Como substituir a correia de transmissão do motor de um carro

Correia de transmissão do motor

Title

Como substituir a correia de transmissão do motor de um carro

A correia de transmissão do motor de um carro é também conhecida como correia de distribuição e a sua tarefa principal passa por regular o funcionamento de vários componentes automóveis auxiliares, como o alternador, ventoinha , direção assistida, ar condicionado, entre outros. Saiba como substituir a correia de transmissão do motor de um carro e obtenha um rendimento eficaz e silencioso da sua viatura.

Quais os materiais e as ferramentas necessárias

Para substituir a correia de transmissão do motor de um carro e para fazê-lo com sucesso, é necessário reunir os utensílios seguintes:

  • Uma nova correia de transmissão do motor
  • Barra de alavanca
  • Chave inglesa
  • Chave de soquete
  • Óculos de proteção

Como substituir na prática a correia de transmissão do motor de um carro

Nos últimos anos, os motores automóveis têm sido construídos de uma forma mais compacta e com isso aumentaram o número de componentes que fazem parte da correia de transmissão do motor. Porém, a sua multifuncionalidade obriga a um maior desgaste da correia de distribuição, o que origina várias anomalias e danos no motor de um veículo. Para que tal não se suceda, deve saber substituir a correia de transmissão do motor de um automóvel. Para o fazer corretamente, é preciso seguir os passos seguintes:

Cumprir todos os preparativos de segurança

Antes de efetuar qualquer operação de manutenção no motor de um automóvel, é necessário colocar uns óculos de proteção para estar o mais bem protegido possível. Tenha em atenção que o automóvel deve estar estacionado numa superfície ampla e nivelada para que exista espaço de manobra suficiente para a realização de qualquer tipo de trabalho.

Adquirir uma nova correia de transmissão do motor

Para adquirir uma nova correia de transmissão para o motor de um carro, deve deslocar-se a uma loja especializada de automóveis. A nova correia deve ser da mesma marca, modelo e ano de fabrico do automóvel. Tenha em atenção que não deve tocar em nenhuma correia de transmissão do motor enquanto ela se encontrar em funcionamento, pois daí podem resultar lesões muito graves.

Localizar a correia de transmissão do motor

Para localizar a correia de transmissão do motor de um carro, é necessário abrir o capô do automóvel e inspecionar o compartimento do motor. A correia da transmissão está localizada entre a polia do eixo da manivela e a parte da frente do motor, no entanto, é aconselhável que consulte o manual do fabricante para saber exatamente o local onde ela se encontra.

Inspecionar a correia de transmissão do motor

A correia de transmissão do motor de um carro deve estar em ótimas condições de utilização, pois dela depende o funcionamento de outros acessórios automóveis. Como tal, é fundamental que ela seja corretamente inspecionada, com o intuito de descobrir alguma fissura ou desgaste. Se verificar que a correia de transmissão do motor de um veículo apresenta qualquer tipo de fenda ou desgaste excessivo, é necessário substituí-la imediatamente antes que os danos sejam irreparáveis.

Substituir a correia de transmissão do motor

Para desmontar a correia de transmissão danificada, é necessário recorrer ao auxílio de uma chave inglesa para retirar todos os parafusos que a seguram. Deve também utilizar uma barra de alavanca e, com o máximo cuidado, mover a correia para fora das polias. Assim, conseguirá remover corretamente a correia de transmissão do motor, sem danificar qualquer componente automóvel.

Instalar a nova correia de transmissão

Para colocar a nova correia de transmissão do motor de um carro, deve posicioná-la na polia do virabrequim e, ao mesmo tempo, deslizá-la sobre a polia acessória. Tenha em atenção que a correia de transmissão não deve ficar apertada demais. Nesse sentido, a tensão de deflexão deve ser de 1,25 centímetros e todos os parafusos devem estar corretamente aparafusados.

Testar a nova correia de transmissão

Depois de ter realizado todos os passos anteriores, coloque a chave na ignição do automóvel. Coloque alguns acessórios em funcionamento, como por exemplo, o ar condicionado e verifique se a correia de transmissão escorrega ou apresenta algum tipo de movimento invulgar. A acontecer, deve desligar imediatamente o motor do carro e reajustar a respetiva correia. Caso a correia de transmissão do motor esteja a funcionar corretamente, o seu automóvel estará preparado para circular na estrada com a máxima eficácia.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...