Como lavar um carro sem água

Title

Como lavar um carro sem água

A lavagem de um automóvel é uma tarefa básica na manutenção de um carro, no entanto, ela pode ser efetuada de uma forma ecológica e consciente, isto é, sem água. Saiba como lavar um carro sem água e mantenha o seu veículo mais limpo e brilhante do que nunca.

A lavagem de um carro sem água

A lavagem de um carro sem água é uma alternativa eficiente e ecológica à tradicional lavagem de automóveis que exige cerca de 300 a 530 litros de água em cada limpeza. Para a realizar corretamente, é necessário encontrar no mercado agentes de limpeza produzidos à base de petróleo, assim como agentes orgânicos feitos de extratos de plantas.

Para todas as pessoas com alergias, a melhor alternativa passa pela escolha dos agentes de limpeza orgânicos, dado que estes são os mais naturais e não representam qualquer tipo de perigo para a saúde pública.

A lavagem de um carro sem água é uma tarefa de fácil realização que pode ser feita em casa. Trata-se de um trabalho que não requer um esforço físico superior à habitual lavagem automóvel e apresenta resultados idênticos.

Quais os materiais necessários

Para que a lavagem de um carro sem água seja efetuada com sucesso, é necessário reunir os materiais seguintes:

  • Produtos de lavagem de carros sem água
  • Panos ou toalhas macias

Como lavar um carro sem água na prática

A manutenção de um automóvel é uma tarefa de revisão contínua e a lavagem de um veículo é um dos fatores mais importantes que deve ser sempre realizada. Dessa forma, para lavar o seu carro sem água e para fazê-lo corretamente, é necessário realizar os 5 passos seguintes:

1. Preparar-se para a lavagem

A lavagem de um automóvel pode ser realizada no interior de uma garagem ou ao ar livre se as condições atmosféricas assim o permitirem, isto é, se não estiver muito vento ou um tempo chuvoso. Ao lavar a viatura, deve ter em atenção que os produtos de lavagem de carros sem água contêm líquidos específicos que são muito dispendiosos e, como tal, não devem ser desaproveitados. Nesse sentido, deve certificar-se que os produtos são corretamente colocados para que não existam desperdícios desnecessários.

2. Aplicar o produto de lavagem do automóvel

Para lavar o seu carro sem água é necessário aplicar o produto de lavagem na superfície do automóvel. Deve começar pelo topo, cobrir todas as partes do veículo e certificar-se que não está a utilizar uma quantidade em excesso. Existem vários produtos disponíveis no mercado (em pomada ou spray) e de acordo com o que tenha escolhido, terá de o pulverizar ou aplicar com a ajuda de um pano macio. Se o seu produto de limpeza sem água contiver cera (é o que acontece na maioria das vezes) não deve aplicá-lo sobre as janelas e para-brisas do respetivo automóvel, pois isso vai condicionar a visibilidade do condutor e a sua capacidade de condução.

Ao aplicar o produto de limpeza, deve aguardar uns minutos para que ele possa atuar e dissolver a sujidade que se encontra alojada no respetivo automóvel. Normalmente, estes produtos têm uma atuação rápida, no entanto, é aconselhável que aguarde cerca de 15 minutos para obter os melhores resultados.

3. Remover a sujidade

Este é um dos passos mais importantes que deve ser realizado na lavagem de um carro sem água. É necessário utilizar um pano ou uma toalha para limpar o automóvel e deve-o fazer de forma delicada por toda a superfície do veículo, para retirar o produto aplicado e a respetiva sujidade. Tenha em atenção que deve utilizar um pano limpo para cada área diferente da sua viatura, para que todas as impurezas sejam retiradas. No caso de se deparar com áreas mais sujas, não as esfregue, uma vez que isso pode estragar a respetiva pintura. Nesta situação específica, deve aplicar uma maior quantidade de produto de limpeza e aguardar um pouco para que a sujidade saia por ela própria.

4. Limpar o carro

Depois de remover o produto e a sujidade, deve limpar minuciosamente o automóvel. Para o fazer de uma forma correta, é necessário pegar em novos panos ou toalhas e esfregar o veículo inteiro com movimentos circulares. O seu carro ficará como novo e terá um aspeto brilhante e resplandecente.

5. Observar se existem arranhões

Antes de terminar a lavagem do seu automóvel, deve verificar se nele existe qualquer tipo de arranhão ou lasca na pintura. Se existirem, devem ser imediatamente reparados, caso contrário, o automóvel pode começar a ganhar ferrugem e isso vai deteriorar o veículo. Para que isso não aconteça, deve aplicar uma pequena quantidade de produto de lavagem de carros sem água sobre as áreas afetadas e deixá-lo atuar durante cerca de 15 minutos. A cera dos produtos de limpeza a seco pode tratar pequenas falhas e fazer com que estas fiquem invisíveis.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...