Como instalar uma nova ventoinha no radiador de um carro

Title
Como instalar uma nova ventoinha no radiador de um carro
A ventoinha do radiador de um carro é fundamental no funcionamento do motor de um carro. No entanto, se estiver avariada, ela precisa de ser substituída para impedir que o radiador aqueça demais. Saiba como instalar uma nova ventoinha do radiador de um carro e impeça o sobreaquecimento do motor da sua viatura.
Quais os materiais e as ferramentas necessárias
Para instalar uma nova ventoinha do radiador de um carro e para fazê-lo com sucesso, é necessário reunir os utensílios seguintes:
- Conjunto de chaves de parafusos
- Conjunto de soquetes e catracas
Como instalar na prática a ventoinha do radiador num carro
A ventoinha do radiador de um carro tem a responsabilidade de arrefecer o radiador e de impedir que o motor de um veículo sobreaqueça. Trata-se de uma peça de extrema importância e, como tal, deve estar em ótimas condições de utilização. Se detetar que ela tem alguma anomalia, é necessário colocar uma nova imediatamente. Para que ela seja colocada com êxito, é necessário seguir os passos seguintes:
Desconectar os fios para os radiadores elétricos
Deve começar por estacionar o automóvel numa área segura e nivelada, abrir o capô do carro e procurar o local onde se encontra o radiador. Assim que o tiver localizado, verifique se é elétrico ou acionado por uma correia. No caso de ser elétrico, será necessário desligar os fios elétricos antes de continuar. Procure na parte traseira do radiador por fios elétricos salientes e depois siga-os até encontrar o local onde devem ser desconectados.
Remover a saia da ventoinha do radiador
Depois de os fios elétricos terem sido desligados, é necessário remover a saia da ventoinha do radiador. Para o fazer corretamente, é necessário utilizar uma chave de soquete ou catraca com o intuito de remover os parafusos. Depois de os ter retirado, deve remover a saia da ventoinha com muito cuidado, pois esta é uma peça automóvel muito frágil e pode partir ao mínimo toque. Tenha em atenção que os parafusos devem ser guardados num único local, pois, mais tarde, serão necessários para reinstalar a nova ventoinha do radiador.
Retirar a ventoinha do radiador
O próximo passo a ser realizado está relacionado com a remoção da ventoinha do radiador. Para ser bem-sucedido, deve utilizar um conjunto de chaves de parafusos ou catracas reversíveis para retirar os parafusos que estão a prender a ventoinha do radiador ao próprio. Na maioria dos modelos, esta tarefa é de fácil execução, pois basta soltar alguns parafusos e tirar a ventoinha. No entanto, em determinados veículos, é necessário desmontar a embraiagem da ventoinha antes de retirar a ventoinha do radiador. Em ambas as situações, terá apenas de tirar uma série de parafusos para conseguir tirar a ventoinha do radiador do carro, mas deve ter em atenção onde coloca os respetivos parafusos, pois vai precisar deles mais tarde.
Substituir a ventoinha do radiador
Para substituir a ventoinha do radiador de um carro, é preciso comprar uma nova que seja compatível com a marca e o modelo do seu veículo. Pode adquiri-la numa loja especializada de automóveis e inseri-la no espaço onde a velha ventoinha do radiador estava instalada. Utilize os parafusos que foram desapertados no momento de remover a ventoinha antiga e fixe a nova na respetiva posição. Depois de ter realizado este passo, deve recolocar a embraiagem da ventoinha, se a mesma tiver sido retirada. Em seguida, deve prender a saia da ventoinha do radiador com os parafusos que no início colocou de parte.
Ligar de novo os fios elétricos e realizar testes de verificação
Se o radiador do automóvel for elétrico, é preciso reconectar os fios elétricos na parte de trás do radiador do carro. Após a realização desta operação, deve fechar o capô do veículo e fazer testes de verificação à viatura para se certificar que a nova ventoinha do radiador está a funcionar corretamente. Depois da instalação da nova ventoinha do radiador, deve acompanhar com a máxima atenção a temperatura de funcionamento do automóvel e verificar se existe alguma fuga do líquido de refrigeração. Se não detetar qualquer tipo de anomalia, é sinal que a instalação da nova ventoinha do radiador foi um sucesso, caso contrário, terá de recorrer à ajuda de um mecânico qualificado para resolver o problema.