Error message

  • Não foi possível criar o ficheiro.
  • Não foi possível criar o ficheiro.

Como verificar o consumo de óleo do motor de um carro

Verificar óleo do motor de um carro

Title

Como verificar o consumo de óleo do motor de um carro

O consumo de óleo de um motor de um carro dá a conhecer se este tem qualquer fuga ou algum tipo de desgaste interno do motor. Saiba como verificar o consumo de óleo do motor de um carro e garanta o bom funcionamento de todas as peças automóveis.

O consumo de óleo no motor de um carro

O consumo apropriado de óleo do motor de um carro determina o funcionamento correto de um veículo e salvaguarda o estado das suas peças automóveis principais. No entanto, quando o consumo de óleo é desnivelado, isso significa que poderá existir uma fuga de óleo e esta poderá comprometer a saúde da sua viatura. Para que isso não se suceda, é fundamental que faça uma revisão periódica à quantidade de óleo que se encontra no motor.

Quais os materiais e ferramentas necessários

Para verificar o consumo de óleo do motor de um carro e para fazê-lo corretamente, é necessário reunir os utensílios seguintes:

  • Luvas de plástico (opcional)
  • Panos velhos
  • Papel
  • Livro de notas
  • Lápis
  • Pequeno funil

Como verificar na prática o consumo de óleo do motor de um carro

Analisar o consumo de óleo do motor de um carro é uma tarefa de fácil execução e pode ser efetuada por qualquer pessoa. Para a fazer com sucesso, é necessário seguir os passos seguintes:

Estacionar o carro numa superfície plana

É muito importante estacionar o automóvel numa superfície plana para medir o consumo exato do óleo do motor de um carro. Se o veículo não estiver num local nivelado, o óleo do motor ficará, na sua maioria, concentrado num único lado e isso vai adulterar os resultados finais.

Ligar o motor do carro

Deve ligar o motor do automóvel e deixá-lo a funcionar durante um período de 5 minutos. Este é um passo de extrema importância que deve ser sempre realizado, pois vai ajudar o motor a atingir a temperatura ideal para que o óleo seja medido. Alternativamente, se pretender, pode fazer uma pequena viagem de carro e só depois medir o respetivo nível de óleo.

Desligar o motor do carro

O próximo passo que deve ser realizado passa por desligar o motor do automóvel e deixá-lo descansar aproximadamente 10 minutos. Ao fazê-lo estará a permitir que o óleo que foi utilizado pelo motor assente na respetiva panela do óleo e isso vai determinar a quantidade exata que lá se encontra.

Encontrar a vareta do óleo

Depois de ter desligado o motor do automóvel e ter aguardado o tempo necessário para o óleo repousar, deve abrir o capô do carro e localizar a vareta do óleo. Normalmente, ela encontra-se junto ao motor do veículo e tem uma etiqueta a dizer “óleo do motor”. Deve retirar a respetiva vareta e limpá-la com o auxílio de panos velhos. Tenha em atenção que a vareta deve ficar bem limpa, caso contrário, não conseguirá decifrar a quantidade de óleo existente.

Inserir a vareta do óleo

Depois de limpar a vareta do óleo, deve-a inserir novamente dentro do tubo para medir a quantidade de óleo exata que se encontra na respetiva panela. Deixe ficar a vareta dentro do tubo por alguns segundos e retire-a novamente para observar a marca que o óleo deixou. Utilize uma folha de papel para o ajudar a ver melhor os resultados obtidos.

Interpretar as marcas da vareta do óleo

Este é um passo determinante para verificar o consumo de óleo do motor de um carro, pois dá a conhecer se o nível do óleo está correto ou se é preciso adicionar mais. Dependendo da marca e do modelo do automóvel, algumas varetas de óleo apresentam duas etiquetas com a marca “Total” e “Adicionar” e consoante a proximidade do nível do óleo de uma das etiquetas, o condutor deve ou não adicionar mais óleo. Outras varetas não contemplam qualquer informação adicional, mas têm na sua ponta um espaço específico que dá a conhecer o nível do óleo. Se a marca estiver mais próxima da ponta da vareta, o automobilista deve adicionar óleo até que ele cubra todo o espaço restante. Tenha em atenção que deve utilizar o óleo recomendado pelo fabricante para o motor da sua viatura.

Colocar óleo do motor

Se, depois da medição efetuada, for necessário adicionar óleo ao motor do seu veículo, é necessário encontrar o local onde o óleo é introduzido. Geralmente, a tampa que cobre o recipiente do óleo tem uma indicação a dizer “óleo do motor” ou o símbolo do óleo como consta no painel de instrumentos. Por norma, ele está localizado acima da válvula, em cima do motor. Depois de o encontrar, deve utilizar um pequeno funil para verter o óleo do motor. Não coloque mais óleo do que aquele que é necessário e aponte num bloco de notas o número de quilómetros que o automóvel tem para, mais tarde, fazer as médias e saber se está a gastar muito ou pouco óleo.

Verificar o consumo de óleo do motor

Para se certificar que o nível de óleo do motor está controlado, deve dar um pequeno passeio com o automóvel. Depois, deve repetir todos os passos anteriores e verificar se a marca da vareta do óleo está como devia, isto é, se tem a panela do óleo abastecida. Caso precise de mais óleo, isso quer dizer que, provavelmente, existe algo de errado com o carro e aí é aconselhável que se dirija a uma oficina automóvel e pedir ajuda a um mecânico qualificado.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...