Como limpar um motor turbo diesel de um carro

Title

Como limpar um motor turbo diesel de um carro

A limpeza de um motor turbo diesel é um dever, uma vez que afasta a pressão sobre os componentes internos do motor e melhora a performance de um automóvel. Saiba como limpar um motor turbo diesel de um carro.

A limpeza de um motor turbo diesel

Os carros turbo diesel tendem a ter motores muito mais pesados do que os automóveis convencionais a gasolina e, à conta disso, sofrem uma maior pressão sobre os seus componentes internos quando estes são utilizados. Para combater esta situação, é necessário limpar corretamente o motor turbo diesel de uma viatura. A limpeza regular de um motor turbo diesel permite a remoção de depósitos de carbono e de sujidades comuns que afetam a eficácia do motor. Esta é uma tarefa de fácil execução e está ao alcance de qualquer um. No entanto, para a fazer da melhor maneira, é fundamental reunir todos os materiais necessários.

Quais as ferramentas e os materiais necessários

Para limpar um motor turbo diesel de um carro e para fazê-lo com sucesso, é necessário adquirir os utensílios seguintes:

  • Óleo diesel de baixa qualidade para o processo de limpeza
  • Óleo de qualidade para recarregar os motores diesel
  • Filtro do óleo
  • Tabuleiro para recolha de óleo utilizado
  • Aditivos de óleo diesel
  • Filtro do combustível
  • Filtro do ar
  • Panos ou toalha de papel resistente

Como limpar na prática um motor turbo diesel de um carro

A manutenção de um automóvel faz-se através de uma revisão detalhada de todas as suas peças constituintes e a limpeza do motor turbo diesel é uma das mais importantes a ser realizada. Para a fazer corretamente, é necessário seguir os 5 passos seguintes:

1. Preparar o carro

Para limpar o motor turbo diesel de um carro, é necessário deixar o motor arrefecer completamente antes de começar a trabalhar nele. Esta regra aplica-se a todos os que tenham utilizado o automóvel durante um longo período de tempo. Caso não o tenha feito, terá de ligar o veículo e mantê-lo, durante alguns minutos, à temperatura normal de funcionamento, para que o óleo e outros fluidos líquidos percorram o motor da viatura. Certifique-se que não existe qualquer fuga (Link para o artigo Como parar uma fuga de óleo no motor de um carro) na circulação do óleo ou de outros líquidos, para que a limpeza decorra sem qualquer tipo de dificuldade.

2. Drenar o óleo velho

A drenagem do óleo velho do motor turbo diesel deve ser realizada de acordo com as instruções do fabricante do automóvel. Pode fazê-lo através de duas maneiras distintas:

Manter o filtro velho do óleo: ao manter o filtro velho do óleo do motor do carro, deve retirar o óleo que se encontra dentro do motor a diesel. Posteriormente, terá de acrescentar um óleo diesel de baixa qualidade para que seja efetuada uma limpeza eficaz. Este é o método mais popular e mais utilizado na lavagem de um motor a diesel.

Mudar o filtro velho do óleo: se utilizar uma garrafa de óleo de pré-mistura na lavagem de um motor a diesel, é necessário instalar um novo filtro. Tenha em atenção que ao adicionar óleo de lavagem de motor, é necessário drenar um pouco do óleo velho para que ele não fique acima da marca que se encontra na vareta de medição.

Adicionar um óleo de pré-mistura na lavagem de um motor turbo diesel pode parecer o caminho mais fácil para limpar o motor, no entanto, não é recomendado que o faça, pois as substâncias de lavagem que se encontram na pré-mistura podem ser muito ásperas para o motor turbo diesel e podem remover as linhas de óleo.

É preciso ter em mente que os motores dos carros a diesel trabalham mais do que os motores a gasolina e as linhas de óleo protegem as partes móveis do motor de possíveis atritos e outros tipos de desgaste.

3. Ligar o carro

Sempre que realizar uma limpeza ao motor diesel de um automóvel, deve ligar o veículo e mantê-lo a trabalhar, sem o conduzir, durante um período máximo de 10 minutos. Se tiver optado pela utilização de óleo de pré-mistura, o período de tempo em que o carro deve permanecer ligado é mais alargado, aproximadamente 25 a 30 minutos ou de acordo com as instruções que estiverem descritas no rótulo da respetiva garrafa.

4. Verter o óleo novamente

O manter o automóvel ligado, permite que o óleo de baixa qualidade ou de pré-mistura atue e limpe o motor de um carro a diesel. Se tiver utilizado o óleo de baixa qualidade no processo de limpeza, é necessário drená-lo de novo para um tabuleiro específico e colocar um novo filtro do óleo. Por outro lado, se tiver utilizado o óleo de pré-mistura, deve drenar o óleo e colocar novamente um novo filtro para proteger o motor do seu veículo de uma forma mais eficaz.

5. Adicionar óleo fresco e testar o automóvel

O último passo na limpeza de um motor turbo diesel de um carro está relacionado com o seu abastecimento. O motor deve ser provido com óleo diesel de alta qualidade e todo o tipo de aditivos. Deve verificar em que estado se encontram os filtros do ar e do combustível e, em caso de necessidade, deve substituí-los. Faça um pequeno teste de condução para ver se existe alguma fuga e beneficie da potência total do seu motor turbo diesel.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...