Quais os benefícios da utilização de um líquido de transmissão sintético num carro

Trocar oleo no carro

Title

Quais os benefícios da utilização de um líquido de transmissão sintético num carro

Existem inúmeras vantagens na utilização de um produto sintético em vez de um refrigerante à base de petróleo na transmissão de um carro. No entanto, antes de escolher um, é importante verificar as indicações do manual do fabricante e seguir as suas instruções à risca. Se a marca recomendar o uso de um líquido de transmissão sintético, o seu automóvel poderá ter uma performance extraordinária. Conheça quais os benefícios da utilização de um líquido de transmissão sintético num carro e zele pela vida útil da transmissão do seu veículo.

O líquido de transmissão de um carro é utilizado para lubrificar as válvulas e as engrenagens do motor e auxilia na conversão de torque e na fricção das travagens. Contudo, a utilização de um refrigerante sintético na transmissão de um automóvel, oferece mais garantias que um líquido feito à base de petróleo. Dos benefícios principais, destacam-se os seguintes:

Uma maior resistência à oxidação

Um produto sintético apresenta um melhor funcionamento ao garantir uma maior resistência à oxidação e pode até melhorar, de uma forma geral, a economia de combustível de um veículo. Esta situação acontece porque, ao contrário de um produto à base de petróleo, o refrigerante sintético pode ser projetado de uma forma mais particular para atuar sobre a viscosidade (espessura do líquido de transmissão) e, na maioria das vezes, a sua construção corresponde aos padrões de lubrificação e viscosidade que um automóvel exige.

Um deslocamento mais suave

Um líquido de transmissão sintético tem a capacidade de suavizar o funcionamento global da transmissão de um carro. Devido à sua construção de engenharia superior, o fluido sintético é considerado o melhor na lubrificação da transmissão e isso deve-se ao facto de suster a sua viscosidade sob a influência de temperaturas extremas. Ao fazê-lo, o automóvel adquire um deslocamento mais suave. Por outro lado, ao utilizar o refrigerante sintético, conseguirá proteger de uma forma mais eficaz todos os componentes do sistema de transmissão, como as engrenagens, rolamentos e outras peças automóveis.

Uma redução substancial nos custos de manutenção

O líquido sintético da transmissão de um carro apresenta uma maior longevidade e eficácia do que um refrigerante à base de petróleo e isso faz com que a substituição do fluido de transmissão seja mais espaçada. Dessa forma, todos os condutores conseguirão diminuir substancialmente os custos de manutenção do seu veículo.

Uma maior resistência à degradação oxidativa e térmica

Alguns exames laboratoriais e testes de desempenho dos dois tipos de líquidos da transmissão mostram que determinados refrigerantes sintéticos conseguem suster o desempenho do lubrificante até três vezes mais do que os líquidos de transmissão normais. Assim sendo, o queimar de alguns lubrificantes sintéticos promove a resistência à degradação oxidativa e térmica em intervalos de temperaturas mais amplos e, ao mesmo tempo, impede a acumulação de impurezas, depósitos de carbono e de verniz.

Uma maior vida útil da transmissão do carro

Ao utilizar um produto sintético, a transmissão de um carro fica a trabalhar melhor que nunca. O seu funcionamento passa a ser mais limpo e fluido e fica menos suscetível a falhas que conduzem à sujidade e entupimento dos seus componentes principais da transmissão.

Uma redução da ferrugem

A transmissão de um carro pode ser afetada por várias anomalias, no entanto, as mais preocupantes são aquelas que se encontram relacionadas com a ferrugem e com a corrosão, pois estes dois fatores poderão não ter outra solução que não a substituição direta. Os líquidos de transmissão que são construídos à base de petróleo podem aumentar os efeitos da ferrugem e outros depósitos e isso pode enfraquecer os respetivos componentes internos da transmissão. No entanto, ao optar pela utilização de um líquido de transmissão sintético, estará a garantir a máxima eficiência das peças do seu sistema de transmissão e isso contribui para o melhor desempenho do seu veículo.

artigos relacionados

Amolgadelas

O mundo dos superdesportivos está reservado a...

Amolgadelas

À medida que o tempo vai avançando vão surgindo novos...

Amolgadelas

Se já constituiu família e está na altura de abandonar o...

Amolgadelas

Após um longo período em que a criatividade das marcas...

Amolgadelas

Quando se pensa em seguro automóvel lembramo-nos logo...

Amolgadelas

O sistema de alerta de ângulo morto foi inventado pela...

Amolgadelas

Ter um acidente automóvel não é seguramente algo pelo...

Amolgadelas

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e...

Amolgadelas

Quando temos um carro existem alguns pontos que devemos...

Amolgadelas

Existem muitas dúvidas quando se fala da garantia de um...