Como reparar uma fuga num injetor de combustível de um carro

Sistema de injeção do carro

Title

Como reparar uma fuga num injetor de combustível de um carro

O sistema de injeção de um automóvel é uma das peças mais importantes nos carros modernos, porque controla de forma mais eficaz a mistura ar-combustível de um veículo. No entanto, a existência de uma fuga num injetor de combustível, pode colocar em causa a eficiência e a segurança de um veículo. Saiba como reparar uma fuga num injetor de combustível de um carro.

O que é o sistema de injeção

Até à década de 1980, os automóveis eram maioritariamente equipados com carburadores e estes eram responsáveis pela entrega de combustível para o motor de um carro. No entanto, com o avançar das novas tecnologias, eles foram substituídos por sistemas de injeção de combustível, uma vez que estes eram muito mais eficientes. Este tipo de sistema é o principal responsável pela mistura ar-combustível de um automóvel e cada um encontra-se calibrado especificamente para cada tipo de combustível. Se verificar que existe uma fuga num injetor de combustível, é muito importante localizar o ponto por onde a fuga está a ocorrer. Na maioria das vezes, as linhas de combustível que conectam o sistema de injeção não se encontram devidamente vedadas e isso pode explicar a causa da fuga.

Quais as ferramentas e os materiais necessários

Para reparar uma fuga num injetor de combustível de um carro e para fazê-lo com sucesso, é necessário reunir os utensílios seguintes:

  • Um kit de reparação do anel-O
  • Dois kits de ligação rápida de reparação da linha
  • Chave de fendas
  • Extrator do injetor de combustível

Como reparar na prática uma fuga num injetor de combustível de um carro

Um automóvel precisa de uma revisão periódica e de uma manutenção ativa para estar sempre em ótimas condições de utilização. Ao fazê-lo, conseguirá detetar e corrigir atempadamente todas as anomalias que ele possa vir a ter. Se verificar que existe uma fuga num injetor de combustível de um carro, deve realizar os passos seguintes para a resolver:

Despressurizar o sistema de combustível

A primeira coisa que precisa de ser efetuada é certificar-se que o sistema de combustível é despressurizado. Esta é uma tarefa simples e de fácil execução e, para a fazer com êxito, é necessário aguardar pelo arrefecimento do motor do automóvel e remover a respetiva tampa de combustível.

Remover os anéis-O

Para localizar onde se encontram os injetores de combustível de um automóvel, deve consultar o guia do motor da viatura. Depois de os encontrar, deve verificar a linha de retorno de combustível que provém do motor do carro e remover os parafusos que a constituem. Em seguida, deve retirar o tubo de combustível, porém, tenha em atenção que dentro dele estão dois anéis-O cor de laranja. Estes devem ser retirados e substituídos por uns novos, com o intuito de parar a respetiva fuga. Não se esqueça de verificar em que estado se encontra a linha de saída de combustível e repará-la caso exista necessidade.

Selar as linhas de combustível e realizar testes de verificação

Depois de ter colocado os novos anéis-O, deve utilizar os kits de ligação rápida de reparação da linha para corrigir e substituir as linhas de combustível existentes. Deve certificar-se que todas as peças ficam bem apertadas e nos seus devidos lugares. Para testar se a fuga é fixa, basta inserir a chave na ignição e rodá-la o suficiente para que uma corrente elétrica atravesse o motor do automóvel. Tenha em atenção que não deve colocar o carro a trabalhar, pois, se as linhas estiverem mal colocadas pode, acidentalmente, iniciar-se um fogo de enormes proporções. Certifique-se que as linhas de combustível não têm qualquer fuga e verifique se as bombas de combustível estão limpas. Se estiverem, é sinal que a sua tarefa foi corretamente realizada.

Remover o injetor de combustível

Se verificar que os passos anteriores não surtiram efeito, isto é, não pararam a fuga no injetor de combustível, é necessário que o substitua. Deve usar uma chave de fendas para desprender o injetor de combustível do motor e utilizar um extrator de injetor de combustível para o remover. Tenha em consideração que este passo deve ser realizado com muito cuidado, uma vez que as peças do motor que estão situadas à sua volta são muito frágeis e dispendiosas. Em seguida, instale o novo injetor de combustível e não empregue nenhuma força adicional, pois ele deve encaixar na perfeição. Aperte com firmeza o novo injetor de combustível e, por último, coloque as linhas de combustível. Ao fazê-lo, a fuga desaparecerá por completo e aí já poderá beneficiar novamente da máxima potência do seu veículo, sem qualquer tipo de desperdício adicional.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...