Como saber se a embraiagem do carro precisa de ser substituída

Title

Como saber se a embraiagem do carro precisa de ser substituída

Para que o seu automóvel tenha a máxima rotação no asfalto é necessário que a embraiagem do seu veículo esteja nas melhores condições. Trata-se de um dos elementos mais importantes na constituição de um carro, pois a embraiagem é a responsável pela conexão do motor à caixa de velocidades. Saiba se a embraiagem do seu carro está a funcionar corretamente ou se precisa de ser substituída, só assim garantirá a melhor performance do seu carro na estrada.

A embraiagem do carro, o que é?

A embraiagem é um mecanismo utilizado nos automóveis que permite ao condutor a introdução de mudanças de velocidade destinadas a arrancar ou a aumentar/reduzir a marcha do veículo. Trata-se de uma das peças automóveis que tem um maior desgaste no seu veículo, na medida em que está em constante utilização. Nos percursos citadinos, o desgaste da embraiagem é ainda maior porque o tráfego rodoviário obriga a que o automóvel esteja a parar e a arrancar sucessivamente. Os seus elementos principais são o disco de embraiagem, o prato e o dispositivo de desembraiagem, existindo em cada um deles diferentes tipos de construção, dependendo da sua finalidade.

Como funciona a embraiagem?

O processo de embraiar o carro, depois de ter a mudança engatada, começa quando o condutor coloca o pé no pedal da embraiagem. A rotação do volante do motor é transmitida às engrenagens da caixa de velocidades que, por sua vez, através do eixo automóvel encaminha para as rodas, o que permite o arranque ou o desenvolvimento da velocidade do seu automóvel.

A comunicação entre o volante, elemento que se encontra fixo por meio de parafusos à cambota, e a caixa de velocidades, surge através da pressão do disco de embraiagem – prato de pressão. A pressão deverá ser suficientemente grande para não se registarem desconexões entre as duas superfícies, quando isso acontece denomina-se de patinagem da embraiagem. Ao colocar o pé no pedal da embraiagem, suaviza-se o contacto entre o disco de embraiagem e o volante do motor, o que faz com que exista um corte na passagem de energia para a caixa de velocidades.

A ligação entre o disco e o volante deve ser suficientemente forte de forma a não se registar a patinagem da embraiagem contra o volante do motor. Ao premir-se a embraiagem, alivia-se o contacto entre o disco de embraiagem e o volante, poupando dessa forma energia da bateria e do motor de arranque. Quando está a conduzir o seu automóvel e introduz uma velocidade errada, por exemplo, coloca uma terceira quando o carro está a pedir uma quarta, isso obriga a um trabalhar forçado da cambota, pois é obrigada a “acelerar” o seu funcionamento para acompanhar a velocidade real do veículo. Esta situação pode levar a um desgaste prematuro do disco da embraiagem e a sua troca colocará em causa a sua estabilidade financeira, pois a sua substituição é dispendiosa.

Uma embraiagem é trocada entre os 120.000 km e os 180.000 km, no entanto, pode ter que substituir a mesma ao fim de apenas 40.000 km, tudo depende do seu estilo de condução. Faça uma revisão constante e periódica às peças do seu automóvel, só assim consegue poupar muito dinheiro na sua manutenção.

Como saber se a embraiagem precisa de ser substituída

De forma a garantir que o seu automóvel tenha o melhor desempenho na estrada, deve estar atento ao comportamento das rotações do seu veículo, nomeadamente à prestação da embraiagem. O seu carro apresenta determinados sintomas que lhe indicam se a embraiagem precisa de ser substituída, esteja atento aos aspetos seguintes:

O pedal rígido da embraiagem: Quando coloca o pé na embraiagem, depois do carro estar a trabalhar, e sente que ela está dura, isso poderá querer dizer que a embraiagem está danificada e é necessária a sua substituição. As causas que estão diretamente relacionadas são: o uso de marcha alta com velocidade baixa e as reduções bruscas de velocidade;

Embraiagem a patinar e/ou a fazer ruídos: Um dos sintomas mais preocupantes e que condicionam a vida útil da sua embraiagem é quando a mesma começa a patinar ou a fazer ruídos. Quando existe um uso inadequado da embraiagem por parte do condutor, isso faz com que exista um maior desgaste das peças automóveis e, a partir daí, é frequente assistir a anomalias como a embraiagem a patinar ou a fazer barulhos estranhos. Uma das causas que mais contribui para este efeito é quando se conduz com o pé em cima do pedal da embraiagem. Ao apoiar o pé no pedal, ainda que de forma ligeira, pressiona as molas existentes na embraiagem e o disco não fica conectado de forma correta com o volante do motor. Este ato conduz ao aquecimento do disco em excesso e à sua perda de eficácia;

O ponto de embraiagem numa subida: Dominar o ponto de embraiagem numa subida é o teste derradeiro para todos os condutores. Em todo o caso, esse é um procedimento prejudicial para o funcionamento da embraiagem, pois provoca um desgaste muito acentuado no disco da embraiagem. É aconselhável a utilização do travão de mão;

A carga do veículo: Deve respeitar os limites de carga impostos pelo fabricante, pois a carga afeta o funcionamento e a vida útil da embraiagem do seu carro. Assim, se o seu carro estiver com a carga certa, a embraiagem não é obrigada a fazer esforços suplementares;

Arrancar em segunda velocidade: Evite a todo o custo arrancar com a segunda velocidade engatada, isso prejudica o funcionamento da embraiagem e obriga o seu automóvel a um maior consumo de combustível. Também deve evitar os arranques e as reduções bruscas, assim estará a poupar combustível no seu veículo e a preservar a embraiagem do mesmo.

Todos os componentes de embraiagem estão ajustados entre si de maneira que tenham aproximadamente a mesma vida útil. No caso de produzir-se uma avaria na embraiagem, esta deverá ser substituída totalmente.

Estas práticas danificam o funcionamento da embraiagem e, mais tarde, conduzem à sua substituição. Para que tal não aconteça, previna-se antes e respeite estas recomendações, o que lhe vai permitir poupar muito dinheiro na manutenção do seu carro e aumentar a vida útil da embraiagem do seu veículo.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...