Como substituir o interruptor de ignição de um carro

Interior ferrari

Title

Como substituir o interruptor de ignição de um carro

O interruptor de ignição de um carro inclui um cilindro de fecho mecânico e uma caixa de distribuição elétrica e, em caso de avaria de um dos componentes, o condutor deve substitui-lo imediatamente para não ter dificuldades em ligar o veículo. Saiba como substituir o interruptor de ignição de um carro e faça com que a sua viatura esteja sempre apta a ser conduzida.

Para substituir o interruptor de ignição de um carro e para fazê-lo com sucesso, é necessário cumprir com os passos seguintes:

Identificar a origem do problema

Se o carro não arrancar, é aconselhável que realize determinados testes para apurar a origem da anomalia. Ela pode estar relacionada com uma falha da bateria, com as velas de ignição, com os injetores de combustível , com a bobina de ignição e até mesmo com o motor. Ao fazer esta análise, estará a eliminar hipóteses e a identificar de uma forma mais particular a origem do problema. Se no final da revisão de peças o problema ainda se mantiver, isto é, se o automóvel continuar a não pegar, deve inspecionar o interruptor de ignição. Alguns problemas têm origem no interruptor de ignição como, por exemplo, os danos provocados no fecho do cilindro que permitem que qualquer chave desligue a ignição. Use um voltímetro para medir a tensão elétrica do interruptor de ignição, pois este é o utensílio mais adequado para a realização desta tarefa.

Obter peças de substituição

Deve adquirir o interruptor de substituição ou de fecho do cilindro diretamente no fabricante do automóvel ou num revendedor autorizado da marca. Se não encontrar peças de substituição em nenhum deles, deve considerar a hipótese de as procurar numa sucata de peças automóveis. A disponibilidade de peças de reposição depende do modelo do carro e, se este for um exemplar comum, deverá encontrar uma opção rápida e barata. Tenha em atenção que os veículos mais recentes têm chips de segurança informatizada nos interruptores de ignição e para os reprogramar em caso de anomalia, é necessário dirigir-se ao representante oficial da marca. Muitas vezes, os representantes das marcas têm a necessidade de enviar as respetivas chaves de ignição para a fábrica para correção e reprogramação dos chips e isso pode demorar algum tempo.

Desligar a componente eletrónica

O primeiro passo a ser realizado para remover corretamente o interruptor de ignição consiste em desconectar o cabo negativo da bateria. Depois de remover a tampa do volante, deve desligar os fios da buzina, dos piscas, dos limpadores e dos faróis. É aconselhável que tenha conhecimentos mecânicos e que se sinta confortável na realização destas tarefas, pois, mais tarde, será necessário conetá-las de novo.

Remover o volante de direção

Para realizar esta operação, é necessário ter uma chave de fenda Philips e um puxador do guiador de direção para desmontar a coluna de direção do volante. Deve começar por desapertar e remover a parte superior da tampa da coluna. Em seguida, deve levantar a tampa do centro do volante e, depois de ter desligado os fios, deve remover os parafusos que prendem o volante da coluna. Por último, segure o volante com firmeza e puxe-o para fora do eixo. Em muitos modelos, é necessário utilizar um puxador do guiador de direção para o conseguir fazer.

Substituir a caixa do interruptor de ignição ou o cilindro de fecho mecânico

O interruptor de ignição encontra-se numa caixa de metal presa à coluna de direção através de parafusos de fixação. Para o retirar, deve desapertar os parafusos e puxar o fio que liga o interruptor ao sistema de arranque. Por outro lado, para remover o cilindro de fecho mecânico, insira a chave de ignição no interruptor e volte-a até chegar a uma posição fixa. Em seguida, pressione o pino de fixação com uma chave de fendas e coloque o botão em “desligar”. Ao fazer estes passos, o cilindro ficará liberto e em condições de ser substituído.

Colocar novamente a coluna de direção

Montar a coluna de direção de um carro é a etapa mais difícil na substituição do interruptor de ignição, uma vez que exige ao condutor que este se lembre de todas as ligações originais. É aconselhável que, no momento da desmontagem, marque a coluna de direção com fita adesiva e caneta para que na montagem, as peças estejam corretamente conectadas. Outra ação de extrema importância que deve ser sempre realizada passa por colocar os parafusos, clipes e outros elementos em frascos de vidro variados para que estes não se percam ou sejam misturados.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...