Como preparar e proteger o seu veículo para a chegada do Inverno

Carro numa estrada com neve

Title

Como preparar e proteger o seu veículo para a chegada do Inverno

Com a chegada do inverno e com a mudança das condições climatéricas o condutor necessita de ter um cuidado acrescido em relação à manutenção do seu automóvel. Saiba como preparar e proteger o seu veículo para a chegada do inverno e faça dele um automóvel seguro na estrada.

Com o intuito de estar o melhor preparado possível para passar um inverno sem dificuldades, é necessário fazer uma revisão exaustiva ao estado do seu veículo e das suas peças constituintes. Siga os pontos seguintes:

  1. Faça um diagnóstico pormenorizado sobre o funcionamento geral do automóvel. O condutor é, ou deve ser, o melhor amigo do seu veículo, pois ele é a pessoa que melhor conhece o funcionamento do seu carro e sabe se o mesmo está em boas ou más condições de utilização. Se verificar que o seu automóvel apresenta barulhos estranhos durante a marcha, ou se tem dificuldades de arranque, ou mesmo pouco poder de aceleração, isso significa que ele poderá não conseguir sobreviver ao próximo inverno. É fundamental detetar atempadamente todas as anomalias que o veículo apresenta e tratar delas – quanto mais cedo melhor.
  2. Encha sempre o depósito de combustível. Opte sempre por encher na sua totalidade o depósito de combustível, pois se não o fizer o risco de aparecer ferrugem e humidade no interior do tanque de combustível é maior. Se o seu automóvel não apresenta o melhor rendimento na estrada e/ou soluça, isso poderá significar que é necessário substituir o filtro do combustível.
  3. Verifique o sistema de refrigeração. O sistema de refrigeração deve ser inspecionado uma vez por ano e o anticongelante e a água devem estar nos níveis recomendados. Se pretender verificar em que estado se encontram os fluidos refrigerantes, deve ter em atenção que nunca deve remover a tampa do radiador até o motor estar completamente frio, para evitar acidentes como queimaduras graves. Todos os outros componentes do sistema de refrigeração devem ser examinados por um técnico profissional.
  4. Confira o estado das escovas dos para-brisas. Por norma, as escovas do para-brisas desgastam-se de um ano para o outro e a melhor altura de as substituir é antes da chegada do inverno. Dessa forma, terá uma melhor visibilidade de tudo o que se passa à sua volta e estará mais alerta para todas as condicionantes do trânsito e da estrada.
  5. Verifique o estado do aquecedor e do desembaciador de vidros. O aquecedor e o desembaciador de vidros devem estar em boas condições de utilização para que o condutor e os respetivos passageiros possam usufruir de uma viagem com a máxima comodidade e visibilidade.
  6. Inspecione a bateria. A bateria de um automóvel é composta por óxido de chumbo (ácido sulfúrico e água) e é cheia com eletrólitos (ácido de bateria) que permitem colocar o motor do carro em funcionamento ou ligar qualquer acessório elétrico do veículo. Para verificar se a bateria consegue aguentar o inverno, deve limpar todas as superfícies da bateria, apertar todas as conexões e vigiar a quantidade de óxido de chumbo existente.
  7. Inspecione o estado em que as luzes se encontram. O estado das luzes é de extrema importância para que, em dias mais cinzentos, o automobilista possa ver o que se passa à sua frente na estrada e também para ser visto. Dessa forma, deve analisar o estado de todas as luzes e lâmpadas e substituir aquelas que estejam queimadas.
  8. Examine o escape do seu veículo. Para fazer este teste o automóvel deve estar elevado para verificar se existe alguma fuga no escape. A confirmar-se a existência de uma fuga, deve corrigi-la imediatamente, uma vez que isso poderá significar que o catalisador não está a funcionar corretamente. Se realizar esta operação deve ter o máximo cuidado, uma vez que a inspiração dos gases de escape em grande quantidade pode ser mortal.
  9. Verifique a pressão dos pneus. É fundamental que o condutor vigie o estado dos pneus do seu automóvel. Um dos aspetos mais importantes a considerar é a pressão que eles apresentam. A pressão dos pneus quando é feita corretamente permite que o automóvel tenha uma maior aderência ao piso e, dessa forma, consegue passar a estação do inverno sem qualquer tipo de sobressalto.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...