Como reparar uma válvula presa do motor de um carro

Title

Como reparar uma válvula presa do motor de um carro

Uma válvula presa do motor de um carro pode causar inúmeros problemas no funcionamento de um automóvel, uma vez que a sua ação impede o trabalhar eficaz do motor. Saiba como reparar uma válvula presa do motor de um carro e mantenha-o sempre em ótimas condições de utilização.

Quais as ferramentas e os materiais necessários

Para reparar corretamente uma válvula presa do motor de um carro, é necessário reunir os utensílios seguintes:

  • Alicate
  • Chave inglesa
  • Óleo
  • Solvente
  • Panos de limpeza

Como reparar na prática uma válvula presa do motor de um carro

A válvula de um motor de combustão interna é um dispositivo de extrema importância na constituição de um motor, uma vez que permite bloquear a entrada ou a saída de gases do cilindro do motor. Se, por algum motivo, a válvula do motor ficar presa, os gases não circulam e isso pode conduzir à degradação das principais peças automóveis, inclusive à perda do motor. Para que isso não aconteça, é necessário seguir os 5 passos seguintes:

1. Inspecionar o motor do carro

O primeiro passo a ser realizado é a observação do estado do motor do carro para ter uma ideia do motivo pelo qual a válvula do motor fica presa. Tenha em atenção que esta operação deve ser efetuada enquanto o motor do carro estiver frio, pois assim evitam-se eventuais queimaduras e acidentes. Existem inúmeras razões para que a válvula do motor de um carro fique presa, no entanto, através da inspeção do motor, é possível apurar quais são as causas principais:

Um componente defeituoso: quando as válvulas apresentam qualquer tipo de defeito, elas têm tendência a ficar desalinhadas e isso impede o funcionamento normal do motor.

A acumulação de detritos ou outras substâncias no motor: quando existe uma acumulação de poeiras ou detritos no motor do automóvel, a válvula fica corroída e precisa de ser substituída.

Deve fazer este exame ao motor com o manual do fabricante do veículo na mão, para saber qual é a parte da válvula que deve ser observada.

2. Limpar o óleo da válvula do motor

Se na entrada do motor, o óleo utilizado estiver endurecido ou pegajoso, é natural que a válvula do motor fique presa. A verificar-se esta situação, é necessário limpar a válvula do motor com muito cuidado e deve fazê-lo com a ajuda de um solvente próprio. Este tipo de produto está disponível em qualquer supermercado ou lojas especializadas de automóveis, sendo de fácil aplicação. Deve colocar o solvente sobre a válvula do motor e todos os componentes vizinhos, com o intuito de remover todos os detritos que lá possam estar. Para completar este processo de forma eficaz, pode ser necessário soltar alguns parafusos para limpar totalmente a área afetada.

3. Reparar os componentes que compõem a válvula do motor

Se qualquer um dos componentes que fixam a válvula do motor estiver solto ou partido, é necessário repará-lo com exatidão. Na maioria dos casos, um alicate e uma chave inglesa são suficientes para fazer todas as reparações, mas isso depende do tipo de material com que está a lidar. Por norma, a mola e o braço que controlam o sistema de fecho e de abertura da válvula do motor ficam soltos e precisam de ser novamente apertados. No caso de estarem partidos, precisam de ser substituídos e, como tal, deve recorrer aos serviços de um mecânico qualificado.

4. Substituir as peças necessárias

Quando se trata de problemas muito graves, é provável que os cilindros, às quais as válvulas estão ligadas, necessitem de ser substituídos. Esta é uma das medidas mais fáceis que podem ser tomadas para impedir que a válvula do motor fique presa, no entanto, também é uma das mais dispendiosas. Por outro lado, é também aconselhável que substitua todas as peças que apresentem qualquer tipo de defeito. Tenha em atenção que as peças de reposição devem ter a especificação correta, caso contrário, o seu automóvel continuará a ter problemas com as válvulas e com o motor.

5. Salvaguardar a qualidade do automóvel

Para que um automóvel esteja sempre novo e em ótimas condições de utilização, é fundamental que realize uma revisão periódica ao seu carro e às peças automóveis constituintes. Ao fazê-lo estará a salvaguardar a qualidade do automóvel e a impedir que surjam problemas como a prisão da válvula do motor. Tenha em mente que, para isso não acontecer, deve manter o óleo do motor nos níveis mais indicados e mudá-lo a cada inspeção. O problema das válvulas presas ocorre com mais frequência nos motores que estão em aceleração constante, portanto, é prudente garantir que o termóstato está a funcionar corretamente e que o nível da água é suficiente.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...