Como instalar uma árvore de cames num carro

Title

Como instalar uma árvore de cames num carro

Instalar uma árvore de cames num carro é um trabalho que deve ser efetuado por um profissional ou por alguém com conhecimentos mecânicos, uma vez que existem várias peças automóveis que precisam de ser corretamente colocadas e ajustadas. Aprenda a instalar uma árvore de cames num carro e saiba como regular de uma forma exata a abertura das válvulas do motor.

A importância da árvore de cames num carro

A árvore de cames controla a abertura e o fecho das válvulas do motor através de um determinado ângulo e ordem específica. A árvore de cames, também chamada árvore de comando de válvulas, veio de excêntricos, veio de ressaltos ou eixo comando de válvulas, é um mecanismo destinado a regular a abertura das válvulas num motor de combustão interna. Existem dois tipos de árvores de cames: a árvore de cames normal e a de alto desempenho.

Dependendo da localização da árvore de cames esta atua diretamente sobre as válvulas, árvore de cames "à cabeça", ou, se estiver localizada lateralmente, através de uma alavanca chamada "balanceiro".

Alguns motores possuem duas árvores de cames localizadas na cabeça (cabeçote) do motor, uma para as válvulas de admissão e outra para as válvulas de escape. A esta configuração chama-se DOHC, acrónimo de Dual OverHead Cam, já os motores que usam uma árvore simples é denominado SOHC. Motores em V poderão ter quatro árvores de cames, duas para cada bloco de cilindros.

Árvore de cames normal

A árvore de cames normal oferece um bom compromisso ao motor para a satisfação das necessidades do dia-a-dia, uma vez que permite ao carro adquirir velocidades constantes e baixas emissões de gases no tubo de escape.

Árvore de cames de alto desempenho

A árvore de cames de alto desempenho é desenvolvida com recurso à última tecnologia de ponta e tem como objetivo otimizar a potência e binário na faixa de rotações de um motor. Algumas marcas oferecem várias opções para que os automobilistas possam escolher entre potência a baixos regimes ou a altas rotações. Algumas árvores de cames têm dispositivos que permitem regular o momento exato da abertura e do fecho das válvulas, maximizando assim a performance do motor consoante a utilização.

Quais os materiais e as ferramentas necessárias

Para instalar uma árvore de cames de um carro e para fazê-lo com sucesso, é necessário reunir os utensílios seguintes:

  • Uma árvore de cames
  • Extrator do equilibrador do harmónico
  • Conjunto de chaves de fendas
  • Chave ajustável
  • Chave dinamométrica
  • Chave de porca
  • Refrigerante

Como instalar na prática uma árvore de cames num carro

Na instalação de uma árvore de cames, é muito importante realizar todos os passos pela ordem exata e assegurar que tudo está perfeito, antes de prosseguir para uma nova etapa. Faça este trabalho com calma e tranquilidade, pois assim não cometerá erros, não precisará de repetir processos e, acima de tudo, não danificará o motor do automóvel. Para o ajudar a realizar estas operações, pode recorrer ao auxílio do manual do fabricante e seguir os passos seguintes:

Inserir a árvore de cames

Para que a árvore de cames seja introduzida corretamente, é necessário que ela esteja bem lubrificada, de modo a encaixar na perfeição com as outras peças automóveis. Tenha em atenção que a árvore de cames a ser utilizada deve ter o ângulo e as especificações mais adequadas para o motor de uma viatura. Para adquirir a árvore de cames ideal, deve dirigir-se a uma loja de peças automóveis e adquirir aquela que melhor se adapta à marca e ao modelo do seu veículo. Depois de a colocar no respetivo lugar, deve voltar a assentar a placa de pressão na frente da árvore de cames e apertar os dois parafusos que a constituem.

Colocar a corrente dentada

A corrente dentada é uma peça automóvel essencial num motor de combustão interna, uma vez que é ela que controla os tempos das válvulas de um motor de um carro. Ao colocar a corrente dentada, deve verificar se a mesma está a funcionar corretamente e só depois é que deve aparafusar o centro da roda dentada superior. Em seguida, deve utilizar o extrator do equilibrador do harmónico para prosseguir com a instalação da árvore de cames. Ao colocá-lo, não se esqueça de o fixar, ao apertar o parafuso grande que está no centro do extrator.

Verificar as tampas das válvulas

A etapa seguinte passa por verificar em que estado se encontram as tampas das válvulas e verificar todos os tuches e varetas de comando que estão no seu interior. Se algum estiver danificado, é necessário substituí-lo. Depois, deve inserir os balancins e apertar os parafusos de cada um. Posteriormente, deve apertar as tampas das válvulas com o auxílio de uma chave dinamométrica para que tenham a pressão mais adequada.

Introduzir o coletor de admissão

Deve inserir o coletor de admissão do carro e apertar os seus parafusos com firmeza para que fique bem seguro. O coletor de admissão é o responsável por levar ar ou mistura de ar-combustível à entrada dos cilindros do motor e, como tal, as suas ligações devem estar corretamente efetuadas. Tenha em atenção que ao realizar esta tarefa, também terá a necessidade de substituir o distribuidor do automóvel.

Anexar a bomba de água e prender a ventoinha

O próximo passo a ser realizado consiste em anexar a bomba de água à cobertura da corrente dentada. Tenha em mente que deve arranjar uma nova junta da bomba de água antes de esta ser aparafusada. Em seguida, deve pôr a polia da ventoinha no motor do automóvel e prendê-la com segurança ao apertar os seus parafusos centrais.

Juntar o radiador

A última operação que deve ser efetuada para instalar uma árvore de cames num automóvel passa por colocar o radiador no seu local habitual. Deve anexar as duas linhas do líquido de transmissão e, para o fazer com exatidão, deve recorrer ao auxílio de uma chave de porca. Em seguida, deve conectar as mangueiras do radiador (superior e inferior) e verificar se a tampa do radiador se encontra em ótimas condições de utilização. Como o radiador se encontra vazio, é necessário adicionar líquido de refrigeração antes de ligar o automóvel. Depois de ter colocado o líquido de arrefecimento no radiador do carro, deve ligar o motor do veículo para ver se está tudo a funcionar corretamente.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...