Error message

  • Não foi possível criar o ficheiro.
  • Não foi possível criar o ficheiro.

Dicas para substituir corretamente a correia da ventoinha do motor de um carro

Title

Dicas para substituir corretamente a correia da ventoinha do motor de um carro

A substituição da correia da ventoinha de um carro é uma tarefa de fácil execução na manutenção de um automóvel. Demora apenas alguns minutos a ser realizada e pode ser efetuada por si. Conheça algumas dicas para substituir a correia da ventoinha do motor de um carro e mantenha sempre as engrenagens do seu veículo em funcionamento.

A importância da correia da ventoinha de um carro

A correia da ventoinha do motor assume uma enorme importância no funcionamento de um carro, uma vez que ela é a principal responsável pelo movimento de bombas e engrenagens auxiliares como, por exemplo, a bomba de água, o compressor do ar condicionado, o alternador, os discos dos travões e a bomba de direção hidráulica. Alguns automóveis têm apenas uma correia da ventoinha que movimenta todas as engrenagens de um veículo, ao passo que outras viaturas apresentam duas correias, para que o trabalho seja distribuído de uma maneira mais uniforme.

Quando é que a correia da ventoinha do motor deve ser substituída

A correia da ventoinha do motor deve ser sempre substituída de acordo com as indicações do fabricante e quando apresentar sinais de desgaste ou uso excessivo como, por exemplo, quando está danificada ou com algumas brechas. Para que esta situação não se suceda, é preciso fazer uma revisão regular ao automóvel e às suas peças constituintes: para alguns automóveis acontece aos 100.000, mas tudo varia de marca para marca e de modelo para modelo. Como tal, deve abrir o capô do automóvel e analisar em que estado se encontra a correia da ventoinha. Ao fazê-lo, estará a zelar pelo bem-estar do seu automóvel e pela sua segurança na estrada.

Como substituir a correia da ventoinha de um carro

Para substituir a correia da ventoinha do motor de um carro com sucesso, deve certificar-se que a nova correia é a mais adequada para a marca e modelo do seu automóvel. Isso não significa que ela tenha apenas o mesmo comprimento, pois ela também deve ter a forma mais apropriada. Existem vários tipos de correias de ventoinha para uma viatura e uma das mais famosas é a correia em “V”. Se não tiver conhecimento acerca da correia da ventoinha mais adequada para o seu veículo, deve dirigir-se a uma loja especializada de automóveis e falar com um dos vendedores para recolher todas as informações necessárias. Normalmente, as lojas de carros têm um manual específico, onde consta toda a informação acerca de todas as peças automóveis, como a correia da ventoinha.

Como remover a correia da ventoinha do motor de um carro

Para colocar a nova correia da ventoinha e remover a que não se encontra em condições de utilização, é necessário colocá-la fora das polias. Para realizar este passo corretamente, é preciso soltar a tensão numa das polias com o auxílio de uma chave de fendas Philips. Os sistemas de tensão diferem entre as marcas, mas o efeito de cada um é o mesmo: mantêm a correia apertada quando está em utilização e permitem que a tensão da correia seja ajustada. Tenha em atenção que basta reduzir a tensão da correia para poder removê-la de cima das polias.

Como instalar a nova correia da ventoinha num carro

Quando estiver a substituir as correias da ventoinha do motor de um carro, deve passar a nova correia através das polias, para que esta possa seguir o mesmo caminho que o da mais antiga, ou seja, conforme o diagrama que se encontra dentro do capô. Não se preocupe se a correia tem um ajuste um pouco apertado, uma vez que isso vai proporcionar uma maior tensão e um melhor funcionamento de todas as engrenagens. Depois de a correia estar no lugar, pode apertá-la um pouco mais, mas não em demasia, caso contrário, o automóvel não liga de uma forma correta.

Fazer testes com o automóvel

Todos os automobilistas podem verificar se a correia da ventoinha do motor de um automóvel está corretamente apertada e podem fazê-lo com bastante facilidade. Basta ligar o motor do automóvel e colocar o ar condicionado em funcionamento. Se a correia circular sem qualquer tipo de ruído e o ar condicionado funcionar sem problemas, isso é sinal de que a correia da ventilação está corretamente apertada. Se, por outro lado, a correia fizer algum barulho durante a sua circulação, é necessário apertar a correia da ventoinha um pouco mais.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...