Quais os 7 passos a realizar na substituição dos injetores de combustível de um carro

Injetores de combustível de um carro

Title

Quais os 7 passos a realizar na substituição dos injetores de combustível de um carro

Quando o acelerador de um automóvel não responde às ordens de um automobilista, isso poderá significar que os injetores de combustível estão sujos ou entupidos e precisam de ser substituídos. Conheça quais os passos a realizar na substituição dos injetores de combustível de um carro.

Quais os materiais e ferramentas necessárias

Para substituir os injetores de combustível de um carro e para fazê-lo com sucesso, é necessário reunir os utensílios seguintes:

  • Soquetes
  • Óculos de proteção
  • Chave para tubos
  • Chaves Allen
  • Alicate
  • Luvas de couro
  • Panos limpos
  • Óleo de motor

7 passos para substituir os injetores de combustível de um carro

Os injetores de combustível, como o próprio nome indica, introduzem combustível para as câmaras de combustão de um motor e isso vai permitir o correto funcionamento de todas as peças automóveis. Esta injeção é feita por um sistema computorizado que pulveriza o combustível em intervalos precisos e isso faz com que um carro tenha uma boa ou má performance. Se verificar que o seu veículo tem vindo a perder eficácia e demora a desenvolver, é sinal de que os injetores de combustível estão sujos ou entupidos e precisam de ser substituídos. Para os substituir, deve realizar os 7 passos seguintes:

1. Localizar os injetores de combustível

Ao abrir o capô do automóvel, é aconselhável que tire fotografias ao motor antes de desaparafusar qualquer peça, uma vez que isso vai ajudá-lo a ter um conhecimento geral acerca do local onde se encontram todos os componentes automóveis do carro. Depois, deve colocar as luvas de couro e os óculos de proteção para remover todos os acessórios até chegar aos injetores de combustível. Para os localizar com exatidão, é necessário que consulte o guia do motor da viatura.

2. Remover a válvula de retenção dos injetores de combustível

Depois de localizar onde se encontram os injetores de combustível num carro, deve encontrar os parafusos que seguram a respetiva válvula de retenção dos injetores. Utilize as ferramentas mais adequadas para remover os parafusos, como a chave para tubos e as chaves Allen, caso contrário, poderá danificar alguma peça automóvel. Tenha em consideração que nem todos os veículos têm um sistema de retenção associado e se esse for o caso da sua viatura, isso não vai condicionar a substituição dos respetivos injetores de combustível.

3. Retirar os injetores de combustível

Para retirar os injetores de combustível de um carro, é obrigatório que utilize óculos de proteção. Ao fazê-lo, estará a zelar pela sua segurança, porque a extração dos injetores de combustível de um automóvel pode ser acompanhada de um jato de gasóleo ou gasolina e se este lhe acertar diretamente nos olhos, pode provocar sérios problemas de visão. Seja o mais cauteloso possível, pois assim estará a proteger-se da melhor maneira.

4. Extrair os selos dos injetores de combustível

Depois de ter retirado os injetores de combustível, deve verificar o estado dos respetivos selos e assegurar-se que eles são completamente extraídos. Se, depois de retirar os injetores, verificar que os selos ainda se mantêm, deve utilizar uma pequena chave de fendas para os remover.

5. Preparar a colocação dos novos injetores de combustível

Os novos injetores de combustível podem ser obtidos numa loja especializada de automóveis e devem ser adquiridos de acordo com a marca e o modelo do veículo. Antes de os colocar no motor do automóvel, deve prepará-los corretamente. A sua preparação requer a remoção das tampas e a lubrificação dos selos com um pouco de óleo do motor. Depois, deve movê-los para perto da linha de combustível e colocá-los em cima de alguns panos limpos de forma a que o óleo não verta sobre outras peças automóveis. Coloque os novos injetores e siga cuidadosamente as instruções acerca do torque do veículo que são recomendadas pelo fabricante.

6. Voltar a montar tudo novamente

Esta é a fase em que é necessário voltar a colocar todas as peças automóveis conforme elas estavam dispostas anteriormente. Tenha em atenção que, à medida que vai recolocando as peças automóveis no seu devido lugar, deve limpá-las para remover o excesso de gordura e de sujidade. Utilize as fotografias que foram previamente tiradas com o intuito de o ajudar a voltar a montar todos os componentes que constituem o motor do carro para que não falte ou sobre qualquer peça.

7. Realizar um pequeno teste de condução

Depois de colocar todas as peças automóveis nas suas posições originais, deve realizar um pequeno teste de condução com o automóvel. Este exame permitir-lhe-á aferir se está tudo a funcionar corretamente com a sua viatura. Deve verificar se surge alguma luz de aviso no painel de instrumentos do carro e, no caso de surgir algum problema, é necessário recorrer aos serviços de um mecânico qualificado para o resolver. Caso contrário, poderá beneficiar da máxima performance do seu automóvel.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...