Como limpar o sistema de refrigeração de um carro

Limpar o sistema de refrigeração de um carro

Title

Como limpar o sistema de refrigeração de um carro

A limpeza do sistema de refrigeração de um carro é uma das áreas mais importantes na manutenção do motor de um automóvel. Trata-se de uma tarefa de difícil execução, no entanto, com o auxílio das ferramentas mais apropriadas conseguirá fazê-lo com sucesso. Saiba como limpar o sistema de refrigeração de um carro e garanta o correto funcionamento do motor do seu veículo.

Quais as ferramentas e os materiais necessários

Para limpar o sistema de refrigeração de um carro e para fazê-lo corretamente, é necessário reunir os utensílios seguintes:

  • Toalhas
  • Chave ajustável
  • Baldes vazios
  • Kit de limpeza
  • Anticongelante
  • Recipiente com água

Como limpar na prática o sistema de refrigeração de um carro

A limpeza do sistema de refrigeração de um carro é uma tarefa que envolve vários passos distintos e pode ser realizada por qualquer pessoa. No entanto, para a fazer com êxito, é necessário realizar os passos seguintes:

Estacionar o automóvel num local estratégico

Na limpeza de um carro e na revisão das suas peças automóveis e circuitos principais, o automóvel deve estar estrategicamente posicionado. É aconselhável que o veículo esteja situado num local nivelado, bem iluminado e espaçoso, para que todos os trabalhos de manutenção sejam realizados corretamente.

Arrefecer o motor

Para limpar o sistema de refrigeração de um carro, é fundamental que o motor do automóvel esteja frio. Se o motor estiver quente, correrá o risco de sofrer queimaduras graves causadas pela pressão e calor excessivo do radiador. Como tal, deve aguardar que o motor arrefeça para começar a trabalhar e limpar o sistema de refrigeração.

Localizar a válvula de drenagem do radiador e libertar o líquido de refrigeração

Assim que o motor do automóvel estiver frio, deve descobrir o local onde se encontra a válvula de drenagem. Normalmente, ela está situada na extremidade inferior do radiador e é de fácil acesso. Assim que a encontrar, com o auxílio de uma chave ajustável, deve desapertá-la e drenar o fluido de refrigeração do radiador para um balde vazio. Depois do líquido ter sido drenado, é necessário fechar a válvula de drenagem.

Instalar um kit de limpeza

Depois de ter drenado o líquido de refrigeração do radiador do automóvel, é necessário instalar um kit de limpeza para limpar corretamente o sistema de refrigeração. Os kits de limpeza do sistema de refrigeração encontram-se à venda em qualquer loja de automóveis e a sua aplicação deve ser realizada conforme as instruções do respetivo kit. Normalmente, e na maioria dos casos, é preciso cortar o canal de alimentação do motor e instalar o “T” para a linha do refrigerante. Depois, é preciso segurar todas as conexões e ligar a mangueira de jardim ao kit de limpeza.

Aplicar um divisor para realizar a limpeza

Deve colocar um divisor na parte superior do radiador, pois esse é o local onde a água e o refrigerante serão derramados durante o processo de lavagem. Tenha em atenção que deve colocar uma mangueira ligada ao divisor para direcionar a água e o refrigerante para um balde.

Ligar o motor do automóvel

Deve ligar o motor do automóvel e abrir a água da torneira à qual a mangueira está conectada. O refrigerante começará a circular e sairá através do divisor que foi colocado na parte superior do radiador. Permita que a água continue a ser bombeada até que saia com um aspeto brilhante e reluzente. Quando isso acontecer, deve desligar o motor do carro e a mangueira, pois é sinal que o sistema de refrigeração já se encontra bem limpo.

Drenar o radiador

Depois de ter efetuado a limpeza do sistema de refrigeração, é necessário drenar mais uma vez o fluido do radiador. Deve abrir a válvula de drenagem do radiador e verter o líquido que lá se encontra para um balde vazio. Ao fazê-lo estará a retirar todas as poeiras e partículas que ainda possam lá estar. Em seguida, deve fechar a válvula de drenagem.

Aplicar anticongelante

Um dos últimos passos que deve ser realizado na limpeza do sistema de refrigeração de um carro passa por colocar anticongelante no radiador do veículo. Tenha em atenção que este deve ser colocado até que se consiga ver o refrigerante a circular. Depois, coloque a tampa do radiador e feche-o com segurança.

Dar uma volta com o automóvel

Deve realizar um pequeno teste de condução com o seu veículo para verificar se tudo está a funcionar corretamente. Verifique se alguma luz de aviso do painel de instrumentos do carro é acionada, pois pode surgir alguma fuga. Caso não apareça nenhuma luz, é sinal de que a limpeza do sistema de refrigeração foi efetuada com sucesso e, como tal, pode beneficiar da máxima potência e eficácia do seu motor automóvel.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...