Como limpar o sistema de injeção de combustível de um carro

Motor de um jaguar

Title

Como limpar o sistema de injeção de combustível de um carro

A limpeza do sistema de injeção de combustível de um automóvel é uma tarefa de difícil execução, no entanto, com o auxílio de um guia para motores automóveis e das ferramentas mais adequadas, conseguirá fazê-lo com sucesso. Saiba como limpar o sistema de injeção de combustível de um carro e mantenha a máxima potência do seu veículo.

Quais as ferramentas e os materiais necessários

Para limpar o sistema de injeção de combustível de um carro e para fazê-lo com sucesso, é necessário reunir os utensílios seguintes:

  • Kit de limpeza do injetor de combustível
  • Guia detalhado para motores automóveis
  • Óculos de proteção

Como limpar na prática o sistema de injeção de combustível de um carro

O sistema de injeção de combustível de um carro permite um controlo mais eficaz da mistura ar-combustível de um automóvel, o que melhora a sua performance na estrada. Para limpá-lo corretamente, é necessário ser muito cuidadoso e cumprir com os aspetos seguintes:

Confirmar se tem as ferramentas mais apropriadas

A ferramenta principal que é necessária para realizar a manutenção e revisão do sistema de injeção de combustível de um carro é um kit de limpeza específico para injetores de combustível. Estes kits de limpeza têm um custo elevado, apesar de serem rentáveis a longo prazo, e podem ser adquiridos numa loja especializada de automóveis. Por outro lado, é aconselhável que tenha um guia detalhado para motores de automóveis, pois este utensílio é uma ferramenta de extrema importância para todos os que não estão familiarizados com o funcionamento interno do motor de um carro. Na maioria das vezes, este guia encontra-se incluído na aquisição do kit de limpeza.

Abrir o compartimento do motor

Antes de começar o processo de limpeza do sistema de injeção de combustível de um carro, certifique-se que o motor do seu automóvel está desligado. Depois, deve abrir o capô do veículo e o respetivo compartimento do motor. Procure a localização dos injetores de combustível: para os descobrir deve consultar o guia do motor da viatura.

Preparar o sistema de injeção de combustível para a limpeza

Depois de localizar os injetores de combustível, deve preparar-se para iniciar o processo de limpeza. Tenha em atenção que enquanto o processo de limpeza estiver em funcionamento, é muito importante certificar-se que o combustível não é bombeado para o motor. Esta tarefa pode ser realizada de duas formas distintas:

  • Utilizar tubos de entrada de combustível no motor para conectar a saída de gasóleo ou gasolina;
  • Remover a bomba de combustível e parar o retorno de combustível do motor.

Assim que tiver a certeza que o combustível não está a ser lançado para o motor do automóvel, deve iniciar o processo de limpeza.

Começar o processo de limpeza

Depois de ter preparado convenientemente os injetores de combustível, é chegada a hora de começar o procedimento de limpeza dos mesmos. Para o fazer com êxito, é necessário seguir os 5 passos seguintes:

  • Ligar um solvente pressurizado aos injetores de combustível. Tenha em atenção que deve utilizar óculos de proteção com o intuito de proteger os seus olhos, assim como deve evitar o contacto do solvente com a sua pele.
  • Iniciar o motor do automóvel para que o solvente flua para os injetores de combustível. O tempo que o carro deverá ficar ligado encontra-se especificado no respetivo kit de limpeza.
  • Desligar o motor, remover o material de limpeza e conectar de novo a linha e a bomba de combustível do motor.
  • Confirmar que todas as conexões estão corretamente ligadas e iniciar novamente o motor do automóvel.
  • Levar o veículo para uma unidade de teste para determinar a eficácia da limpeza e, se necessário, repetir o processo para limpar corretamente os injetores de combustível.

Ao realizar estes passos de limpeza, o motor de um automóvel obterá uma melhoria considerável na sua potência e desempenho na estrada. Caso contrário, é necessário recorrer aos serviços de um mecânico qualificado e levar o seu veículo a uma oficina de automóveis para descobrir onde se encontra a anomalia.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...