa de rodagem.

No seu modo mais simples, Aviso de Saída da Faixa de Rodagem - Lane Departure Warning, o sistema analisa a estrada à sua frente através de uma câmara montada na parte superior do para-brisas e um computador que processa essa informação. A câmara/computador têm por objetivo identificar as guias que delimitam a estrada e analisar a posição do carro perante as mesmas. Caso o condutor se aproxime de uma das guias o carro irá fornecer, dependendo da marca automóvel, um aviso visual, sonoro ou então uma vibração do volante ou banco. No entanto, este sistema apenas funcionará se o pisca-pisca não estiver ligado porque se o mesmo estiver ligado o «carro» irá assumir que a aproximação à berma/guia é intencional.

Este sistema veio a evoluir para o Assistente de Faixa de Rodagem ao unir-se a outros sistemas de segurança, por isso é comum que sejam utilizados vários sistemas em conjunto como os sensores frontais e traseiros, controlo de ângulo morto e cruise control adaptativo que vai ajustando a velocidade do veículo conforme o ambiente que o rodeia. Desta forma para além do sistema fornecer um aviso sonoro, pode mesmo corrigir a trajetória do automóvel ao fazer pequenas correções no volante. Contudo, estas correções podem ser ignoradas pelo condutor através do controlo do volante, pois a última ação caberá sempre ao condutor.

Nem sempre o Assistente de Faixa de Rodagem funciona, pois existem situações como, por exemplo, estradas cobertas com neve onde o computador/câmara não conseguem identificar as linhas de rodagem… nestes casos o sistema é desligado e o condutor é informado do mesmo. De resto não pode esperar que este sistema conduza por si, pois é utilizado essencialmente em autoestrada onde os trajetos são mais retilíneos e claro é onde existe maior risco de distração/sonolência.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...