Error message

  • Não foi possível criar o ficheiro.
  • Não foi possível criar o ficheiro.

Keyless-go

Glossário
Keyless-go

Um cartão eletrónico - do tamanho de um cartão de crédito, mas mais grosso - permite ao seu portador abrir a porta e por o carro a trabalhar, com a simples operação de abrir a porta com o cartão e a ignição fica automaticamente desbloqueada. Este pequeno gesto esconde centenas de ações que decorrem em centésimas de segundo. Enquanto se prime o botão para abrir a porta, o carro emite um sinal de rádio codificado. O sistema espera que exista um cartão eletrónico nas proximidades - normalmente no bolso do condutor - que recebe a mensagem e responde também com um sinal via rádio. Se o carro reconhece o sinal recebido, o fecho central das portas é automaticamente desativado. Tudo se passa a tal velocidade que parece que é instantâneo. O mesmo procedimento de reconhecimento acontece com o arranque do motor. Carrega-se num botão, contacto, carrega-se outra vez, arranque. É assim tão simples? E se alguém tenta abrir a porta antes do condutor? Não se abrirá, somente obedecerá ao portador do cartão eletrónico. O motor continua a trabalhar até que nos afastemos a uma determinada distância do carro com o cartão, mas uma vez que o motor pare, só volta a trabalhar depois da «conversa» eletrónica com o cartão. O cartão armazena todas as preferências do condutor, de maneira a que possa automaticamente ir buscar essa informação e ativá-la, seja a regulação do volante, os assentos, espelhos ou qualquer outra memorização que o carro possua.

Glossário: 
Automóvel

Glossário mais visto

Avaliação Pecuniária

Estipular, calcular o valor em dinheiro. Exemplo: A morte, dores físicas, desgostos morais não têm valor monetário porque atingem bens como a vida, a saúde, bens que estão fora do comércio. Assim estes danos são irreparáveis, nada paga a morte, a dor, no entanto são suscetíveis de serem compensados.

Apólice Aberta

Apólice de seguro de grupo em que o número de pessoas a segurar não é conhecida à partida. Inicia-se com o mínimo de adesões estabelecido, incluindo-se novas entradas e excluindo-se as saídas, se as houver, continuando o contrato em vigor enquanto o número de adesões justificar a sua existência

Apólice Recibo

Documento com valor de apólice que formaliza o contrato de seguro entre tomador e seguradora, e funciona em simultâneo como recibo do 1º prémio pago.

Amortecedores

Elemento da suspensão que em conjunto com as molas, tem como função isolar as vibrações provenientes das rodas.

Apólice Uniforme

Documento cujas Condições Gerais são obrigatoriamente iguais para todos os Seguradores, sendo estabelecidas pelo Instituto de Seguros de Portugal (ISP). Estão ligadas aos seguros obrigatórios.