Como instalar uma nova ventoinha no radiador de um carro

Title

Como instalar uma nova ventoinha no radiador de um carro

A ventoinha do radiador de um carro é fundamental no funcionamento do motor de um carro. No entanto, se estiver avariada, ela precisa de ser substituída para impedir que o radiador aqueça demais. Saiba como instalar uma nova ventoinha do radiador de um carro e impeça o sobreaquecimento do motor da sua viatura.

Quais os materiais e as ferramentas necessárias

Para instalar uma nova ventoinha do radiador de um carro e para fazê-lo com sucesso, é necessário reunir os utensílios seguintes:

  • Conjunto de chaves de parafusos
  • Conjunto de soquetes e catracas

Como instalar na prática a ventoinha do radiador num carro

A ventoinha do radiador de um carro tem a responsabilidade de arrefecer o radiador e de impedir que o motor de um veículo sobreaqueça. Trata-se de uma peça de extrema importância e, como tal, deve estar em ótimas condições de utilização. Se detetar que ela tem alguma anomalia, é necessário colocar uma nova imediatamente. Para que ela seja colocada com êxito, é necessário seguir os passos seguintes:

Desconectar os fios para os radiadores elétricos

Deve começar por estacionar o automóvel numa área segura e nivelada, abrir o capô do carro e procurar o local onde se encontra o radiador. Assim que o tiver localizado, verifique se é elétrico ou acionado por uma correia. No caso de ser elétrico, será necessário desligar os fios elétricos antes de continuar. Procure na parte traseira do radiador por fios elétricos salientes e depois siga-os até encontrar o local onde devem ser desconectados.

Remover a saia da ventoinha do radiador

Depois de os fios elétricos terem sido desligados, é necessário remover a saia da ventoinha do radiador. Para o fazer corretamente, é necessário utilizar uma chave de soquete ou catraca com o intuito de remover os parafusos. Depois de os ter retirado, deve remover a saia da ventoinha com muito cuidado, pois esta é uma peça automóvel muito frágil e pode partir ao mínimo toque. Tenha em atenção que os parafusos devem ser guardados num único local, pois, mais tarde, serão necessários para reinstalar a nova ventoinha do radiador.

Retirar a ventoinha do radiador

O próximo passo a ser realizado está relacionado com a remoção da ventoinha do radiador. Para ser bem-sucedido, deve utilizar um conjunto de chaves de parafusos ou catracas reversíveis para retirar os parafusos que estão a prender a ventoinha do radiador ao próprio. Na maioria dos modelos, esta tarefa é de fácil execução, pois basta soltar alguns parafusos e tirar a ventoinha. No entanto, em determinados veículos, é necessário desmontar a embraiagem da ventoinha antes de retirar a ventoinha do radiador. Em ambas as situações, terá apenas de tirar uma série de parafusos para conseguir tirar a ventoinha do radiador do carro, mas deve ter em atenção onde coloca os respetivos parafusos, pois vai precisar deles mais tarde.

Substituir a ventoinha do radiador

Para substituir a ventoinha do radiador de um carro, é preciso comprar uma nova que seja compatível com a marca e o modelo do seu veículo. Pode adquiri-la numa loja especializada de automóveis e inseri-la no espaço onde a velha ventoinha do radiador estava instalada. Utilize os parafusos que foram desapertados no momento de remover a ventoinha antiga e fixe a nova na respetiva posição. Depois de ter realizado este passo, deve recolocar a embraiagem da ventoinha, se a mesma tiver sido retirada. Em seguida, deve prender a saia da ventoinha do radiador com os parafusos que no início colocou de parte.

Ligar de novo os fios elétricos e realizar testes de verificação

Se o radiador do automóvel for elétrico, é preciso reconectar os fios elétricos na parte de trás do radiador do carro. Após a realização desta operação, deve fechar o capô do veículo e fazer testes de verificação à viatura para se certificar que a nova ventoinha do radiador está a funcionar corretamente. Depois da instalação da nova ventoinha do radiador, deve acompanhar com a máxima atenção a temperatura de funcionamento do automóvel e verificar se existe alguma fuga do líquido de refrigeração. Se não detetar qualquer tipo de anomalia, é sinal que a instalação da nova ventoinha do radiador foi um sucesso, caso contrário, terá de recorrer à ajuda de um mecânico qualificado para resolver o problema.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...