IDS - Indemnização Direta ao Segurado

Glossário
IDS - Indemnização Direta ao Segurado

Sistema de regularização de sinistros no âmbito dos seguros de responsabilidade civil automóvel e de danos próprios, que se caracteriza pelo facto da seguradora do condutor (total ou parcialmente) inocente pela ocorrência de sinistro pagar direta ou previamente ao seu segurado a indemnização a que tenha direito, procedendo posteriormente ao acerto de contas e recuperação do montante entretanto pago junto da seguradora do condutor responsável pelo acidente. Para que isto se verifique é necessário o correto preenchimento e entrega da DAAA - Declaração Amigável de Acidente Automóvel.

Glossário: 
Seguros

Glossário mais visto

Avaliação Pecuniária

Estipular, calcular o valor em dinheiro. Exemplo: A morte, dores físicas, desgostos morais não têm valor monetário porque atingem bens como a vida, a saúde, bens que estão fora do comércio. Assim estes danos são irreparáveis, nada paga a morte, a dor, no entanto são suscetíveis de serem compensados.

Apólice Aberta

Apólice de seguro de grupo em que o número de pessoas a segurar não é conhecida à partida. Inicia-se com o mínimo de adesões estabelecido, incluindo-se novas entradas e excluindo-se as saídas, se as houver, continuando o contrato em vigor enquanto o número de adesões justificar a sua existência

Apólice Recibo

Documento com valor de apólice que formaliza o contrato de seguro entre tomador e seguradora, e funciona em simultâneo como recibo do 1º prémio pago.

Amortecedores

Elemento da suspensão que em conjunto com as molas, tem como função isolar as vibrações provenientes das rodas.

Apólice Uniforme

Documento cujas Condições Gerais são obrigatoriamente iguais para todos os Seguradores, sendo estabelecidas pelo Instituto de Seguros de Portugal (ISP). Estão ligadas aos seguros obrigatórios.