Como preparar o seu carro para umas férias em família

Carro preparado para férias em familia

Title

Como preparar o seu carro para umas férias em família

Se, no próximo verão, está a pensar em realizar uma viagem de carro com a família, deverá ter em atenção que existem inúmeros preparativos a ter em conta, de modo a garantir que o seu veículo se encontra em perfeitas condições de utilização. Saiba como preparar o seu carro para umas férias em família e conduza com destino a umas férias de sonho.

Para seguir em viagem com a máxima comodidade e segurança, deve tratar de colocar o seu automóvel nas melhores condições possíveis. Como tal, deve cumprir com os aspetos seguintes:

Realizar uma inspeção exaustiva ao veículo

Na preparação de uma grande viagem, deve submeter o seu veículo e as suas peças automóveis a uma inspeção completa e rigorosa. Assim, não correrá o risco de ficar encalhado no meio do nada e com uma avaria entre mãos por resolver. Uma inspeção exaustiva de um automóvel possibilita verificar detalhadamente o estado do motor, radiador, filtros, travões, bateria e todas as componentes elétricas de um carro. Trata-se do procedimento mais apropriado e seguro antes de se fazer à estrada.

Observar minuciosamente o exterior do automóvel

Deve observar com a máxima atenção o exterior de um automóvel para ver se este está em perfeitas condições para seguir em viagem. Dessa forma, é necessário dedicar particular atenção ao estado das escovas, das luzes e à possibilidade de colocar qualquer tipo de bagagem no exterior do veículo. Se tiver a possibilidade de colocar algum tipo de bagagem na traseira ou no cimo do veículo, certifique-se que a estrutura é segura e que está corretamente aparafusada.

Examinar com atenção os pneus do carro

Sempre que realizar uma viagem de média/longa duração, deve verificar com atenção o estado dos pneus do automóvel. Deve observar se existe algum tipo de desgaste excessivo ou irregular nos pneus dianteiros ou traseiros que possa afetar a performance e a estabilidade do veículo na estrada. Consulte sempre o manual do fabricante para determinar a pressão dos pneus mais adequada para o seu carro. Por outro lado, deve ter em consideração que o calor do verão, juntamente com o atrito intenso de um asfalto muito quente, pode causar um desgaste superior dos pneus.

Avaliar se os travões estão em boas condições de funcionamento

Os travões de um automóvel são determinantes para uma condução segura e eficaz. Como tal, deve certificar-se que os travões do seu automóvel estão em perfeitas condições de utilização. Se detetar algum barulho diferente do habitual, deve consultar imediatamente o seu mecânico ou representante da marca para uma análise detalhada.

Escolher o melhor itinerário

Atualmente, as viagens de aventura de automóvel estão salvaguardadas pela existência do Sistema de Posicionamento Global (GPS). Este sistema possibilita que as viagens de carro sejam mais seguras e garante que os automobilistas escolham o melhor itinerário possível. Assim, poupa-se o tempo em que os condutores andavam vários quilómetros perdidos à procura da estrada correta que os levasse ao seu destino, pois o GPS dá-lhe todas as indicações e até fornece alternativas para evitar os locais de maior tráfego. Por outro lado, é aconselhável que não se esqueça de levar uma merenda para a sua viagem, dado que esta poderá ser longa e podem não existir estações de serviço ao longo do percurso. Esta é também uma forma de poupar tempo e dinheiro numa viagem de carro.

Lavar e encerar o seu automóvel

As más condições atmosféricas que se fazem sentir no inverno como a neve, o orvalho e as chuvas fortes podem desgastar irremediavelmente um veículo e, como tal, necessita de ter um cuidado acrescido em relação à manutenção do seu automóvel. Nesse sentido, deve-o lavar e encerar na primavera para que o automóvel mantenha sempre o seu brilho original. Por outro lado, ao fazê-lo estará a proteger o seu veículo do aparecimento da ferrugem.

Preparar um kit de emergência

Independentemente do automóvel estar o melhor preparado possível para umas férias em família, os acidentes são imprevisíveis e podem acontecer. Dessa forma, deve preparar um kit de emergência para qualquer tipo de eventualidade. O kit de emergência deve ter: um kit de primeiros socorros, cabos de bateria, um macaco, uma bomba de ar, cobertores, alimentos e bebidas suplementares.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...