Deriva

Glossário
Deriva

Pelo seu caráter elástico, quando um pneu é submetido a uma força lateral, desvia a sua trajetória. Este desvio pode ser observado quando um carro circula com as rodas direitas com um forte vento lateral, ou quando descreve uma curva, mesmo a uma velocidade reduzida. Este fenómeno, pelo qual o pneu se desvia da sua trajetória, chama-se deriva. Este desvio aumenta quando se submete o pneu a uma força lateral maior, não sendo sempre de uma maneira proporcional. A deriva existe também no sentido longitudinal, perante as forças de aceleração ou travagem, medindo-se o grau de deslizamento. Destinam-se a diminuir o efeito dos embates laterais. Encontram-se instalados no pilar central (pilar B) do veículo ou na fachada lateral exterior dos encostos dos bancos da frente.

Glossário: 
Automóvel

Glossário mais visto

Avaliação Pecuniária

Estipular, calcular o valor em dinheiro. Exemplo: A morte, dores físicas, desgostos morais não têm valor monetário porque atingem bens como a vida, a saúde, bens que estão fora do comércio. Assim estes danos são irreparáveis, nada paga a morte, a dor, no entanto são suscetíveis de serem compensados.

Apólice Aberta

Apólice de seguro de grupo em que o número de pessoas a segurar não é conhecida à partida. Inicia-se com o mínimo de adesões estabelecido, incluindo-se novas entradas e excluindo-se as saídas, se as houver, continuando o contrato em vigor enquanto o número de adesões justificar a sua existência

Apólice Recibo

Documento com valor de apólice que formaliza o contrato de seguro entre tomador e seguradora, e funciona em simultâneo como recibo do 1º prémio pago.

Amortecedores

Elemento da suspensão que em conjunto com as molas, tem como função isolar as vibrações provenientes das rodas.

Apólice Uniforme

Documento cujas Condições Gerais são obrigatoriamente iguais para todos os Seguradores, sendo estabelecidas pelo Instituto de Seguros de Portugal (ISP). Estão ligadas aos seguros obrigatórios.