Como reparar um filtro de combustível obstruído

Mecanico reparar um filtro de combustível

Title

Como reparar um filtro de combustível obstruído

Um filtro de combustível obstruído impede que o gasóleo ou a gasolina se desloquem de uma forma fluida até ao motor de um carro e, quando isso se sucede, existe um maior desgaste do motor e de todas as suas peças constituintes. Saiba como reparar um filtro de combustível obstruído e preserve a saúde do motor do seu veículo.

A importância do filtro de combustível

O filtro do combustível assume uma importância extraordinária no funcionamento de um carro e de todas as suas peças. Como o próprio nome indica, ele tem a missão de filtrar e remover todos os sedimentos que possam estar no combustível. No entanto, pode ficar entupido se existirem grandes quantidades de partículas ou poeiras. Ele encontra-se localizado no compartimento do motor, que se encontra do lado do condutor e a sua substituição demora aproximadamente uma hora e deve ser realizada segundo as recomendações do fabricante.

Quais as ferramentas e materiais necessários

Para reparar um filtro de combustível obstruído e para o fazer corretamente, é necessário reunir os instrumentos seguintes:

  • O manual do fabricante do automóvel
  • Uma panela de drenagem
  • Um novo filtro de combustível
  • Uma chave de fendas
  • Óculos de proteção

Como reparar na prática um filtro de combustível obstruído

Quando o filtro do combustível fica obstruído, é fundamental que seja imediatamente reparado para que o motor e as suas peças constituintes não sejam obrigadas a esforços adicionais e a um desgaste suplementar. Para reparar com sucesso um filtro de combustível obstruído, é necessário seguir os passos seguintes:

Comprar um novo filtro de combustível

Para comprar um novo filtro de combustível, deve dirigir-se a uma loja especializada de peças de automóveis e falar com um profissional ou mecânico qualificado sobre a sua intenção de substituir um filtro de combustível. Tenha em atenção que deve comprar um filtro que seja adequado à marca, ao modelo e ao ano de fabrico do seu automóvel.

Estacionar o carro numa superfície plana

Para reparar um filtro de combustível obstruído e para fazê-lo com a máxima segurança, é necessário estacionar o automóvel numa superfície sólida e plana. Certifique-se que o carro está desligado e que a chave não se encontra na ignição do veículo. Antes de começar, deve ler com muita atenção o manual do fabricante, pois lá encontra tudo o que precisa de saber para colocar o novo filtro de combustível no automóvel. Tenha em atenção que, nesta fase, a utilização dos óculos de proteção é uma obrigatoriedade e uma segurança adicional.

Localizar o filtro de combustível

Para descobrir o local onde se encontra o filtro de combustível, deve abrir o capô e situar o carburador que se encontra do lado do condutor. Assim que o descobrir, deve procurar pela mangueira de combustível que o alimenta. Ao segui-la vai deparar-se com um cilindro que apresenta aproximadamente 7,5 centímetros de comprimento. Este cilindro adota a cor preta ou prateada e na extremidade que tem a mangueira, está situado o filtro de combustível.

Desligar a mangueira de combustível

Utilize uma chave de fendas para desprender a braçadeira que se encontra em torno da mangueira de combustível que está localizada junto do filtro. Em seguida, deve tirá-la do respetivo filtro e segurá-la com firmeza numa posição superior. Ao fazê-lo conseguirá ter espaço de manobra para trabalhar o filtro de combustível do automóvel e estará a evitar que a mangueira de combustível verta gasóleo ou gasolina.

Retirar o filtro de combustível

Para remover o filtro de combustível de um automóvel, deve utilizar uma chave de fendas para desconectar a mangueira que transporta o combustível do respetivo depósito. Normalmente, um filtro de combustível obstruído está repleto de poeiras e partículas acumuladas e, como tal, deve realizar este passo com a máxima segurança. Remova com muito cuidado o filtro de combustível do sistema, para que as impurezas não se misturem com o combustível restante.

Colocar o novo filtro de combustível

Antes de colocar o novo filtro de combustível, deve inspecioná-lo e descobrir para que lado estão as respetivas setas de posicionamento. Em seguida, coloque o novo filtro de combustível em posição e certifique-se que as setas estão a apontar em direção ao carburador. Ao fazê-lo desta forma, estará a certificar-se que o novo filtro de combustível está corretamente colocado, o que impede a existência de uma futura fuga de óleo.

Religar a mangueira de combustível do depósito de gasóleo ou gasolina

Depois de ter colocado o novo filtro de combustível na posição correta, deve fixar a mangueira de combustível do depósito ao novo filtro. Tenha em atenção que é necessário utilizar uma chave de fendas para apertar os parafusos e fixar a braçadeira na respetiva mangueira de combustível. Depois, pode fechar o capô do automóvel e reciclar o filtro de combustível substituído.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...